Qual é a importância de usar plástico biodegradável?

Tenda, Postado em 27 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura

Você já deve ter visto uma sacola de mercado que indicava ter sido feita de plástico biodegradável ou uma embalagem que trazia algumas informações sobre como a produção dela era amiga do meio ambiente, vinha da reciclagem e tinha esse material na composição. 

Porém, você já se perguntou o que é o plástico biodegradável e qual é a importância do uso dele? Aqui no Tenda, você encontra diversos produtos compostos por esse tipo de plástico que vão fazer parte da sua rotina. 

O que é o plástico biodegradável?

Há diferentes maneiras de produzir plástico biodegradável, mas todas têm o mesmo objetivo: ajudar o meio ambiente. Ele foi desenvolvido para substituir o plástico normal. Porém, para entender o que ele é, vamos descobrir os tipos, as qualidades e como ele é feito.

Tipos de plástico biodegradável

Primeiramente, saiba que um produto composto por plástico biodegradável pode ser elaborado de duas maneiras. Então, vamos utilizar uma sacola biodegradável como exemplo. 

A primeira alternativa seria produzi-la com plástico de origem natural, ou seja, vindo de algum alimento que sirva como fonte. Exemplos disso são o milho, a mandioca e também a beterraba

Entretanto, também existem embalagens biodegradáveis que são criadas em um processo sintético, ou seja, a produção ocorre de maneira que não exige matéria-prima natural. 

Como é feito o plástico biodegradável? 

Algumas etapas são necessárias nos processos para considerar um plástico biodegradável. Os responsáveis pela produção deles não são apenas os humanos, mas também as bactérias. Elas produzem compostos com propriedades parecidas com as do plástico convencional, que são coletados e usados por cientistas. 

As vantagens do plástico biodegradável 

Para analisar a importância de usar o plástico biodegradável e quais impactos ele tem no meio ambiente, primeiramente, precisamos entender por que a versão comum necessita de um substituto. 

As consequências do uso do plástico comum

Após serem descartados, os materiais sofrem decomposição, ou seja, são consumidos por microrganismos e voltam a  fazer parte da natureza. Porém, cada substância possui um tempo de decomposição, basicamente um período necessário para desaparecer. 

Os plásticos comuns, usados por décadas em embalagens de comida, cosméticos, canudos, redes de pesca, sacolas e diversos materiais presentes no dia a dia de milhares de pessoas, são um dos materiais que levam mais tempo para se decompor.

plastico biodegradavel

Para ser mais exato, leva aproximadamente de 40 a 200 anos para uma simples sacola ou embalagem não existir mais. Isso vale para as milhares de toneladas descartadas diariamente pelo mundo inteiro em terrenos, lixões e, infelizmente, ecossistemas como o mar. 

Isso ocorre porque o plástico comum é derivado do petróleo, que nunca fez parte da cadeia alimentar dos microrganismos. Sendo assim, ele demora mais tempo para ser consumido que compostos naturais que já existem há milhares de anos. 

Como o plástico biodegradável ajuda o meio ambiente?

Os plásticos biodegradáveis, como vimos anteriormente, são produzidos com ajuda de bactérias. Portanto, trata-se de um processo natural realizado por um organismo presente na cadeia alimentar. Assim, quando as embalagens, sacolas ou canudos produzidos com plástico biodegradável forem decompostas, o tempo será menor.

O primeiro impacto ocorre no espaço ocupado pelo descarte de embalagens e materiais plásticos, já que eles vão se decompor mais rapidamente. O segundo acontece sobre os ecossistemas, desde a interferência na cadeia alimentar até a diminuição de sufocamento de animais e também de contaminações. 

Como e quanto tempo demora para o plástico ser decomposto

Você já sabe a importância da decomposição dos plásticos biodegradáveis, mas agora é a hora de descobrir qual é o tempo de decomposição do plástico biodegradável. 

Primeiramente, é importante frisar que ele precisa ser coletado para se decompor, porque exige condições físicas específicas para passar por todas as etapas do processo. Após ele ser coletado e levado a uma usina industrial de compostagem, com luz, umidade e temperatura reguladas, microrganismos o digerem por aproximadamente 180 dias. 

Outra observação importante a fazer quando o assunto é plástico biodegradável é que, além desse necessitar de condições especiais para se decompor, ele possui um preço mais alto do que o plástico produzido com petróleo. Ele custa aproximadamente de 3 a 5 vezes mais que a versão comum. 

Garanta produtos sustentáveis no Tenda Atacado

Agora que você já descobriu mais sobre as características e importância do plástico biodegradável para o meio ambiente, venha conferir outras dicas em nosso blog sobre como praticar um consumo consciente e a sustentabilidade. Aproveite também nosso serviço de delivery e receba suas compras em casa! 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP