Você sabe o que é empreendedorismo social?

Tenda, Postado em 11 de março de 2022 | 3 min de leitura

Comercializar produtos ou serviços lucrativos é o objetivo central de todo empreendedor, concorda? E quando a atuação ultrapassa a função comercial e impacta socialmente as pessoas? Nesse caso, certamente estamos falando de empreendedorismo social.

Se você se interessa pelo tema e está em busca de mais informações sobre esse tipo de empreendimento, fique conosco. Vamos explicar o conceito, os focos de atuação na sociedade, o perfil de um empreendedor social e muito mais.

O que é empreendedorismo social

Para entender o que é empreendedorismo social, é importante saber que o fato de esse conceito trabalhar para o bem de uma comunidade não significa que ele seja mantido através de doações ou filantropia. A essência se mantém rentável, como qualquer empreendimento.

Mas atenção! O grande diferencial está no destino da rentabilidade: nunca será o lucro de sócios e acionistas, mas sim os investimentos que impactem de modo positivo a vida de pessoas vulneráveis socialmente e que promovam geração de renda.

Então, podemos afirmar que o empreendedorismo social nada mais é do que um conceito de negócio rentável, que reverte o lucro em melhorias para um grupo social. Além disso, os empreendedores desse setor costumam oferecer novas oportunidades de trabalho com vagas voltadas a grupos marginalizados.

Empreendedorismo social no Brasil 

O Brasil é um campo aberto para a atuação de empreendimentos sociais. Seja pela presença de problemas sociais crônicos, seja pela atuação superficial do Estado em alguns setores. Sendo assim, muitas pessoas se sentem atraídas a buscar iniciativas privadas que atendam às suas necessidades.

De acordo com estudos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em conjunto com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2017 existiam 800 empreendimentos sociais no país. Da mesma forma, o número de investidores nesse setor é crescente, o que faz com que aumente também a quantidade de clientes.

Ao analisar esse cenário, é perfeitamente possível afirmar que o empreendedorismo social no Brasil é altamente vantajoso. Ao mesmo tempo que transforma vidas, pode ser muito lucrativo, já que a tendência é ter crescimento rápido, expandindo o raio do impacto social. 

Entenda qual é o foco de atuação do empreendedor social

Ao compreender o conceito de empreendedorismo social, fica fácil definir as áreas de atuação que recebem muito bem esse tipo de negócio. Elas, geralmente, convergem com temas que são a base para a inclusão social e a preservação do meio ambiente.

Ainda assim, o leque de possibilidades é gigantesco. Basta ter um olhar sensível para identificar como atuar e provocar transformações reais que gerem desenvolvimento. Vamos conhecer alguns tipos de empreendedorismo social

  • geração de empregos;
  • educação;
  • soluções ecológicas;
  • saúde;
  • tecnologia;
  • habitação;
  • direito à terra,
  • acesso à energia.

Se você desdobrar o papel e a importância de cada setor citado, conseguirá visualizar projetos de empreendedorismo social. Afinal, os objetivos finais de todos eles são impulsionar a inclusão e praticar o desenvolvimento sustentável.

mulher com blusa rosa sentada na cozinha enquanto utiliza o notebook.

Qual é o perfil do empreendedor social?

O casamento entre a facilidade para comercializar e o espírito solidário faz parte do perfil de um bom empreendedor social, mas não é suficiente. Confira a seguir se você atende aos pré-requisitos básicos para atuar no ramo do empreendedorismo social.

Habilidades

Neste ponto, estamos falando de competências técnicas e comportamentais fundamentais na hora de tomada de decisões. Abaixo você pode conferir uma lista com algumas dessas habilidades que devem ser unidas à paixão pela área social:

  • saber correr riscos calculados;
  • conseguir improvisar, quando necessário;
  • ter consciência social;
  • perfil de liderança;
  • motivar pessoas em torno dos mesmos objetivos;
  • saber interagir com diversos setores e ter interesse por aspectos sociais;
  • ter senso de responsabilidade;
  • ser solidário;
  • ser proativo;
  • ser persistente,
  • ser visionário.

Conhecimento técnico

A gestão de pessoas é o campo técnico que mais se relaciona com o empreendedorismo social. O dia a dia vai exigir que você consiga identificar parcerias interessantes e oportunidades de negócio. Só o conhecimento técnico dará essa noção.

Além disso, para estar à frente do negócio será necessário que você saiba gerenciar pessoas e a empresa. Por fim, aplicar ações tradicionalmente empresariais para contornar problemas sociais.

Como colocar em prática um empreendimento social?

Agora que você já sabe onde e o que é necessário para atuar nesse ramo, que tal aprender como dar início ao trabalho? Fique atento às dicas que daremos a seguir, para que o seu negócio atenda às expectativas.

Antes de tudo, você deve ter em mente que as ações a serem desenvolvidas pela sua empresa devem ser contínuas e sustentáveis. Ou seja, de nada adianta criar mecanismos para atender apenas uma demanda pontual e não ter desdobramentos mais significativos. Vamos a um exemplo claro disso? 

Suponhamos que uma comunidade sofra com a falta de água potável. Nesse caso, o papel do empreendedor social é muito mais do que comprar esse item valioso. Ele deve colocar em prática ações que ajam em longo prazo, como o reaproveitamento da água ou o abastecimento com custo mais baixo.

Dessa forma, o trabalho implica ter tempo para fazer o planejamento e a estruturação da oferta de serviços e produtos. Se for o caso, faça o registro no papel dos planos de ação. Só assim o seu negócio terá condições de ir além da demanda pontual.

Confira mais dicas de empreendedorismo no Tenda!

Como você pode perceber, o empreendedorismo social é um ramo altamente promissor, e a contrapartida não poderia ser melhor: o bem da coletividade. Porém, para isso são necessários dedicação e planejamento das ações.

No Tenda você encontra vários produtos que podem ajudar na organização do seu negócio. Confira no nosso blog mais dicas e sugestões de como ser um bom empreendedor.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP