O que é e-commerce e como montar um
Se você tem um negócio próprio ou está pensando em começar a empreender, provavelmente já se perguntou o que é e-commerce e como criar um. Essa forma de comercializar produtos e serviços tem crescido a cada ano e é uma alternativa interessante para as empresas que desejam alcançar mais clientes.
Qualquer pessoa pode criar um e-commerce. Contudo, antes de iniciar esse empreendimento, é preciso criar um plano de negócios e saber exatamente o que é necessário para montar um comércio eletrônico eficiente.
O que é e-commerce?
Quem quer descobrir o que é e-commerce, também chamado de comércio eletrônico, precisa saber que esse termo se refere às transações realizadas pela internet. Dentro dessa modalidade, todo o processo de compra e venda é feito por meio dos canais digitais, desde a escolha do produto até o pagamento.
A única etapa que ocorre no mundo físico é a entrega dos produtos. No entanto, caso o item vendido no e-commerce seja um infoproduto, como um curso online ou um ebook, até mesmo a entrega acontecerá no ambiente digital.
As vendas de e-commerce no Brasil atingiram a marca de R$ 185,7 bilhões em 2023. Isso representa um crescimento de aproximadamente 10% em relação ao ano de 2022, segundo a ABComm.
Diante desses números, é possível perceber o impacto positivo das vendas de comércio eletrônico no caixa das empresas. Portanto, os empresários que querem expandir os negócios, precisam saber o que é e-commerce e como criar um.
Como funciona?
Além de entender o que é o comércio eletrônico, é muito importante aprender como funciona um e-commerce na prática. De maneira geral, esse negócio funciona da seguinte forma: o cliente chega na sua loja virtual e escolhe os produtos que vai comprar.
Em seguida, ele é direcionado para a página de checkout, onde deverá preencher algumas informações e escolher o meio de pagamento e a forma de envio. Após a aprovação do pagamento, o comerciante envia a mercadoria comprada para o endereço informado pelo consumidor.
Quais são os tipos de e-commerce
Quem quer começar a vender pela internet precisa saber que há vários tipos de e-commerce e que cada um deles apresenta características específicas. Confira a seguir quais são os principais:
- B2C (Business to Consumer): o modelo de comércio eletrônico no qual as empresas vendem produtos diretamente para o consumidor final;
- B2B (Business to Business): nesse caso, as empresas comercializam artigos com outras empresas;
- D2C (Direct to Consumer): aqui os fabricantes vendem diretamente para o consumidor final;
- C2C (Consumer to Consumer): nessa modalidade, os consumidores vendem produtos diretamente para outros consumidores. Um exemplo de e-commerce desse tipo é a OLX;
- M-commerce: esse comércio é feito via dispositivos móveis, como celulares e tablets. Pode ser realizado em lojas virtuais, redes sociais e aplicativos;
- Social commerce ou S-commerce: nessa modalidade, as vendas ocorrem pelas redes sociais, como Instagram e Facebook.
Qual é a diferença entre e-commerce, loja virtual e marketplace?
Sabia que existe uma diferença entre e-commerce, marketplace e loja virtual? O comércio eletrônico, como mostramos anteriormente, se refere a qualquer venda realizada na internet, independentemente do canal digital utilizado para comercializar o produto ou serviço.
Já a loja virtual é um site específico no qual o empreendedor vende produtos e serviços. Por outro lado, o marketplace é uma plataforma em que vários comerciantes anunciam e vendem produtos. Um dos marketplaces mais conhecidos do Brasil é o Mercado Livre.
O empreendedor pode ter uma loja virtual e também colocar seus produtos em um marketplace. Da mesma forma, ele pode fazer vendas por outros canais digitais, como redes sociais e aplicativos.
A escolha de quais plataformas utilizar depende muito do momento da empresa e dos objetivos do negócio. Por exemplo, se o seu e-commerce é novo, pode ser interessante se cadastrar em um marketplace para tentar conquistar novos clientes por meio desse canal.
Como montar um e-commerce?
Agora que você já aprendeu o que é e-commerce, saiba o que é essencial antes de começar a vender na internet. Antes de mais nada, é necessário criar um site ou utilizar uma plataforma de comércio eletrônico. Assim, você terá um espaço próprio para expor seus produtos. Além disso, é fundamental definir os seguintes aspectos:
- nicho de mercado;
- público-alvo;
- produtos comercializados;
- fornecedores;
- planejamento de estoque;
- meios de pagamento aceitos no seu comércio eletrônico;
- forma de envio das mercadorias;
- meio de comunicação com os clientes.
Também é importante definir um plano de marketing para divulgar o seu comércio eletrônico e atrair mais pessoas para o seu site ou redes sociais. Há várias formas de fazer isso, incluindo investir em SEO para deixar o seu site bem posicionado no Google e criar conteúdo para as redes sociais.
Quais são as vantagens de ter um e-commerce?
Há vários benefícios em vender pela internet. Uma das principais vantagens do e-commerce é a possibilidade de alcançar clientes de diferentes cidades, estados e, em alguns casos, até países.
Portanto, ao utilizar os canais digitais, a sua empresa terá uma visibilidade que jamais teria se permanecesse apenas como um negócio físico. Além disso, o comércio eletrônico ainda tem outros benefícios, como:
- investimento reduzido em comparação com lojas físicas;
- atendimento ao cliente sem necessidade de contratar vendedores;
- vendas realizadas todos os dias e em qualquer horário;
- trabalho totalmente online, dependendo do nicho de mercado.
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Saber o que é e-commerce é fundamental para quem já tem uma empresa e para aqueles que querem começar a empreender. Com esse mecanismo, você consegue aumentar significativamente o número de vendas do seu negócio. Continue no blog do Tenda Atacado para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo.