Como limpar o umbigo do bebê recém-nascido?
A chegada de um recém-nascido em casa é sempre um momento de muita alegria. No entanto, muitos pais de primeira viagem têm dúvidas sobre como cuidar do neném da maneira correta, e um dos principais questionamentos nessa hora é como limpar o umbigo do bebê após o nascimento?
Durante a gestação, o feto é ligado à mãe por meio do cordão umbilical, que é cortado pelos médicos quando o neném nasce. Contudo, uma parte desse tubo ainda fica no corpo da criança, chamada de coto umbilical. Os pais precisam saber como cuidar do coto para evitar que o bebê desenvolva alguma infecção.
Por que é necessário limpar o umbigo do bebê?
É fundamental saber como limpar o umbigo do bebê para garantir o bem-estar do seu filho. Afinal, o coto umbilical é colonizado por bactérias, assim como outras partes do nosso corpo. Por isso, quando os cuidadores não fazem a higiene dessa área, o neném pode desenvolver uma infecção chamada onfalite.
Os pais devem limpar o umbigo do recém-nascido depois do banho e após as trocas de fraldas. É preciso esperar até que o coto umbilical caia naturalmente, o que costuma ocorrer entre uma e duas semanas após o parto.
Caso o coto umbilical do seu recém-nascido não tenha caído após esse período, é importante marcar uma consulta com o pediatra da criança para que ele possa avaliar a situação. Isso geralmente não é nada grave, mas os pais não devem tentar retirar o coto em casa sozinhos.
Como limpar o umbigo do bebê da forma correta?
Agora você já sabe qual é a importância de higienizar a região do umbigo do recém-nascido. Então, confira o passo a passo de como limpar o umbigo do bebê da maneira correta:
- Antes de começar o processo de higienização, lave bem as suas mãos utilizando um sabão neutro;
- Em seguida, umedeça uma toalha, um cotonete ou um pedaço de algodão com clorexidina em concentração de 0,5% a 4% e passe cuidadosamente na base (entre o coto e a pele) e no restante do coto;
- Depois, seque essa área cuidadosamente com um pano limpo e vista a criança.
Durante o banho do seu bebê, lave cuidadosamente essa região com água e sabão neutro apropriado para o neném. Dessa forma, a área do umbigo ficará sempre limpa e pouco propensa ao desenvolvimento de infecções.
O uso de álcool para limpar o umbigo de bebê também é muito comum. No entanto, em 2024, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a venda de álcool 70% no Brasil. Portanto, o uso da clorexidina ficou mais indicado para fazer a limpeza do umbigo do neném.
O bebê sente dor quando alguém limpa o umbigo dele?
Siga corretamente o passo a passo de como limpar o umbigo do bebê e faça todo o procedimento com cuidado e delicadeza. Assim, o bebê não vai sentir nenhuma dor quando você estiver limpando o umbigo dele.
Ou seja, você pode limpar o umbigo do recém-nascido tranquilamente. Afinal, o que pode fazer mal para o neném é ficar com essa parte do corpo suja ou mal higienizada.
O bebê pode até reclamar um pouco durante o processo de higienização. No entanto, isso geralmente acontece porque a criança sente a substância de limpeza gelada na pele ou devido ao incômodo de ter alguém manipulando aquela área.
Até quando é necessário limpar o umbigo do bebê?
Muitos pais se perguntam até quando limpar o umbigo do bebê. Se essa também é a sua dúvida, saiba que é importante higienizar essa região do corpo da criança até que o coto umbilical caia.
Após a queda do coto, é natural ficar um pouco de sangue na região. Portanto, é necessário continuar com o processo de limpeza com a clorexidina até que o local esteja limpo. O umbigo será considerado cicatrizado quando estiver completamente seco e sem nenhuma sujeira.
O que os pais não devem fazer na hora de cuidar do umbigo de um recém-nascido
Além de aprender como limpar o umbigo do bebê, os pais também precisam saber o que devem evitar na hora de cuidar dessa parte do corpo do recém-nascido. Isso ajuda a evitar que a criança tenha alguma infecção.
Uma prática antiga, que ainda hoje algumas pessoas repetem na hora de cuidar do umbigo do bebê, é colocar uma moeda nessa região. Os cuidadores faziam isso acreditando que o umbigo da criança ficaria para dentro. Contudo, além de ser ineficaz, essa prática pode facilitar a proliferação de bactérias.
Outra prática que já foi comum é a de colocar uma faixa na região do umbigo do recém-nascido, também com a intenção de evitar que o umbigo do bebê ficasse estufado. No entanto, prender um pedaço de pano nessa região pode fazer com que ela fique mais úmida, o que também aumenta o risco de infecções.
Aprenda a cuidar do seu bebê com os conteúdos do blog do Tenda Atacado
Saber como limpar o umbigo do bebê da maneira correta é fundamental para evitar que o seu filho desenvolva alguma infecção. Se você quer conferir mais dicas de como cuidar do seu neném, continue no blog do Tenda Atacado.