Como vender pelas redes sociais: guia completo

Tenda, Postado em 29 de maio de 2024 | 3 min de leitura
Mulher anotando numa prancheta em frente ao computador.

Todas as empresas querem atrair mais clientes, construir uma marca forte e aumentar o faturamento. Para isso, precisam saber como desenvolver estratégias para vender pelas redes sociais.

O Brasil é o terceiro país do mundo com mais usuários de redes sociais. Portanto, quem deseja ter uma empresa competitiva precisa estar presente nessas plataformas para conquistar novos consumidores e fidelizar clientes. Por isso, vamos mostrar agora como vender por meio desses canais.

Passo a passo para começar a vender pelas redes sociais

Para vender pelas redes sociais, não basta apenas criar um perfil em uma dessas plataformas e anunciar os produtos da sua empresa. Quem quer ter sucesso nesses canais, precisa conhecer muito bem o público-alvo, investir em marketing digital e criar estratégias de vendas online.

Quer começar a vender usando essas plataformas ou deseja saber como aumentar as vendas pelas redes sociais? Então, confira a seguir um passo a passo para criar um perfil forte, que vai ajudar você a atrair mais clientes para a sua empresa.

1. Defina o seu público-alvo

O primeiro passo para quem quer aprender como vender pelas redes sociais é definir um público-alvo. Essa etapa é importante, pois somente dessa forma você vai conseguir atingir as pessoas que realmente têm interesse nos seus produtos ou serviços.

O termo público-alvo se refere a um grupo de pessoas com características em comum, como gênero, idade, classe social, preferências ou estilo de vida. Por exemplo, uma loja de roupas para bebê pode focar mulheres de 25 a 40 anos, de classe média e que estão à espera do primeiro filho.

Ao definir um público-alvo, você consegue traçar estratégias muito mais precisas. Assim, alcança as pessoas que realmente têm mais chances de se interessar pelos seus produtos.

2. Escolha as melhores redes sociais para o seu negócio

Após definir o público-alvo, você precisa avaliar quais são as melhores redes sociais para divulgação do negócio. Dessa forma, você se concentra nas plataformas que a sua audiência mais utiliza, o que vai ajudar a sua empresa a poupar tempo e dinheiro.

Por exemplo, se o seu público-alvo são garotas adolescentes, não é interessante criar conteúdo para o LinkedIn. Por isso, é muito importante levar em consideração o nicho de mercado e o comportamento dos clientes na hora de fazer essa escolha.

3. Crie uma identidade visual

Quem quer vender pelas redes sociais precisa criar uma identidade visual forte e condizente com o perfil da marca. Dessa forma, a sua audiência consegue se identificar mais com o seu negócio e reconhecer os posts da sua empresa com facilidade

Para criar essa identidade, escolha uma paleta de cores condizente com a essência da marca. Se possível, contrate um designer para criar um logotipo atraente e elaborar posts com um visual atrativo e adequado para cada rede social.

Empreendedora sorrindo enquanto organiza um pedido da loja virtual na caixa de papelão.

4. Planeje os seus conteúdos

Para conseguir alcançar bons resultados nas redes sociais, é necessário planejar bem os conteúdos que você vai postar no perfil da empresa. Portanto, verifique quais são os formatos de conteúdo que a sua audiência mais consome e se concentre neles.

Por exemplo, se você vai vender pelo Instagram e percebeu que o seu público-alvo consome muito reels, foque esse formato. Outra ideia interessante é dividir os seus posts entre:

  • conteúdos de topo de funil, para quem não conhece a marca;
  • conteúdos de engajamento;
  • conteúdos voltados para venda.

Investir em marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de atrair um público qualificado para as suas redes sociais. Assim, você mostra para essas pessoas o valor da sua marca e a qualidade dos produtos da sua empresa.

5. Interaja com os seus seguidores

Interagir com os seguidores é fundamental para quem deseja vender pelas redes sociais. Afinal, essa é uma maneira de mostrar para o seu público como eles são importantes para a empresa e que o seu negócio realmente se importa com as opiniões e necessidades dele.

Algumas formas de interagir com o público são: responder às mensagens que os usuários deixam nos seus posts, abrir caixinha de perguntas no Instagram para responder às dúvidas da sua audiência e promover sorteios e concursos.

6. Invista em tráfego pago

Se você está elaborando uma estratégia de vendas online, já sabe que é preciso ter um público mais qualificado. Para conseguir isso, é necessário investir em tráfego pago, ou seja, anúncios nas redes sociais.

O benefício de anunciar nas redes sociais é que você pode definir quem vai ver o seu anúncio. Dessa forma, somente as pessoas que fazem parte do seu público-alvo vão receber suas propagandas.

7. Acompanhe os seus resultados

Tão importante quanto criar uma estratégia para usar as redes sociais de forma profissional, é acompanhar os resultados das suas publicações. Assim, você consegue saber se as suas ações estão funcionando.

Verifique periodicamente qual é o alcance dos seus posts e quantos novos clientes as redes sociais trouxeram para a sua empresa. Caso os resultados não sejam satisfatórios, pode ser interessante criar uma estratégia diferente para atingir mais pessoas e, consequentemente, aumentar as vendas da sua empresa.

No Tenda Dicas você fica sabendo tudo sobre negócios e empreendedorismo

Saber como vender pelas redes sociais é essencial para todos os empreendedores que desejam conquistar novos clientes e ter uma marca forte e lucrativa. Para conferir mais conteúdos sobre empreendedorismo, continue no blog do Tenda Atacado.

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