Como fazer a higienização de mamadeiras
Você já deve ter ouvido dicas de higienização de mamadeiras ou provavelmente viu alguns truques sobre na internet isso, mas sabe dizer a maneira correta de realizá-la? Fique tranquilo, pois aqui você vai ver um passo a passo real, além de quais produtos podem ser usados e em quanto tempo é possível realizar essa tarefa.
É importante saber como limpar a mamadeira para evitar a proliferação de bactérias que podem prejudicar os bebês. Caso resquícios das fórmulas de leite ou da própria saliva ficarem no recipiente, por exemplo, é criado um ambiente propício para que micro-organismos se desenvolvam. Por isso, quando o assunto são os pequenos, todo cuidado é pouco. Confira!
Veja como higienizar a mamadeira
Antes de tudo, é preciso frisar a importância do leite materno na vida dos bebês. É o principal alimento que um recém-nascido deve tomar até seis meses de vida, sendo importante para o vínculo entre mãe e filho. É também mais seguro, já que os recém-nascidos são mais suscetíveis a alergias que podem ser causadas pelas mamadeiras.
Se a mamadeira já está presente na vida do pequeno, saiba que alguns cuidados básicos com a limpeza devem sempre ser tomados, como a utilização de água quente, detergente e uma escova própria para esse item. É bem simples higienizar mamadeira, mas lembre-se de sempre lavar bem as mãos antes de começar!
Quais produtos posso usar?
Uma mamadeira nova precisa ser esterilizada. Deixe de molho com água fervida, 20 ml de água sanitária e duas colheres de bicarbonato de sódio por 1h. Após o processo, lave bem com detergente e água.
Para as já utilizadas, como dito anteriormente, a higienização de mamadeiras é simples de fazer, basta ter os materiais necessários em mãos. Para a limpeza bem feita, utilize água fervida, um detergente e uma escova específica para esse uso — observando se as cerdas alcançam o fundo do recipiente.
Para esse método, deve-se colocar a mamadeira, o bico de silicone — essa técnica responde à pergunta de como limpar bico de mamadeira — e a chupeta em uma panela com água, colocando tudo para ferver. Deixe por 10 minutos e enxágue com água corrente.
Secar também é importante
Após o processo, lave com detergente e esfregue bem todos os cantos com a escova de cerdas macias para uma higienização de mamadeiras completa. Coloque as peças para secar naturalmente em cima de uma folha de papel toalha e em um local longe de poeira.
Tome cuidado para não secar em máquinas lava-louças com outros recipientes. Isso é importante porque nesses lugares pode haver micro-organismos que, mesmo não fazendo mal para os adultos, podem ser prejudiciais aos bebês.
Outros métodos de higienização
Existem outros métodos eficazes de limpeza, por isso vamos mostrar também como esterilizar mamadeira no micro-ondas. É bem simples: coloque tudo solto dentro de uma tigela de vidro com água e esquente no aparelho entre 6 e 8 minutos. Retire as peças e seque-as naturalmente, assim como no outro método.
Você pode repetir essa técnica durante a limpeza do dia a dia, mas faça após lavar em água corrente com o detergente e a escova. Saiba que nunca é demais ter cuidado com o bebê, e aqui podemos dar muitas dicas outras sobre os pequenos.
Existe também o esterilizador elétrico, que deve seguir as instruções de uso do manual do produto. Normalmente, o processo leva aproximadamente oito minutos, contando a limpeza e a secagem que a própria máquina faz. Eles podem desinfetar até seis mamadeiras e seus acessórios de uma só vez!
Com que frequência devo fazer a limpeza da mamadeira?
Algumas regras que devem seguidas são: sempre esterilizar antes de utilizar a mamadeira pela primeira vez e pelo menos uma higienização por dia no primeiro ano de vida da criança. É ideal para evitar o acúmulo de bactérias e restos de leite, por isso as dicas servem também para saber como limpar mamadeira com crosta de leite.
É recomendado ter de duas a três mamadeiras iguais para dar tempo de realizar todo o processo de higienização e esterilização. Após o primeiro ano do bebê, você pode esterilizar a mamadeira uma vez por semana, mantendo a limpeza sempre que a usar.
O motivo para sempre lavar bem e fazer a higienização de mamadeiras e dos outros acessórios imediatamente após a utilização é que, quando o leite ou a fórmula infantil ainda estão frescos, é mais fácil limpar do que depois que os líquidos secam. Se ainda tiver dúvidas sobre o processo, procure a orientação de um médico pediatra.
O Tenda Atacado ajuda a dar o melhor para o seu bebê!
Aprender a realizar uma correta higienização de mamadeiras indica que queremos sempre dar o melhor para os nossos filhos, não é mesmo? Ainda mais no período da vida em que estão mais suscetíveis a doenças e alergias. Por isso, nesse artigo você descobriu o passo a passo e as técnicas de limpeza adequada.
É possível aprender muito mais com a ajuda do Tenda Atacado. Temos diversas dicas e ofertas incríveis para os clientes no assunto de bebês, casa e muitos outros, disponíveis para você acessar quando quiser. É só nos procurar e conhecer!