O que são produtos ecológicos e sustentáveis?

Tenda, Postado em 9 de maio de 2022 | 3 min de leitura

Não é de hoje que o cuidado com o meio ambiente gera debates sobre novas práticas de consumo e conscientização no descarte de materiais. Foi seguindo essa linha que muitas marcas repensaram os modos de produção e criaram produtos ecológicos.

Mesmo que seja um tema discutido de forma ampla, ainda há muita gente que tem dúvidas sobre o que são os produtos ecológicos e como esses itens podem ser classificados. Quer descobrir também? É só continuar a leitura!

Qual é a definição de produtos ecológicos?

Calma, pois não é só você que tem dúvida sobre o que são produtos ecológicos. Então, vamos direto ao ponto: itens ecológicos ou biodegradáveis são pensados para não gerar danos ao meio ambiente. Isso pode ser feito tanto na composição da fórmula quanto na embalagem.

Além disso, é importante ressaltar que vários desses produtos ecológicos não focam só o consumidor final, com a opção da reciclagem. Na hora da produção, tudo é otimizado para que o processo industrial cause o mínimo possível de impacto à natureza. Na prática, esses itens:

  • são feitos para serem reciclados;
  • vêm de matérias-primas renováveis, obtidas de forma sustentável;
  • não fazem uso de partes oriundas de animais;
  • são embalados com materiais biodegradáveis, principalmente o plástico ecológico;
  • não são produzidos para gerar poluentes ou insumos agressivos ao meio ambiente.

Então, se você conhece determinada empresa que polui o ar e joga dejetos em rios, pode ter certeza que ela não está preocupada com o meio ambiente. Empresas sustentáveis, por outro lado, pensam em todas as formas de reduzir os impactos causados por ela mesma, e isso pode ser feito com diversas ações ambientais.

Exemplos de produtos ecológicos

Quer entender na prática? Então, nada melhor do que mostrar alguns exemplos de produtos ecológicos e biodegradáveis. Veja só:

  • roupas feitas de itens orgânicos, como algodão, fibra e couro vegetal;
  • cosméticos veganos;
  • maquiagens não testadas em animais;
  • produtos de limpeza e inseticidas biodegradáveis;
  • vestuário e produtos feitos à base de PET;
  • cosméticos à base de óleos vegetais;
  • biodiesel;
  • tijolos de solo-cimento;
  • alimentos orgânicos.

A lista é imensa e não caberia aqui, mas já deu para ter noção do que caracteriza um item biodegradável e ecológico, certo? O foco é sempre causar menos danos à natureza.

produtos ecológicos feitos em madeira e materiais recicláveis.

Produtos sustentáveis e ecológicos são a mesma coisa?

Apesar de o tema sustentabilidade estar em pauta em diversos setores produtivos, não podemos confundir produtos sustentáveis e ecológicos. Muita gente pensa que os termos têm o mesmo significado, mas não é bem assim.

Anteriormente, já explicamos o que define um item ecológico. Então, para não ter dúvidas, confira a seguir algumas características que os produtos sustentáveis têm e que os diferenciam dos outros:

  • são obtidos apenas a partir de fontes renováveis;
  • a produção foca em consumir o mínimo possível de água e energia;
  • a produção não usa plástico ou faz a redução máxima desse material;
  • é feita uma gestão inteligente e sustentável de resíduos;
  • não emitem gases poluentes (ou reduzem o máximo).

Isso significa que no caso dos produtos ecológicos o foco é, principalmente, a preservação ambiental. Já no contexto dos sustentáveis, há preocupação com o impacto na natureza, além de tudo que envolve a fabricação e o desenvolvimento social — inclusive mudanças de comportamento. 

Produtos de limpeza e o meio ambiente

Um dos maiores pontos de atenção para quem é defensor do meio ambiente é em relação à limpeza. Por isso, investir em produtos ecológicos e biodegradáveis pode ser uma ótima opção para não causar danos à natureza.

Para saber se os produtos ecológicos de limpeza são ou não ecológicos, basta consultar o rótulo. É possível identificar através do termo “biodegradável” ou do símbolo de uma folha de árvore, que remete à proteção ambiental e a um produto natural.

Essas formulações são feitas por químicos, já com os componentes necessários para gerar o mínimo possível de impacto ao meio ambiente. Muitas vezes, quando um item passa por reformulação de mercado, essa é a parte que sofre alteração, principalmente quando o que está em jogo é a boa visão da marca por parte dos consumidores.

Além disso, a embalagem conta muito. Quando o foco é o cuidado ambiental, os produtos devem ser colocados em recipientes recicláveis e, de preferência, biodegradáveis, capazes de se decompor sozinhos em até 180 dias. Contudo, o descarte inteligente ainda faz diferença nesse processo. 

No Tenda Atacado, você encontra produtos ecológicos para quem se preocupa com o meio ambiente!

Temos variedade em produtos, marcas e, claro, em posicionamento de mercado. Por isso, aqui você pode escolher tipos diferentes de produtos para agradar todos os públicos, especialmente aqueles que dão preferência aos biodegradáveis, sustentáveis e ecológicos. 

Escolha os melhores produtos ecológicos e tenha muita qualidade com custo-benefício! Conte com o Tenda Atacado para encher prateleiras com itens de qualidade e tornar o cotidiano muito mais prático.

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP