Como fazer alongamento em casa? Conheça exercícios fáceis para incluir no dia a dia
O estímulo a atividades físicas pode ajudar a prevenir uma série de doenças e ainda garantir o bem-estar. Mesmo para quem possui tempo escasso para incluir atividades no cotidiano, alguns exercícios de alongamento em casa podem auxiliar diversos aspectos do corpo e da mente.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda para todas as pessoas a prática de exercícios físicos de forma regular. A organização ressalta a importância dessas atividades para previnir doenças crônicas e para garantir longevidade, seja por meio de caminhadas, seja por outras práticas.
Uma das principais vantagens de inserir esses exercícios no cotidiano é que eles não exigem o uso de qualquer equipamento ou que você saia de casa. É uma forma prática de evitar muitos problemas e investir no próprio bem-estar. Pensando nisso, nós separamos alguns exercícios de alongamento para o corpo todo.
Alongamento das costas
A má postura é uma das principais causadoras de dores nas costas e em outras regiões do corpo. Geralmente, pessoas que trabalham o dia inteiro sentadas e pouco se exercitam apresentam essa reclamação ao longo do tempo. Pensando nisso, algumas práticas podem ajudar a aliviar a região e a trazer melhorias.
Um dos mais recomendados alongamentos para fazer em casa é o da coluna cervical. Para fazê-lo, é simples! Sente-se de joelhos e apoie os glúteos nos calcanhares. Alinhe o pescoço com a coluna e mantenha os braços para cima e estique para frente por um período de, no máximo, 1min.
É importante lembrar que de nada adianta realizar exercícios para aliviar dores na coluna se não há mudanças na postura. Antes de tudo, é importante corrigir o hábito de se sentar de maneira errada. A postura alinhada não só ajuda na questão estética como é muito benéfica para a oxigenação do corpo.
Alongamento de braços e pernas
Se você não tem tempo ou dedicação o suficiente para enfrentar uma rotina de exercícios na academia, mas mesmo assim deseja manter as atividades em dia, saiba que também é possível fazer alguns exercícios de alongamento em casa para os braços e as pernas. Para isso, você vai precisar de apenas alguns minutinhos.
Se você está procurando como fazer alongamento em casa, saiba que, por meio de três exercícios simples, você consegue alongar os membros superiores e inferiores, com o objetivo de garantir alívio para essas regiões do corpo e ainda mantê-las mais flexíveis.
Para os membros superiores, tente elevar os braços acima da cabeça e encostar a mão na parte superior da região das costas. Alterne entre os braços e mantenha por alguns segundos.
Já para os membros inferiores, existem dois alongamentos fáceis. Sente no chão ou em algum lugar apropriado, flexione os joelhos para a região do tórax e repita o processo com o outro joelho. Outra prática muito conhecida é sentar no chão, alongar as pernas e tentar alcançar os dedos das mãos nos pés.
Alongamento de pescoço
A má postura e alguns hábitos comuns do nosso dia a dia, como carregar o peso de mochilas nas costas e outros objetos, podem levar a um certo desconforto na região do pescoço. Essas práticas geram um efeito cumulativo que pode ser extremamente maléfico a médio e longo prazo, sendo responsável por lesões e outras condições.
Para aliviar a tensão do pescoço e auxiliar na disposição da coluna cervical, um exercício simples pode ser feito no dia a dia, seja no momento de descanso do trabalho, seja em algum tempo livre na sua rotina.
Para executá-lo, posicione o pescoço para frente, para trás e para os dois lados da forma mais acentuada possível. Aproveite também para fazer uma rotação do pescoço de forma lenta, alternando os sentidos. É recomendado repetir este exercício no mínimo três vezes ao dia, sempre respeitando os limites do corpo.
O que evitar ao fazer alongamento?
Apesar de serem muito importantes para a aplicação de um estilo de vida saudável, é importante ter muito cuidado ao executar qualquer atividade física em sua casa. Isso porque muitos exercícios de alongamento em casa, quando praticados de forma incorreta, podem gerar algumas lesões e dores indesejadas.
Por isso, se você está procurando como fazer alongamento em casa e encontrou o exercício ideal, faça o treino de forma cuidadosa. Lembre de voltar à posição inicial lentamente e evitar fazer movimentos muito extremos com o corpo. Portanto, nunca faça exercícios com pressa de finalizar.
A respiração também é parte importante de todo e qualquer exercício de alongamento. Sendo assim, ao se alongar, foque na inspiração e na respiração para auxiliar a oxigenação do corpo e garantir mais flexibilidade para as regiões em que os exercícios são aplicados.
Por último, mas não menos importante, respeite sempre seus limites. A flexibilidade das regiões do corpo de cada pessoa é diferente e depende das fibras musculares. Com isso em mente, nunca insira exercícios que o seu corpo ainda não está acostumado na sua rotina.
Gostou das dicas de alongamento para fazer em casa?
Agora que você já sabe como fazer alongamento em casa focando no bem-estar, lembre-se dos cuidados necessários para cada exercício e invista em uma rotina saudável. Quer receber mais dicas como essa? Aqui, no Tenda Atacado, você fica por dentro de muitos temas importantes.