Sustentabilidade em casa: 8 dicas para ser mais sustentável no seu lar
Sabia que pequenas ações do seu dia a dia podem gerar um grande impacto ambiental? Anualmente, uma pessoa produz 380 kg de lixo e consome cerca de 2.300 kWh de energia em média. Por isso, quem se preocupa com o meio ambiente precisa saber como implementar a sustentabilidade em casa.
Com pequenas mudanças nos seus hábitos, você já vai conseguir um lar mais sustentável e contribuir para a preservação do meio ambiente. Portanto, se você sabe da importância de cuidar do nosso planeta, confira a seguir oito dicas para colocar em prática a sustentabilidade em casa.
1. Dê preferência para os eletrodomésticos que consomem menos energia elétrica
O primeiro passo para quem quer descobrir como ser sustentável em casa é dar preferência para os eletrodomésticos que consomem menos energia elétrica. Faça isso sempre que possível!
Equipamentos como geladeiras e máquinas de lavar roupa trazem o selo Procel na embalagem, que indica sua eficiência energética. Um eletrodoméstico com selo Procel A tem baixo consumo de eletricidade.
Já os equipamentos com selo Procel E, F ou G têm alto consumo de energia elétrica. Isso significa que, além de gerarem um impacto maior no meio ambiente, eles ainda vão fazer a conta de energia da sua casa ficar mais cara.
2. Cuidado com o tempo que você passa no banho e com a temperatura da água
Outra dica de sustentabilidade em casa é prestar atenção no tempo que você passa debaixo do chuveiro e a temperatura da água. O chuveiro elétrico é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia em uma residência.
Por isso, quem quer ajudar a preservar o meio ambiente deve evitar banhos muito demorados e quentes. Além disso, se possível, use o chuveiro no modo “Verão”. Quando está no modo “Inverno”, esse equipamento pode consumir até 30% a mais de energia elétrica.
Para consumir menos eletricidade e ter um consumo consciente de água, feche o chuveiro quando estiver se ensaboando. Essa simples ação já vai ajudar a reduzir o consumo de energia e água.
3. Troque as lâmpadas incandescentes por LEDs
Quem se preocupa com o consumo consciente de energia deve optar por lâmpadas LED em casa. Essas lâmpadas conseguem economizar até 80% a mais de energia elétrica do que os outros modelos.
Além disso, as lâmpadas LED não contêm elementos tóxicos para o meio ambiente, como o mercúrio e o chumbo. Ao contrário delas, algumas lâmpadas fluorescentes são feitas com esses elementos químicos.
4. Separe o seu lixo
Para praticar a sustentabilidade em casa, é necessário fazer a separação do lixo. Portanto, tenha um recipiente específico para descartar cada tipo de material reciclável (plástico, vidro, papel e latas).
Depois, é preciso saber qual é o dia de coleta do lixo reciclável no seu bairro ou procurar um ponto na sua cidade para descartar corretamente esses materiais. Ao fazer isso, você vai contribuir para a diminuição do acúmulo de lixo e ainda ajudar as cooperativas de reciclagem.
5. Evite utilizar sacolas plásticas
Evitar sacolas plásticas também é uma maneira de ser mais sustentável. Isso porque elas podem demorar de 200 a 500 anos para se decomporem. Além disso, caso as sacolas de plástico não sejam descartadas de maneira incorreta, elas podem acabar poluindo rios e entupindo bueiros.
Por isso, o ideal é usar sacolas reutilizáveis de pano para transportar as suas compras. Além de serem mais sustentáveis, as ecobags costumam ser mais resistentes, visto que alguns modelos podem suportar até 15 kg.
6. Reutilize a água da máquina de lavar roupa
Reutilizar a água de enxágue da máquina de lavar roupa para limpar a sua casa é outra maneira eficaz de contribuir para a preservação do meio ambiente. Para melhorar, esse hábito também reduz o valor da sua conta de água.
Para reutilizar essa água, basta colocar um balde na saída do cano de água da máquina de lavar e esperar encher. Depois, é só usar esse líquido para lavar o quintal ou qualquer outra parte da casa que você queira deixar brilhando.
7. Aproveite a iluminação natural
Aproveitar ao máximo a iluminação natural é outra maneira de economizar energia e contribuir para a preservação do meio ambiente. Sempre que possível, deixe as janelas da sua casa abertas e dê preferência para cortinas finas em cômodos como sala, cozinha e escritório.
Para aproveitar ao máximo a luz do sol, se possível, pinte as paredes da sua casa de branco. Essa cor é capaz de refletir a iluminação natural, o que faz com que ela seja melhor aproveitada.
8. Retire os eletrodomésticos da tomada quando não estiver usando
Entre os hábitos sustentáveis, também está o de retirar os eletrodomésticos da tomada quando você não estiver usando esses equipamentos. Lembrando que essa dica não vale para geladeira, freezer ou qualquer outro aparelho que precise ficar ligado o tempo todo por alguma necessidade.
Quando um equipamento fica ligado na tomada sem que ninguém esteja usando, ele fica em modo “stand-by”. Caso haja muitos eletrodomésticos nesse modo, eles podem representar até 12% do consumo total de energia elétrica da residência.
Aprenda a ser mais sustentável com o Tenda Atacado
Se preocupar com a sustentabilidade em casa é necessário para cuidarmos do meio ambiente e garantirmos um futuro melhor para as próximas gerações. Se você se preocupa com a causa ambiental, continue no blog do Tenda Atacado para conferir mais dicas de como ser sustentável.