Fralda de pano: conheça as vantagens e desvantagens

Tenda, Postado em 3 de agosto de 2022 | 3 min de leitura

A fralda de pano era mais utilizada na época das nossas mães e avós, mas, atualmente, ela tem voltado com tudo para o mundo dos bebês. Além de ser uma opção mais confortável e saudável para eles, é consideravelmente mais econômica e ainda preserva o meio ambiente. 

Alguns pequenos têm alergia às fraldas descartáveis, pois elas contêm produtos químicos na formulação. Isso faz com que muitas mamães e papais se perguntem se fralda de pano vale a pena e optem por testá-la.

Pensando nisso, neste artigo, separamos algumas informações que tiram as dúvidas mais comuns sobre um item indispensável no dia a dia com nenéns: a fraldinha. Leia abaixo e saiba mais sobre isso!

Fralda de pano X fralda descartável

Fralda de pano X fralda descartável: quais as diferenças? Primeiro, precisamos lembrar que bebês de até dois meses usam aproximadamente sete fraldas por dia. Só no primeiro ano de vida, eles podem utilizar 2.500 fraldas, mas esses números podem variar de acordo com o tamanho do neném. 

Estudos apontam que as fraldas descartáveis levam cerca de quinhentos anos para se decompor. Isso faz com que as de pano sejam opções mais conscientes e sustentáveis, principalmente porque os tecidos ficam menos tempo no mundo — especialmente se a fralda de pano for feita com algodão orgânico, por exemplo.

Um dos benefícios da fralda de pano é que ela pode ser reutilizada e ajustada de acordo com o tamanho do bebê, ou seja, ela acompanha o crescimento do seu filho. Isso porque alguns modelos usam botões de pressão ajustáveis.

Alguns pais e mães consideram que a principal desvantagem é a falta de praticidade. Você precisará lavar as fraldas quase que diariamente, ou então, juntar uma boa quantidade e lavar, pelo menos, uma vez por semana. Já a versão descartável pode ser considerada mais prática porque deve ser jogada fora logo após o uso.

Como fazer fralda de pano? 

Afinal, como fazer fralda de pano? Saiba que além de fazer o molde com fraldinhas normais, você pode adquirir opções modernas, feitas com tecidos respiráveis, impermeáveis e tecnológicos. Elas já vêm prontas, modeladas e com botões de pressão, e estão disponíveis no mercado em vários tamanhos.

Além disso, essas fraldas existem em diferentes estampas. Alguns tecidos absorvem mais, outros deixam o neném seco por mais tempo. Umas esquentam mais, outras menos. Tudo depende do tipo de tecido utilizado.

Então, como colocar fralda de pano se não tiver os modelos disponíveis no mercado? Você pode usar as fraldinhas normativas que tem em casa e prendê-las no neném de maneira simples. Dobre a fralda em forma de um triângulo invertido, junte as pontas na barriguinha do bebê e prenda com um alfinete.

Uma desvantagem de usar fraldas normativas é que elas devem ser trocadas mais rápido. Já as versões modernas, também chamadas de fraldas ecológicas, são feitas com uma quantidade específica de camadas para durarem mais tempo no bebê. A escolha fica a seu critério.

Homem segurando a fralda de pano azul na mão.

Como lavar fralda de pano?

Lavar as fraldas uma a uma na mão não é tão prático. Isso atrapalharia a rotina corrida e cheia de demandas das mães e pais. Uma dica para agilizar o processo de lavagem é juntar em um balde grande e lavá-las todas de uma só vez. 

Inclusive, você pode lavar a fralda de pano na máquina de lavar. Primeiro, remova o excesso de fezes jogando-as no vaso sanitário e guarde as fraldas em um balde com tampa. Depois, é só colocar uma grande quantidade delas na máquina e pronto.

Se preferir lavar na mão, basta deixá-las de molho por meia hora e só depois esfregá-las suavemente nas partes necessárias, de forma que não agrida o tecido. Use sabão de coco para isso ou, se preferir, vinagre branco e detergente neutro. Eles ajudarão a remover a sujeira sem danificar o tecido.

Importante: não se deve usar amaciantes, alvejantes, produtos com cloro ou água sanitária, pois eles danificam a peça e retiram a impermeabilidade do tecido. Inclusive, não é necessário passar ferro na fralda de pano.

Quanto tempo dura uma fralda de pano e quanto custa?

As fraldas de pano duram de três a quatro anos, em média. A durabilidade dos tecidos depende dos cuidados. Você pode comprar uma quantidade específica e, enquanto algumas estão sendo usadas, outras já estão lavadas, secando.

Uma das desvantagens da fralda de pano é o custo inicial. A quantidade mais comum adquirida pelos pais e mães é de 20 unidades, e cada uma sai a aproximadamente R$ 80. 

No entanto, diferentemente das fraldas descartáveis, que precisam ser compradas sempre, o investimento das fraldas de pano é feito somente no início. Isso proporciona uma economia significativa nas contas.

Você já ouviu falar em cueiro?

A fralda existe para diversas funções. Pode ser utilizada para limpar a boquinha do neném, para acolher urinas e fezes, para enxugar o bebê depois do banho, entre outras coisas. Já o cueiro, não. 

Mas afinal, qual é a diferença entre fralda de pano e cueiro para bebês? O cueiro é muito útil no enxoval. Ele é utilizado para cobrir a criança e é um item que serve para acalmar, proteger e fazer o neném lembrar do útero da mãe. Além disso, ele serve como manta, deixando o bebê encolhidinho e aconchegante.

Confira mais dicas sobre bebês aqui, no Dicas Tenda!

O Dicas Tenda conta com diversas sugestões para o dia a dia e as diferentes fases das crianças. Inclusive, aqui, no Tenda Atacado, você encontra diversas opções de fraldas para o seu bebê. Não deixe de conferir as nossas ofertas!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP