Alimentação balanceada: entenda porque cuidar do que você come

Tenda, Postado em 16 de agosto de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Você já iniciou a semana com o objetivo de ter uma alimentação balanceada? Esse com certeza é o mantra de milhares de pessoas na segunda-feira. Porém, você sabe o que isso significa de fato? Será que está relacionado a grandes sacrifícios e dietas totalmente restritivas?

Esses questionamentos são comuns, pois sempre tem alguém com uma receita infalível para perdermos aqueles quilinhos indesejados, mas, na maioria dos casos, este tipo de dieta não ajuda em nada. Quer saber mais sobre uma alimentação equilibrada e balanceada? Continue lendo este artigo.

O que é alimentação balanceada

Ter uma alimentação balanceada não significa comer menos ou mais. A palavra equilíbrio é a chave do negócio. Procurá-lo dentro da sua dieta é o mais importante. A verdade é que você precisa comer quase tudo para entregar ao seu corpo os nutrientes que ele precisa.

Só com esse resumo, você pode perceber uma coisa importante: alimentação equilibrada e saudável é muito mais do que comer só uma saladinha no almoço. Caso você coma apenas isso, pode ter certeza que não há nada de equilíbrio na sua dieta.

O que acontece na prática é que cada alimento tem a sua função, portanto, você precisa ingerir os nutrientes necessários para manter o seu corpo ativo. Vamos entender melhor sobre isso!

Carboidratos

Os carboidratos são biomoléculas, também conhecidas como açúcares, quimicamente formadas por átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio. Elas são as mais encontradas na natureza, fornecendo algo que você necessita muito ao longo do dia: energia.

Sendo assim, o carboidrato é importante para você executar as tarefas do dia a dia. As fontes mais conhecidas desse nutriente estão nos cereais, nas frutas e nas massas. São alimentos comuns, portanto, para ter um cardápio de alimentação balanceada, prefira aqueles com mais benefícios, como o arroz, a batata-doce, a beterraba etc.

alimentação balanceada

Proteínas

As proteínas são moléculas formadas por aminoácidos fundamentais para o nosso corpo. Nós produzimos aproximadamente metade daqueles que precisamos, mas o restante vem da nossa alimentação. Então há mais um motivo para cuidarmos do que comemos, não é mesmo?

Esse nutriente tem diversas funções no nosso organismo. Ele atua na contração muscular, nos anticorpos, no transporte de oxigênio, entre outros. Assim, pensar sobre o que é uma alimentação equilibrada sem as proteínas é impossível. As principais fontes são carnes vermelhas e brancas, ovos e peixes.

Lipídios

Os lipídios são as gordurinhas que você precisa. Por isso, não dá para fazer uma dieta com gordura zero. O ideal é escolher as certas. Elas são formadas, basicamente, por hidrogênio, oxigênio e carbono, portanto, também fornecem energia para o corpo e colaboram na síntese dos hormônios.

Essa gordura do bem é encontrada em gemas de ovo, carnes, óleos vegetais, entre outros. É importante lembrar sempre que o equilíbrio é tudo, portanto, abusar de gorduras não é recomendado, pois pode provocar problemas cardiovasculares.

Vitaminas, minerais e fibras

Para completar a lista de alimentos, não poderiam faltar vitaminas, minerais e fibras, que estão incorporadas na maioria dos nutrientes já citados. Isso só reforça a ideia de que uma alimentação balanceada oferece um cardápio rico com cada um dos nutrientes.

Qual é a importância de uma alimentação balanceada

Você só entende qual é a importância de uma alimentação balanceada quando fica doente. Isso porque comer de forma equilibrada significa promover saúde. Logo, quem se alimenta assim está sempre proporcionando a si o bem-estar, reforçando o sistema imunológico e muito mais.

Assim, a alimentação correta acaba sendo uma grande aliada na prevenção e no combate de doenças. Um cardápio bem equilibrado melhora seu humor, diminui aquele cansaço que parece crônico, aumenta a qualidade do sono, enfim, só atrai coisas boas para sua vida.

Dicas de como ter uma alimentação equilibrada

Agora que você já aprendeu a teoria, vamos falar um pouco sobre a prática. Os hábitos fazem parte de qualquer estilo de vida saudável. Então, se quiser mudar para melhor, siga essas dicas de como ter uma alimentação equilibrada:

  1. consuma frutas todos os dias: além de saborosas, você consegue facilmente incluí-las em seu cardápio diário;
  2. faça de quatro a cinco refeições diariamente: desse modo, você consegue garantir que vai comer menos por refeição, incluindo mais qualidade a cada uma delas;
  3. coma a salada primeiro: assim, você dá início à saciedade e evita comer muito, equilibrando a situação para uma próxima refeição;
  4. inclua alimentos orgânicos na sua dieta: em sua maioria, eles terão os nutrientes em sua forma mais pura;
  5. faça lanches saudáveis: com isso, você fica satisfeito ao mesmo tempo que adquire saúde e bem-estar;
  6. coma devagar: a mastigação é uma etapa importante. Quanto mais você mastigar, mais fácil será para o seu corpo absorver os nutrientes que ele necessita;
  7. beba ao menos dois litros de água por dia: ela limpa o organismo e transporta as vitaminas pelo corpo;
  8. consuma alimentos integrais: eles são importantes, pois preservam os nutrientes naturais.

No Dicas Tenda, você encontra muito mais informações!

Gostou de aprender sobre alimentação balanceada? Entender qual é a função de cada nutriente ajuda a perceber o quanto é importante se alimentar bem, não é mesmo? Você quer continuar informado sobre assuntos relevantes para sua vida? Acesse agora o Dicas Tenda e aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP