Saiba como montar o enxoval de bebê no verão
Saber o que comprar para recém-nascidos nunca é tão simples, principalmente para mães e pais de primeira viagem. São muitos itens necessários nessa primeira fase, e uma das coisas a que devemos estar atentos é a estação do ano em que vão ser usados. Por isso, trazemos dicas úteis para você montar o enxoval de bebê no verão.
Nos primeiros meses, o bebê passa por um rápido desenvolvimento. Por isso, é muito importante escolher os itens adequados para a estação do ano de nascimento, principalmente em cidades com maior variação de temperatura. Dessa forma, você garante semanas mais confortáveis para o bebê.
Selecionando os itens necessários
A primeira tarefa para montar a lista do enxoval bebê para o verão é selecionar o que é item obrigatório e o que é secundário na lista do enxoval. Dessa forma, você garante que o bebê terá as necessidades básicas cobertas antes de comprar roupas e acessórios que talvez não sejam tão utilizados nesse começo.
É muito importante escolher peças básicas, fáceis e confortáveis de vestir. Essa dica vai facilitar muito o manejo nas primeiras semanas, em que temos que lidar com uma nova rotina e nos adaptar aos primeiros dias dessa nova vida. Assim, peças como o body, macacão e calça são super bem-vindas!
Escolhendo o melhor tecido para o verão
Outro tema imprescindível a se ter em conta na hora de montar o enxoval de bebê no verão é o tecido das roupas e fraldas usadas. O ideal é priorizar tecidos naturais e leves – que facilitam a respiração da pele – e evitar os tecidos sintéticos e artificiais – que provocam mais alergias e calor.
Tecidos feitos de fibras naturais – como seda, linho e algodão – facilitam a regulação da temperatura corporal e evitam que você tenha um bebê com calor. Como são mais frescos e permitem a respiração da pele, são sempre uma ótima opção para o enxoval de bebê no verão.
Os tecidos naturais orgânicos ainda possuem a vantagem de não terem contato com substâncias tóxicas ou agrotóxicos. Como a pele do bebê é muito fina, sensível e mais desprotegida que a de um adulto, ele pode absorver mais facilmente toxinas presentes no tecido e desenvolver alergias de pele.
Roupas de verão essenciais
Agora que já vimos um pouco sobre os tipos de tecidos mais adequados, falaremos mais sobre os tipos de roupinhas que mais se ajustam à estação quente. Sim, porque é preciso adaptar o vestuário do enxoval de bebê no verão da mesma forma que adaptamos nossa mala quando viajamos.
Body
Esse item é umas principais roupas de bebê para o verão que você vai necessitar no seu enxoval. O body é uma peça coringa porque pode ser usado sozinho ou combinar com outras roupinhas. Os botões de pressão na parte inferior facilitam a rotina, já que permitem a troca da fralda de forma super prática.
Macacão
Ao contrário do body, o macacão cobre o corpo inteiro da criança. É perfeito para compor a lista de enxoval de bebê que nasce no verão, já que protege as perninhas e consegue evitar até picaduras de mosquitos. É ideal para usar à noite, para proteger um pouco mais contra o vento e o sereno.
Combo camisa e calça
Esse combo não pode faltar na lista de enxoval de bebê de verão de 0 a 3 meses. São ótimas peças para saídas durante o dia, como consultas médicas e passeios pelo parque. Além de super práticas, você pode fazer diferentes combinações e ornar estampas e modelinhos diferentes para deixar seu bebê ainda mais bonito.
Pijama
Outro item imprescindível do enxoval de bebê no verão é o pijama. No verão, como o restante das peças, você deve optar por um tecido natural e com boa transpiração para que as noites sejam mais tranquilas. Dê preferência a conjuntinhos folgadinhos e confortáveis para garantir mais bem-estar.
Outros itens necessários para essa época do ano
Além das roupas, o enxoval de bebê de verão deve contar com outros acessórios, como itens para saúde e higiene. Nessa lista, você vai precisar de sabonete hipoalergênico, banheira, toalhas, mantas finas, entre outras coisas úteis para manter a limpeza do bebê.
Também compre hastes flexíveis, pacotes de algodão, cremes antiassaduras, álcool em gel e tesourinha de unhas. Esses são só alguns exemplos de itens que você deve levar em conta para compor o enxoval. Por fim, não esqueça das fraldas para recém nascidos, que podem ser descartáveis ou de pano.
Em relação às fraldas, você pode escolher entre muitas opções. Apesar de precisarem ser lavadas, as fraldas de pano voltaram à tona pela preocupação com o meio ambiente. Por ser de tecido, esse tipo de fralda diminui o surgimento de assaduras e alergias como dermatites de pele.
Tenda Atacado: dicas para o cuidado do seu bebê
Depois de ficar por dentro de como montar um enxoval de bebê no verão, confira outros conteúdos do blog do Tenda Atacado sobre cuidados com bebê, além de temas relacionados a sustentabilidade, saúde, bem-estar e dia a dia. Tudo para você ter sempre à mão as informações que precisa.