8 exercícios caseiros para se manter em forma

Tenda, Postado em 28 de março de 2022 | 3 min de leitura

Em tempos de pandemia, muitas pessoas pararam de se exercitar em academias e ao ar livre. Outras não se sentem à vontade para malhar em público, mas com esses exercícios caseiros acabam as desculpas para não se movimentar.

Se você está se perguntando como fazer exercícios em casa, este texto é para você. Usando o peso do corpo e mais alguns itens, é possível praticar atividade física sem colocar o pé na rua. 

Isso, aliado a uma boa alimentação, formam a receita para ser saudável. Portanto, separamos alguns exercícios caseiros simples, mas efetivos. Você pode fazer a quantidade que o seu corpo aguentar. Se conseguir se organizar para praticar ao menos 30 minutos por dia, já verá algum resultado. Então, espante a preguiça e venha com a gente!

Antes de começar

Antes de começar, é preciso ter alguns pontos de atenção. Primeiramente, se você apresenta alguma condição física, como problema no joelho, que impeça a prática de determinados exercícios, não force. O ideal é procurar um profissional da saúde para recomendar o que é melhor para você.

Em segundo lugar, considere o espaço disponível, pois queremos evitar acidentes. Garanta que os seus braços e as suas pernas não atingirão nenhum objeto. Para isso, estique-se, espalhe os móveis mais próximos e faça alguns movimentos para testar.

Por último, alongue-se antes de fazer os exercícios caseiros. Isso vai garantir que o seu corpo esteja aquecido, o que diminui as chances de causar alguma lesão ou de você ficar dolorido.

Dicas para iniciantes

Se você está sedentário e não tem o costume de se exercitar, aqui vão algumas dicas de exercícios em casa para iniciantes. Pegue leve, não espere ter físico e resistência de um esportista logo no primeiro dia. Isso vem com a prática. 

Por essa razão, faça as atividades de acordo com os seus limites. Conforme for pegando o jeito, os exercícios ficarão mais fáceis de serem executados, e você poderá aumentar o número de séries e de repetições. 

A continuidade e a disciplina serão as suas maiores aliadas. Escolha os dias e os horários em que está disposto e tente ser compromissado com você mesmo. A cada passo que você der, o caminho ficará mais familiar, e você começará a sentir falta de se movimentar.

Pular corda

Pular corda é um dos exercícios caseiros que mais queimam calorias. Nele você movimenta braços e pernas, o que é ótimo para fortalecê-los. A velocidade não é um fator decisivo e virá com a prática. Tente começar a pular de 5 a 10 minutos.

No entanto, é preciso fazer um alerta. Se você tem algum problema no joelho ou sobrepeso, esse exercício pode ser ruim. Nesse caso, vale a pena substituir a corda por polichinelos ou uma corrida leve.

Subir escadas

Subir escadas pode ser um ótimo exercício, então aproveite as da sua casa ou do prédio. Fazer isso por 5 minutos já será um esforço. Mas cuidado na hora de descer, pois um impacto bruto pode prejudicar você. Por isso, desça devagar.

mulher se exercitando no tapete de yoga.

Corrida estacionária

A corrida estacionária é uma ótima opção para quem tem pouco espaço em casa e é muito simples. Basta fazer os movimentos de uma corrida, mas sem sair do lugar. Tente correr por 1 minuto, descanse 30 segundos, e repita mais 2 ou 3 vezes.

Polichinelo

Comece em pé com os pés unidos e braços estendidos ao longo do quadril. Abra as pernas em um salto ao mesmo tempo que eleva os braços esticados até acima da cabeça. Volte para a posição inicial e repita. No caso de iniciantes, vale a pena tentar fazer séries de 10 por 3 vezes, descansando 30 segundos entre elas.

Flexão

A flexão de braço é um clássico que também pode ser um exercício caseiro. Posicione-se apoiando os dois braços estendidos no chão e esticando o resto do corpo. Agora dobre os cotovelos para fora em um ângulo de 90 graus e fique com a barriga próxima ao chão, mas sem encostar. E então volte para o início.

É importante ressaltar que devemos ter cuidado para não levantar muito os glúteos, pois isso prejudica a lombar. E para os iniciantes a dica é fazer os movimentos com os joelhos no chão, até se acostumar e pegar o jeito. Também indicamos séries de 10 por 3 vezes.

Abdominal

O abdominal é outro movimento tradicional que você pode praticar. Deite de costas, dobre as pernas e deixe os pés perto dos glúteos, coloque as mãos ao lado do pescoço e tente levantar o tronco. Não se esqueça de colocar toda a tensão no abdômen.

Há outras formas de fazer esse exercício, como o abdominal grupado. É só se sentar, apoiar as mãos no chão e erguer as pernas. Em seguida, estique as pernas e, ao mesmo tempo, mova o tronco para trás. Depois mova o tronco para frente e dobre os joelhos. Repita o movimento sem parar por 30 segundos.

Agachamento

O agachamento requer um pouco de atenção. Você vai abrir as pernas na direção do quadril e, com os braços erguidos, dobre os joelhos como se fosse sentar. Porém, tome cuidado com a coluna, ela deve permanecer reta durante o movimento. Faça o exercício 10 vezes e repita a série mais 2 vezes.

Mergulho no banco

No grupo dos exercícios caseiros, também temos o mergulho no banco, que pode ser uma cadeira ou um sofá. Sente-se e estique as pernas, apoiando os pés nos calcanhares. Depois apoie as mãos no banco e, sem tirar calcanhares do lugar, se mova como se fosse sentar no chão. Faça o movimento 10 vezes e repita o quanto quiser. 

Uma dieta balanceada para aliar ao exercício físico você encontra no Tenda!

Esses exercícios caseiros são uma ótima forma de se manter saudável, mas isso não é possível sem uma alimentação adequada. O Tenda Atacado tem o que você precisa para manter uma dieta balanceada, então venha conferir!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP