Entenda o que é o leite materno e sua importância para o bebê

Tenda, Postado em 7 de janeiro de 2022 | 3 min de leitura

O leite materno é o primeiro alimento de muitos bebês e, apesar de ser algo conhecido e comum no dia-a-dia, poucas pessoas sabem sua composição e importância para o crescimento e desenvolvimento dos recém-nascidos e bebês. 

O Tenda Atacado oferece todos os produtos necessários para fazer a chegada do seu bebê ser mais prática e confortável. Garanta os acessórios, fórmulas, fraldas, lenços e shampoos com os melhores preços! 

O que é o leite materno? 

Antes de saber de sua importância, vamos descobrir o que é o leite materno e qual a sua composição. Primeiramente, este leite é produzido pelas mães e é o primeiro alimento do bebê, o que faz com que ele precise ser muito nutritivo e que este mude com o tempo, se adequando às necessidades da criança conforme ela cresce. 

O leite materno funciona quase como uma vacina natural, pois é rico em vitaminas, proteínas e anticorpos. Ele é responsável por proteger a criança em seus primeiros meses de vida contra sintomas recorrentes e comuns, como diarreias, otites, alergias e outros. 

Outro benefício oferecido pelo leite materno é a diminuição de riscos de doenças crônicas que podem ser desenvolvidas pelo recém-nascido, tais como doenças cardiovasculares, diabetes, colesterol alto e hipertensão. 

Além disso, a amamentação com leite materno também é muito importante para a mãe. Entre seus benefícios estão a ajuda na perda de peso e diminuição de alguns fatores importantes como:

  • tamanho do útero para alcançar seu tamanho normal;
  • risco de hemorragia; 
  • anemia; 
  • câncer de mama e ovários; 
  • diabetes.

Composição do leite materno 

Você já deve ter se perguntado o que tem no leite materno, não é mesmo? Isso depende de qual fase da amamentação está sendo analisada, já que o leite vai passando por alterações para sempre dar à criança o que ela precisa. 

Porém, alguns componentes estão presentes em todas as fórmulas do leite materno e muitos desses não podem ser replicados, mostrando o quanto o leite materno é único e desenvolvido para o bebê. Sendo eles:

  • milhões de células vivas, que reforçam o sistema imunológico; 
  • proteínas: mais de 1000 tipos;
  • enzimas que auxiliam na digestão: mais de 40 tipos;
  • vitaminas e minerais; 
  • anticorpos.

leite materno

Diferentes tipos de leite materno

O primeiro leite materno produzido leva o nome de colostro. Ele é muito rico em nutrientes e é essencial para o crescimento do bebê em seus primeiros dias de vida. O colostro também ganhou o apelido de “ouro líquido”, devido à sua espessura, valor nutricional, cor e a importância do leite materno para o bebê

Nas semanas que seguem o colostro, o leite materno ganha o nome de “leite de transição”. Ele muda de textura, cor e até em quantidade de nutrientes, já que está sendo uma ponte entre o primeiro tipo de leite para o conhecido como “leite maduro”. 

Já o leite maduro começa a ser produzido cerca de quatro semanas após o nascimento do bebê. Ele é o leite que irá permanecer durante toda a amamentação e é regulado para auxiliar no crescimento e também protegê-lo de bactérias e outras doenças que ele pode pegar quando começa a explorar o mundo. 

A importância do leite materno 

Existem diversos benefícios do leite materno e eles são essenciais para garantir a saúde do bebê. O primeiro destes é a quantidade e variedade de nutrientes que você oferece ao bebê. 

Outro benefício é o auxílio à digestão, já que o corpo consegue digerir mais facilmente o leite materno. Além disso, ele ajuda a prevenir anemia e também a reduzir as cólicas, que podem ser bem recorrentes e desafiadoras para os recém-nascidos. 

Por fim, mas não menos importante, o consumo do leite materno também auxilia na prevenção de obesidade, alergias e desenvolvimento do sistema nervoso. Além disso, o leite produzido pela mamãe está sempre pronto para ser consumido. 

Talvez você já tenha se perguntado se não amamentar prejudica o bebê, porém, muitas vezes as mães não conseguem dar de mamar, ou então conseguem por pouco tempo. Isso pode ocorrer devido a diversos fatores, tanto internos, referentes ao organismo da mãe, quanto externos.  

Quando esse é o caso, as fórmulas infantis são substitutas e ajudam a dar um suporte na hora da amamentação. Elas não possuem os mesmo nutrientes do leite materno, mas são suplementos que auxiliam muito nesses casos de mães que não conseguem ou não querem amamentar. 

A alimentação da mãe

Um ponto importante para garantir que o leite materno consiga cumprir todas as funções com excelência é a alimentação da mãe, já que tudo que é consumido por elas interfere na produção e na qualidade do leite. 

O consumo de água, uma dieta balanceada e equilibrada, sem abusar de álcool, cafeína, tabaco, remédios sem prescrição médica é recomendado. Assim, você garante uma produção mais contínua e eficaz para o seu pequeno. 

Encontre os produtos para o seu bebê no Tenda Atacado

Já descobrimos o que é o leite materno, qual sua composição e também sua importância para todo o desenvolvimento do bebê. Agora, aproveite os preços incríveis de produtos para recém-nascidos e crianças no Tenda Atacado, economize e garanta praticidade com o delivery em casa. 

Confira mais dicas sobre cuidados com crianças, rotina, casa, produtos, limpeza, planejamento financeiro, alimentação e diversos outros tópicos no nosso blog. Encontre tudo que você precisa em só um lugar! 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP