Veja dicas de como desmamar o bebê sem traumas

Tenda, Postado em 2 de setembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Você está na fase de amamentação e quer mais informações sobre como desmamar o bebê? Fique atenta, pois o Tenda Dicas vai ensinar maneiras para passar por esse processo de forma tranquila e sem traumas.

Entre 0 e 6 meses, a criança tem como alimentação exclusiva o leite materno. Após esse período, o cuidador introduz, gradativamente, novos alimentos à rotina do bebê e passa a diminuir o consumo do leite da mãe. O desmame, geralmente, acontece a partir dos 2 anos ou até mesmo antes.

É comum que muitas mães tenham dúvidas de como fazer o desmame. Por isso, informação nunca é demais. A seguir, vamos falar sobre como esse momento pode se tornar mais natural.

O passo a passo do desmame

Muito mais do que o ato de alimentar, a amamentação é um momento de afeto intenso entre mamães e bebês. Por isso, é natural surgirem diversas questões na hora do desmame. Uma delas é como parar sem prejudicar o crescimento do bebê e sem cortar este vínculo. Sabendo disso, veja algumas dicas que podem ajudar.

Substitua a amamentação por uma refeição

A primeira dica de como desmamar o bebê é diminuir o ritmo da amamentação ao longo do dia e substituí-la por uma refeição. Ou seja, em vez de oferecer o peito, a mãe deve ofertar uma fruta amassada, papinha doce ou salgada. Isso pode acontecer a partir dos 7 meses.

Seguindo essa dica, a mãe pode notar que a produção de leite em seu corpo vai sofrer uma diminuição natural. Isso acontece porque a estimulação do leite é resultado do próprio ato de amamentar. Ou seja, quanto mais a criança mama, mais leite é produzido.

O desmame natural pode acontecer quando o pequeno passar a acompanhar as refeições dos pais. Ou seja, na hora do café da manhã, come uma fruta. Já no almoço, uma sopinha de legumes. A amamentação passa a acontecer em momentos específicos, como na hora que ele acorda ou que vai dormir.

Peça para alguém dar as refeições no seu lugar

Convoque o papai, a vovó ou o vovô para oferecer algumas refeições em seu lugar. Isso porque é natural que o bebê com fome associe a vontade de mamar com a presença da mamãe.

Caso mesmo assim, na hora da alimentação, ele insista pelo leite, você pode diminuir a quantidade. Assim, conseguirá desmamar o bebê de forma gradativa sem forçar muito a barra.

Tenha paciência

Um dos segredos do desmame é a paciência. Muitas vezes, a criança pede o seio da mãe como uma forma de carinho e para estar perto da figura materna. Isso, geralmente, ocorre antes de dormir.

Por isso, não brigue com o pequeno quando isso acontecer, pois pode gerar uma sensação de abandono que não vai ser agradável para ele. Sabendo que essa carência ocorre mais à noite, você pode se perguntar como fazer o desmame noturno.

Com o passar do tempo, a criança ganhará independência e vai passar a dormir sozinha. Com isso, a expectativa é que não vai precisar da amamentação para se acalmar.

Respeite o tempo da criança

Você sabia que a Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que a amamentação continuada ocorra até dois anos ou mais? Dessa forma, o desmame gentil deve acontecer no tempo do bebê e quando ele começa a dar sinais de que consegue assimilar as mudanças alimentares e emocionais.

Não passe alimentos amargos ou azedos nos seios

Um truque usado para o desmame é usar substâncias com sabores ruins nos seios para afastar a criança. Porém, isso não é adequado já que o bebê tem o momento da amamentação como algo prazeroso e uma mudança abrupta pode causar traumas no pequeno.

Crie outros momentos de afeto

Já falamos aqui que a amamentação é um momento de afeto entre mamães e nenéns. Com o desmame, essa hora de intimidade pode ser substituída por um banho mais demorado, uma canção antes de dormir ou até mesmo o ato de pôr a criança no colo. São ações que aumentam o vínculo afetuoso.

como desmamar o bebe

Desfaça o cantinho de mamar

Outra dica de como desmamar o bebê é evitar um cantinho destinado à amamentação. É comum que o cuidador crie um ambiente aconchegante para que a criança fique relaxada nessa hora e, com o desmame, esse local pode ser evitado.

Procure indicações de fórmulas infantis

Caso seja necessário, pesquise indicações de fórmulas infantis se houver a necessidade de introduzi-las na alimentação do pequeno enquanto realiza o desmame. Esses ingredientes são ricos em nutrientes necessários para a criança.

É importante conversar com o pediatra para ele poder informar sobre a melhor escolha, dependendo do perfil do seu filho. Muitas mães introduzem a fórmula antes mesmo de realizar a parada da amamentação. Isso também precisa ser conversado com o médico.

Encontre mais conteúdo sobre bebês no Dicas Tenda!

Agora que você já sabe como desmamar o bebê, venha conferir conteúdos sobre os cuidados com bebês e outras dicas para o bem-estar dos recém-nascidos. Fique ligada e acompanhe isso e muito mais no blog do Tenda Atacado!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP