Por que ter um blog?

Quem aí nunca ouviu falar de um blog, não é mesmo? Seja indireta ou diretamente, o blog é sempre um ótimo portal para quem procura dicas e resenhas de produtos, ou até mesmo outros conteúdos mais sérios de determinados nichos que podem ser debatidos on-line. Pensando nisso, você já pensou por que ter um blog?
Não tão em alta como antigamente, o blog já foi um dos portais mais acessados por todo o tipo de público que desejava ter um espaço na internet. Hoje em dia, muitas empresas apostam nesse canal para que possam expor os produtos e os serviços que são comercializados por elas, o que acaba sendo um dos motivos do porquê ter um blog.
Afinal, o que é blog?
O primeiro ponto para entender o que é um blog: você precisa ter conhecimento sobre internet e técnicas de otimização de textos, que atualmente são facilmente encontradas em cursos on-line. A partir disso, basta ter o pré-requisito mínimo de estar disposto a conhecer sobre diferentes assuntos e a escrever sobre eles.
O blog é um site exclusivo ou parte de um site, frequentemente atualizado com assuntos diversos por meio de textos e imagens, que funcionam como um portal de troca de informações com os seus seguidores, os quais podem interagir com você por meio de fóruns e feedbacks.
Atualmente, há 5 tipos de blogs, podendo ser eles: pessoal, de nicho, de empresa, afiliado e reverso. Os conteúdos presentes nesses blogs, geralmente, são disponibilizados por meio de artigos, organizados por ordem cronológica ou em tópicos, aparecendo logo na primeira página do site.
Um portal de troca de experiências e histórias
Além da parte visual e prática, é preciso entender para que serve um blog, já que muitas empresas vêm utilizando essa ferramenta como uma grande estratégia de marketing. Porém, inicialmente, os blogs eram utilizados apenas por pessoas que gostavam de trocar informações de experiências e interesses pessoais.
Essa função ainda continua sendo compartilhada, como é o caso dos blogs pessoais. Já os blogs de empresa e afiliados estão vendo o blog como um um canal rápido de vendas de produtos, em que é possível converter a opinião de uma pessoa em venda.
No blog reverso ou reverso, os portais costumam ser administrados por mais de uma pessoa, que opta por trabalhar como freelancer, sendo cada uma delas responsável por um assunto. Sendo assim, fica extremamente vantajoso e lucrativo para as instituições, fortalecendo as vantagens e os motivos do porquê ter um blog.
No entanto, para criar um bom portal que irá converter o acesso dos clientes em vendas, é preciso ter um bom prestador de serviço que saiba como fazer um blog com o objetivo de atrair o público não só pelo conteúdo, mas também pela parte visual daquele espaço.
Porém, para quem dispensa esse tipo de serviço e deseja apenas postar artigos com opiniões de diversos assuntos sem que seja necessário nenhum comprometimento comercial, pode conseguir criar o seu próprio blog a partir de plataformas on-line, em que é preciso apenas inserir dados pessoais.
Por que ter um blog?
Afinal, por que ter um blog? Quando pensamos sobre isso, muitas vezes pode acabar nos passando pela cabeça que esse tipo de ferramenta é algo inutilizável, já que, hoje em dia, informações na internet não nos faltam.
No entanto, a importância do blog é justamente essa. Ao acessar aquele portal, a pessoa estará procurando conteúdos que tenham respostas úteis e a ajudem a tomar decisões. Por isso, um bom blog é aquele que oferece exatamente isso ao seu público.
Até porque fica extremamente mais fácil comprar algum produto ou procurar algum serviço bom quando já temos a referência de outras pessoas, baseadas em suas expectativas e experiências reais, não apenas de uma opinião predeterminada pela marca que vende tal produto.
Não há nada a perder!
Com a proporção que a internet tem nos dias atuais, uma das vantagens de ter um blog, além de ser de graça, é poder se tornar referência em determinado assunto e ainda poder desfrutar de benefícios financeiros, por meio de novos contatos e até publicidade de marcas.
Ou seja, você pode virar uma grande personalidade que influencia conteúdos para esses tipos de blogs, o que acaba gerando autonomia e autoridade no assunto.
Ainda falando sobre o ramo corporativo, o fato de ter um blog faz com que a marca seja notada com mais facilidade, o que é uma excelente sacada de marketing para quem deseja aumentar a visibilidade na internet, sem precisar de grandes investimentos.
Você conhece o Blog Tenda Atacado?
Agora que você já sabe o porquê de ter um blog, é hora de acessar o do Tenda para ter novas dicas e ideias na hora de fazer suas compras no Tenda Atacado. Porém, como já pensamos em tudo, em nosso site, você também pode encontrar artigos de diversos tipos de conteúdos para ajudá-lo com as escolhas e as atividades do dia a dia.
Matérias relacionadas

Pavê de prestígio: a sobremesa perfeita para qualquer ocasião

Rocambole de carne moída: uma opção saborosa e versátil para almoços e jantares
