Bioconcreto: o que é, como funciona e para que serve?
O setor de construção civil está em constante transformação, evoluindo com a tecnologia e as novas necessidades. Entre as inovações nesse setor está o bioconcreto, um material que tem se tornado mais popular devido às suas características.
A tendência é que esse material passe a ser cada vez mais usado, então vale a pena conhecê-lo. Além de entender seu conceito, é interessante compreender como o produto funciona e quais são seus benefícios. Na sequência, você vai descobrir o que é o bioconcreto e quais são suas principais características. Confira!
O que é o bioconcreto?
O bioconcreto é o nome dado a uma mistura entre o concreto convencional e uma cultura de bactérias específicas. Por causa dessas características, esse tipo de material também é chamado de concreto vivo.
Como você vai conferir, uma de suas principais funções é garantir maior proteção contra rachaduras e infiltrações. Isso é possível porque ele se regenera de forma natural.
Como funciona o bioconcreto?
Tão importante quanto compreender o que é bioconcreto é entender como ele funciona, certo? O primeiro passo é saber que as bactérias do tipo Bacillus pseudofirmus adicionadas ao concreto são incluídas na mistura em cápsulas biodegradáveis. É como se fosse um comprimido que se dissolve com o tempo.
Uma vez livres no concreto, as bactérias ajudam na regeneração do material conforme a necessidade. Isso é possível porque as cápsulas com bactérias têm um reagente que funciona na presença de água.
Com isso, se houver uma rachadura no concreto e a água entrar por ali, as bactérias vão agir e criar carbonato de cálcio, também conhecido como calcário. Esse produto servirá para fechar essas rachaduras.
Para entender melhor como funciona o bioconcreto, basta imaginar que as bactérias do bioconcreto agem como se estivessem dando pontos em um machucado. Elas produzem o calcário para fechar o espaço que se abriu, criando o que se parece com uma cicatriz na estrutura.
Quais as vantagens do bioconcreto?
O próximo passo para conhecer melhor o bioconcreto é entender quais vantagens ele oferece. Apesar de ter sido inventado apenas em 2015, ele já se mostrou bastante promissor. Veja quais são os pontos positivos!
Maior segurança
Nas construções de alvenaria, o bioconcreto é um dos elementos mais importantes para a resistência e estabilidade das estruturas. Por isso, é comum ficar atento ao notar rachaduras em uma casa ou prédio, certo?
Com o bioconcreto, esse problema é resolvido de forma automática. Como ele é um concreto que se regenera desde que a trinca não tenha mais de 8 milímetros de largura, as paredes e os pilares não ficam comprometidos.
Alta durabilidade
O concreto comum costuma sofrer com determinadas condições, como excesso de chuva, sol ou vento. O bioconcreto, por outro lado, apresenta uma durabilidade muito maior devido à sua composição.
De modo geral, as bactérias podem permanecer inativas por até 200 anos, segundo o inventor do material Henk Jonkers. Isso faz com que ele tenha uma durabilidade muito acima da média oferecida pela opção comum.
Rapidez de regeneração
Desde que a rachadura não supere a largura máxima, o bioconcreto é capaz de se regenerar de forma bastante rápida. Assim que as bactérias entram em contato com a água, elas já começam a produzir calcário.
Entre vinte dias e um mês, a rachadura que causava apreensão já estará fechada e segura novamente. O melhor é que essa regeneração acontece quantas vezes forem necessárias, já que novas bactérias se desenvolvem a cada ativação.
Viabilidade comercial
Uma invenção como essa pode dar a ideia de que só é utilizada nos laboratórios. Porém, a verdade é que esse produto já provou sua viabilidade econômica em diversos mercados.
Isso significa que ele pode ser fabricado e vendido por um preço que faz sentido para as características que entrega. Apesar de ser um pouco mais caro que o concreto comum, o bioconcreto tem um excelente custo-benefício.
Redução de custos de manutenção
A manutenção de imóveis está entre os maiores custos da construção civil ao longo dos anos. Quando o concreto convencional começa a apresentar rachaduras e infiltrações, por exemplo, é comum ter que fazer algumas manutenções longas e caras.
Já com o bioconcreto, isso não acontece. Quando não há infiltração, as bactérias ficam inativas e protegidas pelo concreto. Se os problemas surgirem, como você viu, elas podem ajudar a fechar quaisquer rachaduras.
Por conta disso, a manutenção fica muito mais fácil e barata. Além de não ser preciso gastar com obras, não será preciso comprar mais produtos de limpeza para lidar com o mofo causado por infiltrações, por exemplo.
Mais sustentabilidade
A busca por tornar a construção civil sustentável tem sido cada vez mais intensa. Afinal, precisamos cuidar bem dos recursos do planeta e reduzir nossos impactos para um futuro melhor.
Por causa de suas características, o bioconcreto é um grande aliado da sustentabilidade na construção civil. Isso ocorre porque ele é mais durável e exige menos manutenção e menos obras. Dessa forma, também há menos resíduos no meio ambiente.
Aprenda mais curiosidades no blog do Tenda!
Como você aprendeu, o bioconcreto é um material sustentável, tecnológico e que pode transformar a construção civil. No blog do Tenda Atacado, você confere muitas outras dicas e informações relevantes. O melhor é que você ainda pode comprar pelo site ou em uma de nossas lojas, aproveitando nossa variedade de produtos!