Tipos de dieta: quais são e como se adaptar a eles?

Tenda, Postado em 15 de setembro de 2020 | 3 min de leitura
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Seja para a manutenção da saúde ou para a perda de peso, existem vários tipos de dieta que você pode aplicar no dia a dia. Com tantas opções, acaba sendo difícil escolher a ideal para seus objetivos e estilo de vida, não é mesmo?

Pensando nisso, o Tenda Atacado irá apresentar os principais tipos para que você conheça suas vantagens e como seguir uma dieta em sua rotina. Assim, você pode conhecer quais são as principais dietas e com o auxílio do seu nutricionista, optar por aquela que mais irá se adequar às suas condições de saúde. Confira! 

Low Carb

A dieta Low Carb implica na redução de carboidratos, realizando o consumo moderado desse composto por meio de opções mais nutritivas e saudáveis. Pela baixa ingestão de massas, pães, bolos e outros alimentos ricos em carboidrato, ela pode ser uma opção viável para quem possui diabetes, pressão alta e doenças cardiovasculares.

O cardápio da dieta Low carb é composto por todos os tipos de carnes e vegetais com menores quantidades de carboidratos, como alface, abobrinha e brócolis, por exemplo. Além disso, também é liberado o consumo de ovos, frutas, derivados de leite e sementes. Aliada a atividades físicas, essa dieta auxilia na perda de peso, aumenta os níveis de saciedade e contribui para uma boa saúde. 

Cetogênica

Esse é um dos tipos de dieta restritivos e que consiste em uma queima de gordura corporal induzida, por meio da exclusão de carboidratos do cardápio. Desse modo, pães, massas, tubérculos e leguminosas (como feijão e lentilha) são tirados do cardápio, assim como outras fontes de açúcar. 

Na dieta cetogênica é possível consumir tipos variados de proteínas, derivados de leite, legumes e verduras. Para as bebidas, o consumo fica restrito apenas à água, café e chá sem açúcar. O resultado é uma quantidade significativa de perda de peso. Porém, por seu alto nível de restrição, ela deve ser ser recomendada por um especialista e aplicada apenas por um curto período.

Detox

A dieta detox oferece como atrativo principal a redução de toxinas adquiridas pela alimentação. Por inserir mais alimentos naturais no cardápio, ela também pode ser uma opção para quem deseja emagrecer. Além da exclusão de alimentos calóricos, também deve-se evitar refrigerantes, cafés, bebidas alcoólicas e leite. 

Essa dieta tem duração de 30 dias, sendo aplicada em três períodos de dez dias, nos quais há a inserção ou a retirada de alguns alimentos do cardápio, de acordo com as orientações do seu nutricionista. Além da ingestão de alimentos naturais sólidos, deve-se ingerir também bebidas e sucos com frutas e verduras. 

tipos de dieta

Tipo sanguíneo

Esse é um dos principais tipos de dieta que utiliza de características genéticas para adequar o cardápio. Nessa modalidade, os alimentos que são ingeridos são escolhidos a partir da proteína presente na corrente sanguínea, que determina quais nutrientes são mais ou menos absorvidos.

A dieta do tipo sanguíneo traz um cardápio específico para cada indivíduo, oferecendo alimentos diferenciados de acordo com as características do organismo. Por ser uma dieta exclusiva, é muito importante o acompanhamento médico durante sua aplicação. Confira abaixo suas recomendações:

  • A: deve ingerir frutas, legumes e vegetais, excluindo a proteína animal;
  • B: deve evitar trigo, milho, tomate, lentilha e inserir no cardápio laticínios e ovos;
  • O: deve ter uma dieta rica em proteínas com a retirada de grãos e laticínios,
  • AB: deve incluir laticínios, grãos e frutos-do-mar do cardápio, excluindo café e bebidas alcoólicas nas refeições. 

Dieta intermitente

A dieta intermitente consiste em realizar cerca de 10 a 12 horas diárias de jejum com o propósito de diminuir o apetite e, consequentemente, comer menos nas próximas refeições. Para isso, costuma-se aproveitar as horas após o jantar, de sono e do café da manhã para atingir esse período de jejum.

Existem várias modalidades de jejuns que podem chegar até a 18 horas consecutivas sem comer, ingerindo apenas líquidos. O procedimento geralmente costuma ser realizado em um intervalo de dias ou períodos consecutivos, podendo variar de acordo com cada tipo de dieta.

Existem várias teorias de que o jejum intermitente auxilie na diminuição do apetite, desintoxique o organismo e auxilie na perda de peso. Porém, ainda não há estudos científicos que comprovem tal eficácia, o que gera um grande debate entre os especialistas. Por isso, busque a orientação de um nutricionista antes de iniciar a dieta intermitente.

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