A corrida matinal é essencial para o seu corpo e a sua mente

Tenda, Postado em 11 de outubro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Embora muitos tenham dificuldade de acordar pela manhã, há um hábito fundamental que, incluído na rotina, consegue melhorar a qualidade de vida: a corrida matinal. Além de econômica, a prática é uma grande aliada para você largar de vez o sedentarismo e passar a ter uma vida muito mais saudável. 

No entanto, antes de você se beneficiar com as inúmeras vantagens da corrida matinal, é importante saber que há uma preparação essencial à prática. Aqui, você vai descobrir tudo o que é necessário para começar a praticar exercícios durante a melhor hora do seu dia. Acompanhe a leitura.

Como se preparar para a sua corrida matinal? 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que há uma série de tarefas e obrigações que servem de preparação, antes de você calçar os tênis e correr de manhã

Em primeiro lugar, certifique-se de fazer um pequeno lanche antes de começar a atividade. Uma fruta e um copo de água são suficientes para fornecer a energia necessária para correr sem prejudicar a sua saúde. Se preferir, também leve uma garrafa de água para ter em mãos ao longo da corrida. 

Também é importante escolher a roupa que você vai usar. Tente optar por peças leves,  que permitam a elasticidade, sem aumentarem o calor (isso é, que “respirem bem”) nem ficarem desconfortáveis. Isso porque o aquecimento é outro ponto de atenção antes da atividade. 

No dia seguinte à atividade, dependendo do seu nível de sedentarismo, seu corpo fica dolorido, mas o alongamento ameniza a dor. Por isso, antes de partir para a corrida, em intervalos de 10 segundos, tente alongar pés, pernas, braços e coluna para prevenir a dor após correr pela manhã

Qual é o melhor horário para realizar sua corrida matinal?

Bom, como o nome já diz, a corrida matinal ocorre durante a manhã. Porém, nem todos os horários do primeiro turno do dia são recomendáveis para se exercitar. Isso porque a faixa entre às 10h e às 16h tem uma incidência muito forte de raios ultravioleta B — principais culpados pelo surgimento do câncer de pele.

Também existem profissionais que recomendam realizar a corrida matinal das 9h às 10h, considerando fatores biológicos e fisiológicos. Outra indicação são os horários próximos do amanhecer, como a partir das 5h. Escolha o momento mais livre do seu dia!

Independentemente de correr em uma faixa de horário anterior, não esqueça de passar protetor solar, principalmente à prova d’água, já que você vai suar a camisa na hora de praticar essa atividade. Se seu protetor não lidar bem com a umidade, sua pele pode acabar desprotegida.

Os benefícios da corrida matinal 

Assim como andar de bicicleta, os benefícios de correr pela manhã são inúmeros para o seu corpo e também para a sua mente. Correr durante a manhã vai fortalecer o seu sistema imunológico, protegendo-o contra o câncer, e reduzir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. 

corrida matinal

Para a mente, correr pela manhã vai aumentar a autoestima, melhorar a qualidade de sono e é uma fórmula útil no combate à depressão por conta da liberação de endorfina (conhecida como hormônio do bem-estar). Além disso, a prática é responsável pelo fortalecimento dos neurônios, melhorando a memória.

Não para por aí: sob um ponto de vida mais estético, a corrida matinal vai melhorar o condicionamento físico e fazer você queimar gordura e ter uma aparência mais esbelta e jovem. Definitivamente, é um exercício que vai agir dentro e fora do seu corpo. 

Como sentir os efeitos da corrida matinal?

Embora exista uma série de benefícios da corrida matinal, não é todo mundo que vai sentir os seus efeitos. Isso porque há uma determinada carga aeróbica a ser executada para um organismo sofrer os impactos da atividade. 

Para sentir as vantagens físicas e mentais da corrida matinal, é indicado correr, no mínimo, de duas a três vezes por semana. Cada corrida deve ter de 20 a 60 minutos, e não é indicado extrapolar essa indicação, pois correr mais de 30 km por semana pode aumentar o risco de lesões musculares. 

Lembre-se de que, antes de começar a correr, é sugerido passar no médico e realizar exames básicos para entender o grau de saúde do seu corpo. Aliás, antes de praticar qualquer atividade, é importante ter a indicação de algum profissional da saúde ou da educação física. 

O Tenda Atacado ajuda você a levar uma vida mais saudável 

Agora que você já sabe que correr de manhã faz bem e pensa em adotar um estilo de vida mais saudável, saiba que não é somente com as pedaladas que isso vai acontecer. 

Para viver de forma mais leve, é preciso consumir alimentos frescos, como frutas e verduras, além de fazer alguns ajustes no seu dia a dia. O Tenda Atacado pode ajudar você a levar uma vida melhor. 

Temos muitos alimentos e produtos para você cuidar melhor do seu corpo. O melhor de tudo que você pode comprá-los sem deixar o seu lar. Acesse o nosso site, faça o seu pedido e receba a entrega. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP