Dia do Consumidor: tudo o que você precisa saber sobre a data!
No dia 15 de março, é comemorado o Dia do Consumidor no Brasil. Essa é uma oportunidade de envolver o brasileiro nas vendas, com chances de aproveitar bons descontos e movimentar o comércio.
Neste artigo, vamos explicar mais sobre o que é o Dia do Consumidor, como ele surgiu e dar dicas de como aproveitar esse período de descontos do primeiro semestre do ano.
Como surgiu o Dia do Consumidor?
Março foi escolhido para ser o mês do consumidor. A data surgiu em 1962. Nesse ano, no dia 15 de março, foi definido o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, criou o Dia do Consumidor para lembrar dos direitos de todos os consumidores.
Esses direitos são: segurança, informação e liberdade de expressão. Essa medida deu resultado! O Dia do Consumidor gerou debate ao redor do mundo e definiu os direitos dos consumidores em diversos países.
A Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, fez referência à data criada por Kennedy quando aprovou diretrizes que construíram novas leis em benefício das relações de consumo. Foi a partir dessa ação que a Assembleia Geral da ONU passou a adotar os Direitos do Consumidor.
No Brasil, quem ganha é o consumidor
A partir da década de 1970, surgiu no Brasil o PROCON, sigla para Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor. Esse instituto é o responsável por proteger os direitos do consumidor. Em 11 de março de 1991, o Código de Defesa do Consumidor foi instituído pela Lei nº 8.078.
O PROCON protege transações como compra de produtos, contratação de serviços, serviços oferecidos por instituições financeiras e por operadoras de plano de saúde. Por exemplo, quando você tem problema em qualquer uma dessas situações, pode procurar o PROCON da sua cidade.
Por isso, em nosso país, o Dia do Consumidor deixou de ser um momento para debater os direitos e se tornou uma grande vantagem para os consumidores, com diversas ofertas, uma espécie de Black Friday do primeiro semestre.
Março pode ser um mês mais difícil de vendas para os comerciantes brasileiros, porque sucede os feriados de fim de ano e Carnaval. Então, criar um dia ou semana do consumidor ajuda a movimentar a economia, fazer fluxo de caixa — acompanhamento financeiro de uma empresa — e até mesmo auxiliar na troca de coleções, como em lojas de vestuário.
Consumidores brasileiros estão mais interessados pela data
De acordo com os mecanismos de pesquisa, o Dia do Consumidor 2023 está sendo muito procurado pelos brasileiros. Se você é empreendedor, sabe que pode aproveitar a oportunidade desse momento e aumentar suas vendas.
É importante que você dê tanta atenção ao Dia do Consumidor quanto à Black Friday. Essa é sua chance de tornar um dia, uma semana ou até um mês de ofertas em um potencial de lucro que você não teria no primeiro semestre.
Dicas para fazer as ofertas do mês de março mais rentável:
A data é muito importante tanto para lojistas quanto para clientes. Afinal, você vende, fatura mais e consegue dar rotatividade ao estoque. Os clientes podem economizar, conhecer sua loja e até criar uma fidelidade. Confira dicas de como aproveitar essa data.
Ofereça condições especiais
Muitas vezes, além do desconto, o cliente pode ser atraído por condições especiais. Formas de pagamento facilitadas, parcelamento sem juros, programa de fidelidade e cashback podem ser bons incentivadores de compra.
Frete grátis
Oferecer entregas grátis é um ótimo apelo para os consumidores. Muitas vezes, dependendo da região em que a pessoa mora, o frete torna a venda inviável. Se for muito difícil para sua operação oferecer todo valor, você pode fixar um frete, como R$ 15,00 para qualquer área.
Invista em propagandas e provas sociais
Faça propagandas honestas, sem pegadinhas e sem letras miúdas. Deixe o cliente entender o que ele vai pagar. Além disso, é interessante que você mostre provas sociais, com clientes satisfeitos. Dessa forma, o consumidor tem a certeza que sua loja realmente existe.
Prepare sua equipe para esse momento
Existem vários motivos para apostar no dia ou mês do consumidor. Vender mais, fazer caixa, diminuir o estoque e conquistar clientes fiéis. Quando um cliente gosta do seu produto e do seu atendimento, ele volta a consumir.
Para isso, é importante que você prepare a sua equipe para a alta de vendas. Realize um atendimento atencioso e se esforce para entregar o produto dentro do prazo. Dessa forma, o cliente vai ficar feliz e a espera vai ser mais tranquila. Se for possível, envie um mimo ou um recado para o consumidor.
Quer saber como deixar os seus clientes ainda mais satisfeitos e fiéis ao seu empreendimento? Então leia nossas dicas de ouro para satisfazer o seu consumidor.
Pós-venda é imprescindível
O pós-venda também precisa funcionar. Troque os produtos defeituosos sem complicações, faça estorno de compras canceladas e de cobranças indevidas. Seja muito gentil com todos os seus clientes e atenda, verdadeiramente, as necessidades deles.
Mulheres podem aproveitar a data e alavancar as vendas
Agora que você já sabe qual é o Dia do Consumidor, que tal alavancar suas vendas? O empreendedorismo feminino é uma crescente no Brasil e no mundo, e pode ser a realização do seu sonho.
Empreender é uma ótima forma de as mulheres conquistarem sua independência financeira e gerenciarem melhor o tempo entre a vida profissional e pessoal. Leia aqui o artigo em que elencamos dicas e trouxemos casos de sucesso para você se inspirar.
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