Saiba tudo sobre o que é crosta láctea!

Tenda, Postado em 23 de agosto de 2023 | 3 min de leitura
Crosta lactea. Bebê tomando banho.

Se você quer saber o que é crosta láctea, está no lugar certo. Essa é uma condição de dermatite seborreica mais comum em bebês, mas que tem tratamento. O Tenda Atacado entende que a saúde é uma grande preocupação e vai ajudar você!

Neste texto, você vai encontrar todas as informações necessárias para entender a crosta láctea e saber como lidar com ela. Veja as causas, os principais sintomas e como fazer um bom tratamento!

O que é crosta láctea?

A crosta láctea também é conhecida como dermatite seborreica em bebês. Semelhante à caspa nos adultos, essa é uma condição cutânea comum que afeta principalmente os recém-nascidos. Por isso, ela é tão preocupa para muitos papais.

A dermatite se manifesta como manchas escamosas, amareladas ou esbranquiçadas. Apesar de estar normalmente localizada no couro cabeludo, a crosta láctea no rosto do bebê também é uma ocorrência bem comum, além das sobrancelhas e atrás das orelhas.

Uma dúvida recorrente é se a crosta pode passar de uma pessoa para outra, como de um bebê para outro ou do bebê para os adultos. A resposta é não, ela não é contagiosa. Então, não é necessário evitar o contato com irmãos, primos ou crianças próximas, apenas mantenha o cuidado necessário com o pequeno.

Embora possa parecer desconfortável ou preocupante, essa é uma condição benigna e temporária. Em geral, ela desaparece nos primeiros meses de vida do bebê e, na maioria das vezes, não causa desconforto neles.

Quais são as causas dessa condição?

Uma das perguntas mais comuns é: “O que causa crosta láctea?” Não há uma causa exata para sua ocorrência, embora se acredite que fatores hormonais sejam um motivo. Logo, não é algo relacionado a falta de higiene ou algum problema de saúde do bebê.

Durante a gestação, os hormônios maternos podem estimular as glândulas sebáceas do bebê. Isso resulta em uma produção excessiva de sebo, que é um óleo natural produzido pela pele.

Esse excesso pode levar ao acúmulo de células mortas da pele. Isso, por sua vez, ocasiona o aparecimento das manchas escamosas logo nos primeiros dias ou meses de vida do bebê.

É possível perceber os sintomas?

Agora que você já sabe o que é crosta láctea, é hora de conhecer os sintomas. Identificar essa condição é simples, pois ela tem características visuais específicas que podem ser observadas pelos responsáveis. Isso também possibilita uma rápida busca por tratamento.

Um dos principais sintomas da crosta láctea nos bebês são as manchas, geralmente de cor amarelada ou avermelhada, que aparecem sobre a pele dos pequenos. Oleosas e espessas, elas costumam ficar grudadas na região atingida, seja cabelo ou pele.

Outro possível sintoma é uma coceira leve no bebê. Apesar disso, boa parte dos recém-nascidos não costuma demonstrar desconforto. É importante não confundir a crosta láctea com outros problemas de pele, como eczema ou psoríase, já que têm causas diferentes.

Crosta lactea. Bebê na banheira.

Como tirar a crosta láctea?

A crosta láctea tende a sumir por si só durante o crescimento do bebê. No entanto, existem medidas que podem ajudar a aliviar os sintomas de coceira e vermelhidão, acelerando o desaparecimento das manchas. Veja algumas:

Hidratação

Manter a pele do bebê bem hidratada pode ajudar a reduzir as manchas escamosas. Use um óleo vegetal suave, como óleo de amêndoa, e aplique uma pequena quantidade no couro cabeludo do seu filho, deixando agir por alguns minutos. Depois, escove delicadamente o cabelo da criança.

Higienização

Lavar o couro cabeludo do bebê com um shampoo suave e sem fragrância pode ajudar a remover o excesso de sebo e células mortas. Certifique-se de enxaguar completamente de forma delicada, sem esfregar a cabeça com força para não irritar a pele sensível e ocasionar desconforto.

Ah! Também não é necessário lavar o couro cabeludo todos os dias. O ideal é que as lavagens sejam espaçadas para manter uma rotina de cuidados e diminuir os sintomas. Como dito anteriormente, essa condição não está associada à falta de higiene.

Não coce ou esfregue a área afetada

Embora a crosta láctea possa causar coceira leve, é importante evitar que o pequeno coce ou esfregue as manchas. Isso pode agravar a condição e até levar a infecções secundárias.

Procure um médico!

Às vezes, a crosta láctea causar desconforto significativo ou se espalhar para outras áreas do corpo do bebê. Se for esse o caso, é aconselhável consultar um médico para receber diagnóstico e tratamento adequados.

Em alguns casos, pode ser necessário utilizar um shampoo ou creme específico. Além disso, só um profissional poderá afirmar o que está ocasionando essa condição e dar os direcionamentos específicos. Lembre-se: nem tudo que funciona para uma criança irá funcionar para outra.

Como você viu, a crosta láctea pode surgir e desaparecer em ritmos diferentes para cada criança. Por isso, a paciência e a observação cuidadosa são essenciais durante o processo de tratamento.

Dicas de cuidados com bebês estão no blog do Tenda Atacado!

O blog do Tenda Atacado está recheado de outras dicas e informações relacionadas à saúde dos bebês, como este texto sobre o que é crosta láctea. Para ficar por dentro de tudo, acesse também outros artigos sobre bem-estar, limpeza e muito mais. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP