Hábitos alimentares: confira dicas importantes para manter uma rotina saudável
A ligação entre a qualidade de vida, como bem-estar físico e mental, e os hábitos alimentares vai muito além do que comemos durante as refeições. Isso significa largar de vez os docinhos pós-almoço? Não necessariamente! A dica aqui é usar o equilíbrio como base para ter dias mais saudáveis.
Além das atividades físicas, bons hábitos alimentares e hidratação frequente nos ajudam a manter uma rotina saudável, tudo isso com o objetivo de manter o organismo equilibrado, reforçando anticorpos e nutrientes essenciais para evitar doenças e outras complicações.
Motivos de muitas análises científicas, os maus hábitos de alimentação podem causar estresse, potencializando insônia e sedentarismo. Para ajudar a se livrar de situações como essas, nós, do Dicas Tenda, separamos alguns tipos de hábitos alimentares que podem transformar sua rotina e garantir bem-estar.
1. Evite alimentos industrializados
Quando uma pessoa está passando por um momento de estresse muito grande, é comum que ela busque prazer em algumas fontes alimentares ruins, como o fast food. Isso acontece porque essas opções trazem uma sensação momentânea de prazer, disfarçando os sentimentos ruins que o nervosismo nos traz.
De fato, alimentos ricos em gorduras e açúcar podem trazer esse alívio, uma vez que eles aumentam a produção de serotonina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar). Porém, ela se esgota muito rápido no organismo, fazendo nosso corpo querer novas fontes como essas, aumentando a ingestão de calorias.
2. Tenha equilíbrio nas refeições
Os hábitos não saudáveis, a médio e a longo prazo, podem desenvolver desequilíbrios hormonais e metabólicos, como insônia, cansaço, ganho de peso e aumento de insulina, glicose e colesterol. Você pode mudar hábitos alimentares apostando na reeducação alimentar.
Com ela, em vez de cortar doces, massas e hambúrgueres, é possível conquistar costumes alimentares saudáveis de uma forma mais equilibrada que as dietas restritivas. Assim, você come o que quiser, até mesmo aquele alimento que gosta muito, desde que seja em boas quantidades, evitando o exagero.
3. Emagreça de forma saudável
A pressão para perder peso em poucos meses, como sugerem muitas dietas da moda, causa frustração, pois elas não oferecem perda de gordura (peso) suficiente. Sem contar que essa situação leva a um estresse emocional que desencadeia compulsão alimentar em alguns momentos do dia.
Uma atitude muito comum em dietas extremamente restritivas é a compulsão alimentar após o término do tempo indicado, que pode se tornar uma culpa enorme. Por isso, é indicado consultar um nutricionista. Com a ajuda dele, você alcança hábitos alimentares saudáveis sem passar fome.
4. Beba bastante água
Beber bastante água também é um ponto importante para manter os hábitos alimentares mais saudáveis. Ao deixar uma garrafinha sempre por perto, você garante o transporte dos nutrientes pelo organismo e o bom funcionamento das células, ajudando na diminuição de toxinas.
A hidratação diária também auxilia a manter os rins saudáveis, evitando o acúmulo de pedras e prevenindo uma série de doenças. O ideal é que cada adulto beba em média 2 L por dia, mas esse número pode variar conforme a idade e o peso de cada pessoa.
Sabia que o consumo de água auxilia no processo de emagrecimento? Pois é! Isso acontece porque ela aumenta o nível de energia gasto e a atividade do sistema nervoso, auxiliando na queima de gordura. Não para por aí, já que beber bastante água evita a prisão de ventre.
5. Mantenha a frequência alimentar
A regra de ouro para manter seu estômago sempre cheio de nutrientes e evitar o consumo exagerado de alimentos é fazer refeições a cada 3h. Esse padrão evita que o estômago reaja desordenadamente e produza ácido clorídrico. Isso diminui as sensações de refluxo, gastrite e azia.
Ter uma dieta rica em frutas, legumes e verduras também melhora o trânsito intestinal e acelera o metabolismo, fator que determina a velocidade da nossa queima de calorias. Para quem vive cheio de compromissos, esse hábito aumenta a produtividade, pois libera cortisol, hormônio responsável pela energia diária.
6. Faça atividades físicas regularmente
Outro ponto que, embora não esteja diretamente ligado às refeições, faz parte dos hábitos brasileiros é a prática regular de exercícios físicos. Isso porque fazer a atividade que você mais gosta quatro vezes por semana ajuda a controlar os hormônios, potencializando o bem-estar.
Pode ser por meio de musculação, yoga, pilates ou qualquer outra prática, a atividade física otimiza a circulação sanguínea, melhora o gasto calórico e minimiza compulsões causadas pelo estresse. Porém, vale lembrar que, para evitar lesões, é muito importante contar com o auxílio de um profissional especializado.
Alguns exercícios de alongamento em casa também podem ajudar a construir uma rotina mais saudável. Separando apenas alguns minutos do seu dia, é possível incluí-los e ajudar na flexibilidade do corpo, na correção de problemas relacionados à postura e na respiração.
Compre seus alimentos no Tenda Atacado!
Deu para perceber que mudar os hábitos alimentares é fácil quando feito com disciplina, não é? Portanto, que tal aproveitar as promoções disponíveis no Tenda Atacado para incrementar a sua dieta com nossas frutas, legumes e verduras? Por lá, você faz suas compras on-line com segurança. Aproveite!