Qual é a importância de usar plástico biodegradável?

Tenda, Postado em 21 de maio de 2024 | 3 min de leitura
Mulher com as unhas vermelhas destacando um saco plástico no mercado.

Você já deve ter visto uma sacola de mercado que indicava ter sido feita de plástico biodegradável. Ou então uma embalagem que trazia algumas informações sobre como a produção dela era amiga do meio ambiente, vinha da reciclagem e tinha esse material na composição.

Entretanto, você já se perguntou o que é o plástico biodegradável e qual é a importância de seu uso? Afinal, ele é conhecido pelos seus benefícios ao meio ambiente, mas por quê? O Tenda oferece diversos produtos compostos por esse tipo de plástico que vão fazer parte da sua rotina.

O que é o plástico biodegradável?

Há diferentes maneiras de produzir plástico biodegradável, mas todas têm o mesmo objetivo: ajudar o meio ambiente. Ele foi desenvolvido para substituir o plástico normal. Porém, para entender o que ele é, vamos descobrir os tipos, as qualidades e como ele é feito.

Tipos de plástico biodegradável

Primeiramente, saiba que um produto composto por plástico biodegradável pode ser elaborado de duas maneiras. Então, vamos utilizar uma sacola biodegradável como exemplo.

A primeira alternativa seria produzi-la com plástico de origem natural, ou seja, vindo de algum alimento que sirva como fonte. Exemplos de tipos de plásticos biodegradáveis produzidos através de insumos naturais são os feitos a partir do milho, da mandioca e da beterraba.

Entretanto, também existem embalagens biodegradáveis criadas em um processo sintético. Ou seja, a produção ocorre de maneira que não exige matéria-prima natural.

Como é feito o plástico biodegradável?

Algumas etapas são necessárias para que um plástico biodegradável receba essa classificação. Os responsáveis pela produção não são apenas os humanos, mas também as bactérias. Elas produzem compostos com propriedades parecidas com as do plástico convencional, que são coletados e usados por cientistas.

As vantagens do plástico biodegradável

Para analisar a importância de usar o plástico biodegradável e quais impactos ele tem no meio ambiente, precisamos entender por que a versão comum necessita de um substituto. É urgente entender as diferenças entre o uso de plástico normal e as versões mais sustentáveis.

As consequências do uso do plástico comum

Após serem descartados, os materiais sofrem decomposição, ou seja, são consumidos por microrganismos e voltam a fazer parte da natureza. Porém, cada substância tem um tempo de decomposição, basicamente um período necessário para desaparecer.

Os plásticos comuns são usados há décadas em embalagens de comida, cosméticos, canudos, redes de pesca, sacolas e diversos materiais presentes no dia a dia de milhares de pessoas. No entanto, eles são um dos materiais que levam mais tempo para se decompor.

Para ser mais exato, leva aproximadamente de 40 a 200 anos para uma simples sacola ou embalagem não existir mais. Isso vale para as milhares de toneladas descartadas diariamente pelo mundo inteiro em terrenos, lixões e ecossistemas como o mar.

Isso ocorre porque o plástico comum é derivado do petróleo, que nunca fez parte da cadeia alimentar dos microrganismos. Sendo assim, ele demora mais tempo para ser consumido que os compostos naturais existentes há milhares de anos. O plástico biodegradável, por outro lado, é uma opção muito mais sustentável.

Frutas dentro de sacos plásticos rosa.

Como o plástico biodegradável ajuda o meio ambiente?

Os plásticos biodegradáveis, como vimos anteriormente, são produzidos com a ajuda de bactérias. Portanto, trata-se de um processo natural realizado por um organismo presente na cadeia alimentar. Assim, quando embalagens, sacolas ou canudos produzidos com plástico biodegradável forem decompostos, o tempo será menor.

O primeiro impacto ocorre no espaço ocupado pelo descarte de embalagens e materiais plásticos, já que eles vão se decompor mais rapidamente. O segundo acontece sobre os ecossistemas, desde a interferência na cadeia alimentar até a diminuição de sufocamento e contaminação de animais.

Como e quanto tempo demora para o plástico ser decomposto

Você já sabe a importância da decomposição dos plásticos biodegradáveis. Agora é a hora de descobrir qual é o tempo de decomposição do plástico biodegradável.

Antes de mais nada, é importante frisar que ele precisa ser coletado para se decompor, pois exige condições físicas específicas para passar por todas as etapas do processo. Esses parâmetros são extremamente importantes para um processo de reciclagem exitoso.

Após ser coletado e levado a uma usina industrial de compostagem, com luz, umidade e temperatura reguladas, microrganismos o digerem por aproximadamente 180 dias. O processo é longo e rigoroso para obter nossa embalagem biodegradável.

Quando o assunto é plástico biodegradável, também é importante observar que ele tem um preço mais alto do que o plástico produzido com petróleo. Em média, ele custa aproximadamente 3 a 5 vezes mais que a versão comum.

Garanta produtos sustentáveis no Tenda Atacado

Agora que você já descobriu mais sobre as características e a importância do plástico biodegradável para o meio ambiente, venha conferir outras dicas em nosso blog sobre como praticar um consumo consciente. Aproveite também nosso serviço de delivery e receba suas compras em casa!

Aqui, você recebe dicas úteis e ainda pede produtos de qualidade no conforto do seu lar. Veja nossas ofertas imbatíveis no site do Tenda Atacado! Aqui, você encontra ótimos preços com garantia de segurança e rapidez, seja no aplicativo ou no site.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP