Como aliviar pés inchados na gravidez: veja dicas!
Para as mulheres, os pés inchados na gravidez são um dos maiores desconfortos esse processo. Apesar disso, essa é uma resposta natural às alterações hormonais e ao aumento do volume sanguíneo.
Embora seja comum, entender as causas e aprender a cuidar dos pés inchados na gravidez pode tornar essa fase mais tranquila e confortável. Para saber mais sobre os motivos para isso acontecer, leia este texto até o fim!
O que causa os pés inchados na gravidez?
Vários fatores contribuem para ter pés inchados e doloridos na gravidez. Um dos principais motivos é a retenção de líquidos, causada pelas alterações hormonais que afetam o equilíbrio de fluidos no corpo.
Além disso, o útero em crescimento exerce pressão sobre os vasos sanguíneos na pelve, dificultando o retorno do sangue das pernas para o coração e aumentando a probabilidade de acumulação nos membros inferiores. Lembre-se: não necessariamente pés inchados na gravidez é sinal de parto.
Outros fatores incluem o ganho de peso característico da gravidez, que coloca uma carga adicional nas extremidades inferiores. Esses fatores combinados podem resultar em inchaço nos pés, tornozelos e pernas.
Como aliviar o inchaço dos pés na gravidez?
A principal dúvida de quem sofre com essa questão é como desinchar os pés na gravidez. Por isso, listamos algumas medidas que podem ajudar a tratar esse problema.
Controle a quantidade de sal
Regular o consumo de sal é extremamente importante, já que o aumento da ingestão de sal no organismo resulta em maior retenção de líquidos. Portanto, é aconselhável evitar o consumo de alimentos ricos em sódio, como queijos, azeitonas, salsichas, linguiças, salame, peito de peru, shoyu, entre outros.
Além disso, é necessário ter precaução com a ingestão indireta desse componente, mesmo em alimentos que não apresentam sabor salgado, como os refrigerantes diet. Surpreendentemente, uma lata dessa bebida contém o dobro de sódio quando comparada aos refrigerantes convencionais.
Descansar com regularidade
Uma boa noite de sono faz parte de manter o corpo funcionando nas melhores condições, o que é essencial para quem quer saber como aliviar os pés inchados na gravidez. Além disso, evite ficar longos períodos em pé, já que isso pode contribuir para o inchaço.
Ao se deitar, uma medida que pode ajudar é manter os pés elevados, colocando um travesseiro embaixo. Assim, é possível criar uma inclinação na cama que favorece o conforto para os membros inferiores.
Boa alimentação e consumo de água
Essa dica pode parecer simples, mas é muito útil para pernas e pés inchados na gravidez. Consuma alimentos ricos em potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio no corpo, reduzindo a retenção de líquidos.
Tomar bastante água também ajuda a combater a retenção de líquidos, que pode ser uma das causas dos pés inchados na gravidez. É recomendado consumir pelo menos dois litros de água todos os dias.
O que fazer quando estiver com os pés inchados
Além de seguir as recomendações do seu médico e as dicas que demos acima, você ainda pode adicionar cuidados especiais para os seus pés inchados na gravidez. Veja algumas dicas de como aliviar esse incômodo:
- banhos de água morna com sal: dê um banho nos seus pés em água morna com sal. Isso ajuda a reduzir o inchaço e proporciona um enorme alívio;
- compressas frias: aplique compressas frias nas áreas inchadas por curtos períodos de tempo. Isso proporciona alívio imediato de pés inchados e coçando na gravidez;
- massagens leves: faça massagens circulares e suaves nos pés e pernas. Isso alivia a tensão e os incômodos do inchaço;
- monitoramento da dieta: reduza o consumo de alimentos ricos em sódio e aumente a ingestão de alimentos ricos em potássio, como bananas e melancias. Isso auxilia no controle da retenção de líquidos.
Quando consultar um médico?
Embora os pés inchados na gravidez sejam bastante comuns, é essencial estar atento a sinais de alerta. Se o inchaço for contínuo, acompanhado por dores intensas, especialmente em uma perna, ou se houver mudanças repentinas na visão, é fundamental procurar atendimento médico.
Esses podem ser sintomas de condições mais sérias que exigem avaliação e tratamento médico. Por isso, é essencial se atentar aos sintomas e buscar um profissional de saúde.
O inchaço diminui após o parto?
Em muitos casos, o inchaço tende a diminuir após o parto. Durante a gravidez, o corpo retém mais líquidos devido às mudanças hormonais e ao aumento do volume sanguíneo, o que pode levar ao inchaço nas pernas e nos pés.
Após o parto, o corpo começa a se ajustar às alterações hormonais e a eliminar o excesso de fluidos. Nesse momento, talvez você observe a diminuição do inchaço.
Lembre-se que cada mulher é única, e algumas podem continuar a sentir o incômodo por algum tempo após o nascimento do bebê. Por isso, esteja sempre em dia com as consultas clínicas e os cuidados citados acima.
Produtos para bebês você encontra no Tenda
Para encontrar dicas e tornar a sua gravidez ainda mais prazerosa e confortável, continue acompanhando o Tenda Atacado. Você também pode fazer compras aproveitando nossas condições especiais e garantir os itens que você e seu bebê precisam!