Como aliviar a cólica em recém-nascido? Conheça técnicas eficientes
Apesar de gerar preocupação nos pais, a cólica em recém-nascido faz parte do desenvolvimento infantil. Em geral, ela aparece duas semanas após o nascimento e dura até o terceiro mês de vida da criança, mas pode se estender. Por isso, entender como aliviá-las será bastante útil se o seu bebê sofrer com essas dores.
Quem já ouviu o choro estridente e viu a expressão de dor dos pequenos conhece o sofrimento de um bebê com cólica. A boa notícia é que apenas um em cada cinco recém-nascidos passa por isso, e existem diversas estratégias para aliviar os desconfortos. Confira tudo isso neste conteúdo que o Tenda preparou para você!
Causas da cólica
A cólica acontece por causa das contrações da musculatura abdominal do bebê. Esse é um processo natural do corpo e faz parte do desenvolvimento da criança. Nos primeiros meses, o organismo ainda está se acostumando a digerir o leite, e a flora intestinal ainda não está formada.
Portanto, o que causa a cólica em recém-nascido nada mais é que o próprio processo de adaptação da criança à vida fora do útero da mãe. Assim, o corpo aprende a lidar com o volume do alimento e os gases. A partir do quarto mês, a flora intestinal já está formada e as dores tendem a desaparecer.
No entanto, além da fase de adaptação, outros fatores podem intensificar esse incômodo. Não é possível saber com certeza qual é a causa da cólica em recém-nascido sem fazer alguns testes, mas existem algumas causas comuns.
Alguns exemplos de o que pode deixar recém-nascido com cólica são: ingestão de ar durante as amamentações, gases, refluxo, intolerância à lactose, alergia ao leite de vaca (ingerido pela mãe) e doenças inflamatórias intestinais. Por isso, a maneira para evitar o problema costuma partir dessas suspeitas.
Sintomas da cólica
Aprender como identificar cólica em recém-nascido é um dos maiores desafios para os pais. O bebê pode chorar por diversas outras razões, como fome, frio, calor, e fralda suja. Por isso, é muito comum usar um sistema de exclusão para encontrar o motivo do pranto.
Assim, se você já eliminou os primeiros itens da lista, o desconforto abdominal pode ser a causa das lágrimas. Confira alguns sintomas de cólica em recém-nascido:
- choro constante;
- movimentos de contorção;
- pernas flexionadas em direção ao abdômen;
- barriga endurecida;
- eliminação de gases;
- rosto avermelhado;
- mãos com punhos fechados;
- expressão de dor e sofrimento.
Uma das principais dicas nesses momentos é manter o controle das suas próprias emoções. Ou seja, os pais precisam estar calmos para conseguir passar tranquilidade aos filhos. Por isso, tente não se desesperar e mantenha uma atitude serena para ajudar a criança.
Como aliviar a cólica
O primeiro passo de como aliviar cólica em recém-nascido é acalmar a criança para que ela fique mais confortável e ofereça menos resistência aos cuidados. Em seguida, use algumas técnicas que aliviam as dores – elas podem ser adotadas em conjunto ou isoladamente. Confira estas sugestões:
- dê colo e carinho;
- coloque a barriga dele em contato com o seu abdômen, proporcionando calor e aconchego;
- faça uma massagem com movimentos circulares na barriga e no umbigo, utilizando óleos ou hidratantes;
- esquente um pano usando um ferro de passar ou use uma bolsa de água quente no local, sem colocar em contato direto com a pele para evitar queimaduras;
- dê um banho morno no bebê;
- deite o bebê de barriga para cima e empurre as pernas dele em direção ao abdômen, comprimindo ligeiramente a barriga, ou faça movimentos de bicicleta;
- coloque o bebê para arrotar depois de cada refeição;
- dê preferência para amamentar em vez de usar a mamadeira.
Essas técnicas costumam acalmar o bebê e aliviar os desconfortos. Existe a possibilidade de se usar algum remédio para recém-nascido com gases, mas ele deve ser prescrito pelo pediatra. Não medique seu filho sem a indicação de um profissional.
Quando procurar um médico?
O choro constante causado pela cólica em recém-nascido costuma preocupar os pais. No entanto, se for apenas um caso de desconforto abdominal, não há necessidade de procurar um médico. Por outro lado, o bebê pode apresentar sinais relacionados a outros quadros, que não devem ser ignorados. Alguns dos mais comuns são:
- vômito repetitivo;
- perda de peso;
- lábios ou pele azulada durante o choro;
- diarreia ou sangue nas fezes;
- amamentação ou urina com menos frequência que o normal.
Nesses casos, é importante entrar em contato com o pediatra da criança para receber orientações e marcar uma consulta. Caso o profissional não esteja disponível, vá ao posto de pronto atendimento mais próximo.
Na maioria das vezes, a melhor maneira de evitar as cólicas constantes é a mudança de hábitos alimentares da mãe. Excluir derivados de leite e cafeína da dieta é uma alternativa comum. No entanto, o médico pode fazer os testes e exames corretos para buscar soluções mais certeiras.
Encontre produtos para recém-nascidos no Tenda Atacado!
Você quer preparar um banho delicioso para aliviar a cólica em recém-nascido? No Tenda Atacado, você encontra diversos produtos para bebê: sabonetes, shampoos, condicionadores e muito mais! Confira nosso catálogo e aproveite para oferecer ainda mais carinho para o seu pequenino.