Fralda ecológica: descubra quais são as vantagens de escolher esse produto para o seu bebê

Tenda, Postado em 14 de dezembro de 2023 | 3 min de leitura
fralda ecológica

A fralda ecológica pode ser uma solução interessante para quem quer evitar que o bebê sofra com assaduras ou apresente alergias na pele. Esse produto ainda tem um impacto ambiental muito menor, visto que pode ser reutilizado várias vezes. Portanto, vale a pena considerar usar esse tipo de fralda para o seu bebê.

Além disso, a fralda ecológica pode ser usada tanto em recém-nascidos quanto em crianças em idade de desfralde, que costuma ocorrer entre os 2 e 3 anos. Sendo assim, quem optar por esse produto vai economizar bastante. Portanto, continue a leitura para saber mais sobre essa peça.

O que é fralda ecológica?

A fralda ecológica para bebê é uma alternativa às fraldas descartáveis tradicionais. Ela é feita de materiais naturais, como algodão orgânico, bambu e cânhamo. Além disso, esse produto apresenta várias camadas de tecido absorvente, o que ajuda a manter o bebê sempre seco.

Algumas fraldas de pano também contam com um absorvente reutilizável que deve ser colocado junta à fralda. Em geral, é possível encontrar dois tamanhos de absorvente, um para recém-nascidos e outro de tamanho único.

A maioria dos modelos de fralda ecológica é feita com tecidos impermeáveis, o que ajuda a impedir vazamentos. Por ser feita com materiais naturais e não ter substâncias químicas, essas fraldas ainda ajudam a evitar o surgimento de alergias no bebê.

Também é possível encontrar modelos de fraldas ecológicas para uso diurno e noturno. A principal diferença entre eles é que o segundo tipo possui mais camadas absorventes.

Como usar a fralda ecológica no seu bebê?

Muita gente se pergunta como colocar fralda de pano em bebê. Antes de vestir o neném, é preciso colocar o absorvente dentro do bolso da capa impermeável da fralda. Se o bebê tiver um mês de vida, use o absorvente para recém-nascido; se ele for mais velho, utilize o absorvente de tamanho único.

Na hora de vestir o bebê, posicione a fralda ecológica aberta na região posterior da criança (na área da cintura e das nádegas). Em seguida, feche os botões da fralda, deixando-a bem-ajustada, mas confortável no corpo do neném.

Caso o seu bebê já tenha mais de um ano de idade, você pode usar o absorvente para recém-nascido e de tamanho único ao mesmo tempo. Isso vai ajudar a reforçar a proteção da fralda ecológica nessa fase de desenvolvimento da criança.

Antes de usar a fralda ecológica pela primeira vez no bebê, é necessário higienizar a peça. Dessa forma, você garante que a fralda não terá nenhuma sujeira que possa irritar ou causar alergias cutâneas no seu neném.

fralda ecológica

Qual é a maneira correta de higienizar esse produto?

Além de descobrir o que é fralda ecológica, também é necessário saber qual é a maneira correta de higienizar esse produto. Em primeiro lugar, é preciso esclarecer que essa peça deve ser lavada após cada uso.

Caso a fralda apresente excesso de cocô, retire as fezes com o auxílio de uma escova. Em seguida, remova o absorvente de dentro da peça e tire eventuais resquícios de cocô que possam ter sobrado.

Na hora de lavar a fralda e o absorvente, coloque as peças na máquina e selecione as funções de enxaguar e centrifugar para retirar o excesso de urina da fralda e do absorvente. Em seguida, escolha um ciclo de lavagem forte e ajuste a temperatura do eletrodoméstico para, no máximo, 40°.

Depois, é só adicionar o sabão da sua preferência e iniciar a lavagem. É fundamental enxaguar bem as peças, pois eventuais resquícios de sabão na fralda ou no absorvente podem causar alergias e irritações na pele do bebê.

Quais são as vantagens de optar pela fralda ecológica?

Agora que mostramos como funciona a fralda ecológica, vale a pena ressaltar algumas das principais vantagens de optar por esse tipo de produto. Um dos principais benefícios dessa peça é que ela pode ser usada por bebês de todos os tamanhos.

Sendo assim, você não vai precisar recomprar fraldas com muita frequência. Bebês recém-nascidos usam, em média, oito fraldas por dia. Portanto, ao optar pelo modelo ecológico, você vai conseguir economizar bastante, já que vai poder reutilizar as mesmas fraldas várias vezes.

Ao usar esse tipo de peça, você também estará contribuindo com a preservação do meio ambiente. Sabia que fralda descartável tradicional pode levar até 450 anos para se decompor?

Somente nos primeiros 40 dias de vida do bebê, os pais gastam, em média, 300 fraldas descartáveis. Ou seja, o impacto que essas peças têm no meio ambiente é muito significativo. Portanto, optar pelo uso das fraldas ecológicas pode contribuir bastante para a redução do acúmulo de lixo.

Dicas de saúde e bem-estar você encontra no blog do Tenda Atacado

Gostou de saber o que é e como funciona a fralda ecológica? Então, continue no blog do Tenda Atacado para conferir mais dicas de sustentabilidade e saúde para toda a sua família.

Compartilhe nas suas redes

Produtos relacionados

Conjunto de Escova e Pente Galinha Pintadinha Condor

R$ 18.99 confira

Fralda Galinha Pintadinha Ultrasec Mega XG Babysec 30 Un

R$ 34.89 confira
Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP