Entenda o que é o leite materno e sua importância para o bebê

Tenda, Postado em 5 de outubro de 2022 | 3 min de leitura
Mãe amamentando o bebê.

O leite materno é o principal alimento de que um bebê recém-nascido precisa até os seis meses de vida. O leite é uma fonte rica e preciosa que tem o poder de manter a criança saudável sem precisar realizar complementações alimentares com sucos, papinhos ou até mesmo água. 

Além disso, o leite materno proporciona benefícios inigualáveis à saúde tanto da mãe como da criança. Em casos de um bebê que teve o privilégio da amamentação logo nas primeiras horas após o nascimento, o risco de acontecer a mortalidade neonatal é mínimo. 

Outro benefício do leite materno, fora as questões de saúde, é o vínculo entre mãe e filho que é desenvolvido durante a amamentação, fortalecendo ainda mais o amor e a conexão entre os dois. 

Os primeiros sinais de leite materno 

É comum muitas mães se perguntarem quando o leite materno começa a ser produzido, já que, entre as conversas de comadres, esse tipo de informação acaba sendo diferente para cada caso, pois cada organismo apresenta um sistema diferente. 

No entanto, essa produção costuma iniciar em torno da vigésima semana de gravidez. Porém, a princípio, o primeiro líquido a descer nessa produção e, nos primeiros dias após o nascimento do bebê, não é já o leite materno, mas sim o colostro, que alimenta a criança nos primeiros três a cinco dias de vida. 

Com seu aspecto espesso e coloração amarela ou transparente, o colostro é rico em proteínas e anticorpos, além de ter menos gordura que o próprio leite. Ele ainda pode ser considerado como a primeira vacina do bebê, protegendo-o de várias doenças. 

Até que o leite materno “desça”, o colostro é o alimento suficiente para criança, pois, nos primeiros dias de vida, mesmo que a frequência de amamentação seja de hora em hora, o bebê não se alimenta em grandes quantidades. Mesmo assim, é essa mamada que irá estimular a produção do leite. 

Amamentar é um ato de amor 

A amamentação é um dos maiores atos de amor e carinho que uma mãe pode ter com seu filho. Mesmo que seja um desafio no começo, é importante que as mães não desistam e tenham conhecimento de qual é a importância do leite materno para o bebê.

Indicada, no mínimo, até os seis primeiros meses de vida, a amamentação pode se estender até os dois anos, continuando a desenvolver um papel importante no crescimento e no sistema imunológico da criança. 

Além de nutrir, o leite proporciona à criança um bom desenvolvimento no sistema nervoso, auxilia na proteção cardiovascular, previne as chances de déficit de atenção, anemia, obesidade, diabetes, diminuindo, também, os riscos de infecções e alergias. 

Porém, essa prevenção só é possível devido ao que tem no leite materno, que nada mais é que uma fonte rica em proteínas, açúcar, vitaminas e minerais. Mesmo sendo um alimento puro, a amamentação do bebê deve ser acompanhada por um pediatra, que irá verificar a hidratação e o peso da criança. 

Bomba de tirar leite ao lado do bebê na cama.

Será que meu leite é suficiente? 

Quando o assunto é maternidade, o que não faltam são dúvidas, principalmente das mamães de primeira viagem. Entre esses questionamentos, um deles é se o leite está sendo suficiente para nutrir a criança com o que é preciso e se o peso está dentro da normalidade. 

Como o bebê não sabe se expressar, é comum surgirem dúvidas se o tempo de cada mamada está sendo suficiente para saciar toda a fome, além de também ser comum ouvir histórias em que a produção de leite está baixa e será preciso complementar a alimentação com leite em pó. 

No entanto, para evitar esse momento, é possível encontrar alimentos que ajudam a produzir leite materno para as mamães que estão com dificuldades na produção da quantidade suficiente para nutrir o bebê ou até mesmo para quem está enfrentando uma demora para a descida do leite. Algumas dicas de alimentos são: 

  • legumes com coloração vermelha, como tomate;
  • nozes e castanhas;
  • aveia;
  • óleos e manteigas;
  • salmão;
  • arroz integral;
  • iogurte;
  • lentilhas;
  • manjericão; 
  • alho. 

No entanto, é imprescindível, antes de consumir qualquer alimento, conversar com o médico responsável pelo bebê para que ele possa informar corretamente o que será melhor para a saúde da mãe e da criança. 

Posso guardar leite materno na geladeira?

Ao contrário das mães que não conseguem uma boa produção, encontramos aquelas que produzem em excesso e precisam tirar um pouco. No entanto, podem ocorrer algumas dúvidas na forma correta de armazenamento, seja para doar para crianças que precisem de leite ou para que o bebê consuma posteriormente. 

Em temperatura ambiente, o leite pode ser conservado sem perder nenhuma propriedade ou estragar por até 4h. Para armazenar, o correto é manter o leite materno na geladeira por até 3 dias para que ele não perca nenhum benefício e, no congelador, é possível manter por até 3 meses. 

Tudo para seu bebê no Tenda Atacado

Se você está procurando o lugar certo para comprar os alimentos que melhoram a produção de leite materno ou, então, os produtos de que seu bebê precisa, o Tenda Atacado é o lugar ideal. Aqui, você encontra as melhores marcas com excelentes preços para atender a todas suas necessidades. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP