Marketing digital: uma estratégia essencial para o seu negócio

Tenda, Postado em 1 de outubro de 2021 | 3 min de leitura
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O marketing digital é um conjunto de estratégias que têm como principal objetivo promover marcas, empresas e instituições. Pode ser aplicado em diferentes setores, desde a indústria da moda até iniciativas filantrópicas de direitos humanos.

Ele ganhou relevância com o avanço da internet e dos aparelhos eletrônicos. Afinal, o ambiente online reúne milhares de pessoas e aumenta o alcance de campanhas publicitárias e outras ações de marketing. A seguir, entenda o que é marketing digital e quais são as vantagens de utilizá-lo em seu negócio.

Marketing tradicional x digital

Segundo a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, existem 424 milhões de dispositivos digitais no Brasil. Entre eles, 234 milhões são smartphones, o que representa mais de um aparelho por habitante. Esse dado deixa evidente a importância do marketing digital e da presença online das marcas.

De maneira simplificada, podemos dizer que o marketing tradicional caracteriza-se pelas campanhas em canais offline. Ou seja, propagandas, anúncios e outras ações estratégicas realizadas em televisão, rádio, jornal, panfletos e outros meios de comunicação.

Por outro lado, o marketing digital caracteriza-se por todas as estratégias realizadas no ambiente online. O grande diferencial desse tipo de marketing é a mensuração de resultados: a internet permite uma análise de dados profunda, que revela o comportamento dos consumidores.

Vantagens do marketing digital

O tema tornou-se popular nos últimos anos, mas você sabe quais são as vantagens de adotar uma boa estratégia de marketing digital? A seguir, explicamos os principais benefícios da prática e como ela pode alavancar o seu negócio.

Interatividade

Ações publicitárias offline costumam focar no produto. Entretanto, o marketing digital oferece novas oportunidades, como a interatividade. Dessa forma, o foco sai do que é vendido e passa para a jornada de compra e experiência do cliente.

marketing digital

Quer aprender como trabalhar com marketing digital? Então, saiba que ele é um canal para aprofundar o relacionamento com os consumidores. Na internet, os clientes podem opinar e interagir diretamente com campanhas, ações e publicações, oferecendo feedbacks de alto valor para os negócios.

Análise e mensuração

Uma das grandes dificuldades do marketing tradicional é medir a efetividade das campanhas e dos anúncios publicitários. Já na internet, a obtenção de dados é muito mais simples e eficiente, permitindo uma análise profunda sobre o comportamento dos consumidores.

A análise e a mensuração dos resultados auxilia no aprimoramento das estratégias, pois os dados revelam quais ações alcançaram ou superaram o resultado desejado e quais falharam. Portanto, saiba que uma das principais dicas de marketing digital é, justamente, investir em análise de dados.

Custo-benefício

As estratégias offline não são democráticas e poucas empresas conseguem anunciar em canais de televisão e jornais impressos. A boa notícia é que o marketing digital apresenta valores mais democráticos.

Isso não significa que fazer uma boa estratégia de marketing online seja barato. No entanto, é possível mensurar o resultado das pequenas ações. Construir um bom perfil nas redes sociais e investir na comunicação e na relação com o público já é um diferencial.

Direcionamento

Falar com uma grande quantidade de pessoas é ótimo, mas atingir o seu público-alvo é ainda melhor. Na internet, é possível direcionar e segmentar as campanhas, aumentando as chances de conversão, uma vez que o seu produto ou serviço vai chegar àqueles que já estão propensos a adquiri-los.

A interatividade permite conhecer melhor o público, indo muito além da persona criada no escritório. Desse modo, você consegue conhecer os consumidores de maneira profunda e passa a criar campanhas cada vez mais direcionadas e efetivas.

Alcance global

Por meio das estratégias digitais, as empresas encontram potenciais clientes em todo o mundo. Por meio da internet, marcas de produtos para cabelo, por exemplo, conseguem direcionar as campanhas e conquistar novos clientes sem grandes dificuldades.

Isso significa que as marcas pequenas conseguem aumentar o número de vendas, já que não estão restritas aos clientes locais. Afinal, basta comercializar produtos online e enviá-los por meio de uma transportadora.

Estratégias

Muitas pessoas acreditam que o marketing online é feito apenas nas redes sociais. Contudo, esse é um pensamento equivocado, já que uma boa estratégia investe em diferentes canais. Confira abaixo as principais frentes de atuação:

 

  • inbound marketing;
  • site institucional;
  • blog;
  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • SEO (Search Engine Optimization); 
  • SEM (Search Engine Marketing);
  • publicidade;
  • otimização de conversão (CRO).

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O marketing online foca na experiência do usuário. Por isso, é importante investir em todas as etapas do processo de compra, tornando-o intuitivo e simplificado. Agora que você já sabe disso, que tal aprender os primeiros passos para montar uma loja virtual? Essa e outras informações sobre empreendedorismo você encontra no Dicas Tenda!

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