Descubra a importância de investir em autocuidado

Tenda, Postado em 26 de novembro de 2021 | 3 min de leitura

Quer ter uma vida mais leve, saudável e feliz? Investir no autocuidado é a melhor forma de conquistá-la. Isso porque criar esse hábito, que engloba diversas esferas de nossas vidas, contribui positivamente na saúde física e mental, melhorando nossa disposição no dia a dia.

Embora se discuta muito sobre esse assunto, poucas pessoas sabem o que é autocuidado. Pensando nisso, separamos algumas informações importantes para ajudar você a entender melhor o assunto, além de descobrir ótimas formas de implementá-lo na sua rotina. 

Definição de autocuidado

De forma geral, podemos dizer que o autocuidado é tudo que você faz em prol da própria saúde e do próprio bem-estar, visando à melhoria na qualidade de vida. Isso inclui desde ir ao cabeleireiro até preparar uma comida gostosa e saudável, ou seja, o conceito engloba todas as tarefas que cuidam de você e geram satisfação.

Também é importante saber que existem diferentes tipos de autocuidado, sendo, os principais: físico, mental e espiritual. A seguir, confira como é cada um, os benefícios deles e dicas para implementá-los. 

Autocuidado físico

Considerado um dos mais comuns, o autocuidado físico é geralmente relacionado às atividades físicas, como ir à academia ou praticar yoga, mas não é só isso! Aqui, também estão outros cuidados pessoais, como separar alguns minutinhos da rotina para skincare, tratar os cabelos, pintar as unhas, etc. 

Ter esse cuidado nos ajuda a manter a saúde. Além disso, a alimentação balanceada, o sono regulado e a prática de algum hobby são ótimos para afastar o estresse e possíveis doenças físicas ou mentais. Confira outras atividades que podem ser incluídas na sua rotina:

  • brincar com o pet;
  • andar de bicicleta;
  • aprender algo novo;
  • iniciar um esporte;
  • tomar um banho relaxante;
  • assistir a sua série ou seu filme favorito;
  • fazer uma corrida matinal;
  • organizar as tarefas da semana;
  • preparar seu prato favorito;
  • ler um livro que queria muito;
  • fazer um spa caseiro.

Existem diversas outras atividades que ajudam a fugir do estresse da semana. A dica é buscar alternativas que agradem e caibam na sua rotina, assim fica mais fácil manter a constância e usufruir dos benefícios a longo prazo. 

autocuidado

Autocuidado mental 

Alimentar pensamentos e sentimentos ruins faz a gente se sentir mal, o que reflete diretamente no nosso lado sentimental e físico. É por esse motivo que, além das atividades físicas, é importante incluir o autocuidado emocional no seu dia.

Diferentemente do que algumas pessoas pensam, o autocuidado mental não afasta apenas pensamentos ruins, estresse e tristeza, mas aumenta nossa conexão com nós mesmos e nossos sentimentos. O resultado disso é a clareza daquilo que estamos sentindo em situações de dificuldade.

Veja abaixo algumas sugestões que podem melhorar sua a saúde emocional e, consequentemente, a maneira como você lida com as adversidades do dia:

  • anotar tudo que sente em um diário;
  • aceitar as emoções e não julgá-las;
  • reservar um tempo para analisar o que não está indo bem na sua vida;
  • conversar com um amigo ou familiar de confiança;
  • apreciar a natureza;
  • reunir os amigos para uma noite da pizza e jogar conversa fora;
  • ter um momento consigo mesmo fazendo algo que gosta;
  • listar tudo aquilo por que você é grato.

A ajuda de um psicólogo também é bem-vinda. Por ser alguém que está fora do seu contexto de vida, esse profissional pode trazer uma visão mais abrangente sobre os problemas e as dificuldades que afligem sua mente.

Autocuidado espiritual 

Assim como acontece no conceito acima, neste tipo, você exercita a consciência de seus sentimentos. O principal diferencial é alimentar emoções que aproximem a autoconfiança. 

Para quem tem fé, o autocuidado espiritual é uma ótima forma de fortalecer a crença. Isso não quer dizer que você tenha que ir à missa ou ao culto todo final de semana, mas talvez praticar atividades que ajudam você a se reconectar com a religiosidade que faz falta. Algumas das ações que você pode tomar são:

  • meditar;
  • fazer algum serviço voluntário;
  • mudar comportamentos que incomodam;
  • analisar suas crenças e seus valores;
  • fazer atividades que inspirem, como desenhar, viajar, etc.

Lei do autocuidado

Agora que você já sabe por que o autocuidado é importante, vale reforçar que ele tem uma lei a ser cumprida: apostar naquilo que faz bem. Caso você tenha tentado alguma prática que não gostou muito, não hesite em buscar outra que proporcione um sentimento mais agradável. 

Todos os pilares do autocuidado têm a função de trazer algum benefício nas diferentes áreas de nossas vidas. Porém, quando feito em conjunto, ele potencializa o bem-estar e o equilíbrio pessoal. Por essa razão, vale o investimento!

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O autocuidado é super importante nas nossas vidas. Com ele, conseguimos fugir da correria da semana para cuidarmos de nós mesmos. Gostou desse conteúdo? Aqui no Dicas Tenda, você encontra mais artigos como esse, confira!

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