Soluço em bebê: como evitar?
Toda mamãe já ficou preocupada com soluço em bebê, principalmente se é de primeira viagem. Geralmente, esse sintoma é muito comum e não exige tanta preocupação. Porém, para os bebês, pode significar um incômodo a mais, e é bom entender como ajudá-los.
Apesar de um bebê soluçando ser algo supercomum, ainda assusta muitas mamães, justamente pela dificuldade de entender a origem e como ajudar os pequenos nesses momentos. Por isso, escrevemos dicas importantes, tanto de como evitar os soluços como aliviar os sintomas nos bebês.
Bebê a bordo: entendendo os soluços
Embora muito frequentes no dia a dia de mamães de todo o mundo, o soluço em bebê é muitas vezes visto como fonte de preocupação, principalmente quando vem associado a desconforto, dor e choro. Entretanto, apesar de saber que pode ser sintoma de algo, bebê com muito soluço é normal quase sempre.
Ainda que muitas vezes pareçam ser sintomas de desconforto e até mesmo irritantes, na verdade, os soluços podem ser benéficos para o desenvolvimento do bebê. Isso porque podem ajudar o cérebro do bebê a controlar os músculos da respiração por meio do movimento do diafragma para cima e para baixo.
É importante entender o que acontece nesse momento, até mesmo para ajudar em atividades e aprender como amamentar bebê com soluço. Tudo isso faz parte da rotina da maternidade, e aprender novos truques ajuda muito a levar mais conforto e cuidado para o dia a dia do seu pequeno.
Como o soluço acontece
O soluço em bebê ocorre justamente por causa do diafragma. Esse músculo respiratório, localizado logo abaixo do pulmão, quando irritado, produz esse tipo de movimento rápido e espasmódico. Assim, o soluço é uma contração involuntária do diafragma, que pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos.
Como o sistema respiratório do bebê ainda não está maduro e tampouco possui controle voluntário do ato de engolir e respirar, o soluço ocorre com mais frequência e com maior duração. Ao contrair o diafragma, a criança inspira, e as cordas vocais se fecham, impedindo a passagem de ar e produzindo o som típico.
Como evitar soluços
Embora não faça mal, o soluço em bebê pode ser irritante até mesmo para o pequeno. Por isso, sempre que estiver diante de um bebê com muito soluço, o melhor seria buscar meios não somente de pará-los, mas também de evitá-los. Assim, você diminui a frequência desse incômodo no seu dia a dia.
Uma boa recomendação é amamentar com mais frequência, para evitar que o bebê fique com muita fome e irritado. Isso, além de evitar o choro compulsivo, que acaba fazendo com que o pequeno engula ar, também ajudará a mantê-lo tranquilo, já que a ansiedade pode contribuir para o surgimento de uma crise.
Como ajudar bebês com soluços
Quando há um ataque de soluços, muito pouco pode ser feito para evitá-los. A solução é aprender como parar soluço de bebê. Dessa forma, você põe em prática uma série de medidas para quando a crise começar, evitando que se agravem e dando mais qualidade de vida para o seu bebê:
- deixe a cabeça do bebê ligeiramente elevada durante e após a amamentação. Geralmente, isso é suficiente para diminuir as chances de o bebê engolir ar durante o processo e evitar a diminuição dos episódios;
- garanta que o bebê se alimenta de forma tranquila, sem tumulto ou barulho. Ao reduzir o ritmo acelerado da mamada ou a ansiedade do bebê em relação à comida, você reduz a contração involuntária do diafragma e evita a crise de soluço;
- deixe o bebê na posição vertical para que facilite o arroto depois da amamentação. Dessa forma, o bebê vai expelir o ar engolido, evitando a crise como. No caso de tê-la, será menos intensa;
- regule a temperatura do ambiente. Tanto o frio quanto o calor extremo ou até mesmo mudanças bruscas de temperatura podem mudar o ritmo de respiração do bebê e deixar o diafragma irritado, provocando o soluço.
Quando se preocupar com os soluços?
Geralmente, o soluço em bebê é um sinal de que tudo está normal e não deve ser motivo de preocupação. Comumente, o soluço está associado ao refluxo gastroesofágico, que também ocorre de forma natural nos bebês devido à imaturidade do sistema digestório.
Entretanto, se você notar que o bebê apresenta outros sintomas, como refluxo, vômito, tosse ou engasgo, além de irritabilidade, é melhor ficar atento. Nesses casos, é importante consultar o médico pediatra da família para uma melhor avaliação do soluço em bebê e realizar mais exames para um diagnóstico preciso.
Aprenda sobre cuidado do bebê com o blog do Tenda
Tanto para as mamães de primeira viagem como para as veteranas, o blog do Tenda traz muito mais conteúdo explicativo sobre cuidados com o bebê para você acompanhar. Além disso, você vai encontrar temas relacionados a bem-estar, sustentabilidade, dicas de limpeza da casa, empreendedorismo e receitinhas.
Você pode ainda aproveitar as nossas ofertas de produtos de qualidade e fazer suas compras de forma fácil e rápida pelo site ou aplicativo. Depois, ainda pode receber seus itens em casa ou retirá-los em uma de nossas lojas. Confira!