Alergia em bebê: sintomas, como identificar e o que fazer
Assim como nos adultos, a alergia em bebê costuma ser bastante comum, podendo ser apresentada de várias formas, seja na parte alimentar, seja na pele. No entanto, por ter o sistema imunológico mais sensível, o cuidado com a criança deve ser redobrado.
Alergia em bebê não é brincadeira, e manter sempre atenção a qualquer sinal de alerta que a criança apresentar pode ser primordial para que o tratamento e seu resultado sejam 100% efetivos e o bebê não apresenta nenhuma complicação ou sequelas. Para isso, separamos alguns exemplos de alergias e como identificá-los.
Conheça as principais alergias em bebê
Quando falamos em alergia em bebê, podemos identificar diferentes sintomas e causas, por isso, é importante saber identificar e procurar auxílio médico o mais rápido possível. Para não confundir ou nos desesperar, devemos saber que as alergias podem ser respiratórias, alimentares e de dermatite atópica.
Sabendo quais são os três principais tipos de alergia em bebê, fica mais fácil entender seus sintomas e as formas corretas de identificar o que está causando aquela alergia. No entanto, é importante ressaltar que essas não são as únicas alergias e doenças que podem atingir a saúde da criança.
De início, podemos esclarecer uma questão muito importante que a grande maioria dos pais se pergunta a respeito das cargas genéticas. Afinal, quando o pai ou mãe tem determinada alergia, o bebê também enfrentará o mesmo problema? Sim e não: há grandes possibilidades, mas não é uma regra.
Outro ponto é que a alimentação materna não pode desencadear quadros alérgicos na criança. No entanto, é claro que isso não justifica alimentações desregradas, principalmente na fase da amamentação, que é tão importante para o desenvolvimento da criança.
Você sabe como identificar uma alergia?
Para saber como identificar alergia em bebê, não precisa de curso específico nem nada do tipo, sendo necessário apenas atenção às reações e sinais que a criança está transmitindo a você. A princípio, o primeiro sinal de que algo está errado é quando o bebê apresenta pele seca, irritação ou coceira.
As dermatites, como é chamada essa alergia em bebê, são quando esses sinais, podendo levar a pele da criança a descascar ou formar bolhas, causando incômodo e irritabilidade na criança. Essa doença é subdividida em várias categorias, cada uma relacionada a uma causa específica.
Uma condição muito comum que pode ser causada pela fralda da criança é a dermatite de contato, já que o contato da pele com alguma substância ou tecido promove alergia devido à sensibilidade do bebê. Além disso, essa alergia da fralda pode causar assaduras, deixando a pele vermelha e até roxa.
Por isso, é de extrema importância saber o que fazer na alergia de fralda em bebê para evitar que a doença avance para estágios mais graves. Portanto, faça a higiene do seu bebê na medida certa, deixando-o sempre sequinho e limpo, usando produtos e cremes indicados na hora das trocas e banhos.
Saúde do bebê em primeiro lugar
Além da fralda, também é possível encontrar casos de alergia em bebês no rosto, com sintomas como manchas vermelhas, coceira e mudança da textura da pele. Por apresentar sintomas parecidos, é importante saber exatamente qual é o diagnóstico correto dessa alergia, contando com apoio médico.
Em hipótese alguma deve-se optar por medicações caseiras ou automedicação, já que a saúde do bebê é frágil, e o diagnóstico correto sobre o que causa alergia em bebê é imprescindível para um bom tratamento.
Em casos em que o tratamento correto e rápido não é realizado, o bebê pode sofrer com dificuldade de respiração, irritação na garganta ou nos olhos, além de vômitos e diarreia. Isso pode, inclusive, ocasionar o fechamento da glote, impedindo a sua respiração e sendo fatal.
Mesmo que pareça algo distante, é sempre importante estar atento a qualquer sinal de alergia em bebê. Esteja sempre ciente do ambiente em que a criança está vivendo, se há insetos, se os medicamentos que está tomando são permitidos para sua idade, assim como as roupas e alimentos.
A importância da alimentação do bebê
Assim como os adultos, os bebês podem apresentar alergia a algum alimento. O mais comum são os casos de crianças que desenvolvem alergia ao leite de vaca logo que começam a consumi-lo. Isso automaticamente restringe o consumo de outros alimentos derivados.
Essa alergia costuma apresentar reações na pele, no sistema respiratório, mas principalmente no sistema digestivo. Alguns dos sintomas podem incluir manchas pelo corpo, vômito e diarreia, gases e cólicas. Refluxo ou dificuldade para ganhar peso e até mesmo engasgos ou dificuldade para se alimentar também aparecem.
Por isso, se o seu filho está apresentando algum desses sintomas, fique atento ao que ele está consumindo. Além do leite, alimentos como ovos, soja e trigo podem causar alergia. Em caso da presença dessas reações, procure o pediatra ou médico mais próximo para que ele possa iniciar o tratamento correto.
Tudo o que seu bebê precisa tem no Tenda Atacado!
Para cuidar da pele e da alimentação do seu filho, o melhor lugar para encontrar os melhores produtos é o Tenda Atacado. Aqui, você pode unir diversão e cuidado para seu pequeno ser ainda mais feliz.