Plataforma de e-commerce: saiba se vale a pena para seu negócio

Tenda, Postado em 22 de junho de 2022 | 3 min de leitura

Se você pensa em empreender, porém, no momento, não tem condições financeiras para abrir uma loja física, uma boa solução é utilizar uma plataforma de e-commerce. O serviço também é indicado caso você queira ampliar o alcance de um negócio já existente, mas não pretenda ter mais de um ponto comercial.

Antes de decidir se essa modalidade de vendas é interessante para o seu negócio, é importante ter em mente outros conceitos básicos, como, por exemplo, o que é e-commerce. Resumidamente, é o comércio eletrônico, via internet, por meio de aparelhos como computador, tablet e telefone celular.

Trata-se das lojas virtuais que você utiliza para fazer as compras. O site e o aplicativo de delivery do Tenda Atacado estão dentre os exemplos de e-commerce, pois, a partir deles, você pode adquirir milhares de produtos sem sair de casa.

O que é plataforma de e-commerce?

Se, como nós, do Tenda Atacado, você também pretende oferecer seus produtos pela internet, precisa saber o que é uma plataforma de e-commerce. Esse serviço é o sistema que hospeda a sua loja virtual na rede e oferece as ferramentas necessárias para seu pleno funcionamento.

Há diversas funcionalidades presentes numa plataforma de e-commerce, como setores de edição para incluir e classificar produtos, calcular preços e fretes, possibilitar o pagamento e fazer o controle de estoque.

Quando a plataforma de e-commerce é customizável, você também pode incluir outras funcionalidades e personalizar a aparência da sua loja virtual, aplicando a mesma estética que utiliza para o logotipo e para as embalagens da sua marca.

Benefícios de utilizar uma plataforma de e-commerce

Se você sabe como funciona o e-commerce e ainda não se convenceu a utilizar essa modalidade de negócio para sua empresa, conheça os principais benefícios de ter uma loja virtual para oferecer os seus produtos.

Mais vendas

Ao utilizar uma plataforma de e-commerce, você alcança mais compradores, afinal não se limita aos clientes que poderiam passar pela sua loja física e pode atingir qualquer pessoa que tenha acesso à internet.

Contato contínuo

A plataforma de e-commerce também é uma maneira de fidelizar esses clientes. A partir dela, você pode pedir cadastros e utilizar os dados de e-mail e telefone para comunicar futuras promoções, além de enviar enquetes para que eles possam avaliar seus produtos e seu atendimento.

Empreendedora olhando para a tela do notebook no escritório.

Conhecer melhor o cliente

Ao adquirir os serviços de uma plataforma de e-commerce, você tem acesso a diversas análises de dados, como tráfego do site, estatísticas de demandas de produtos e resultados de anúncios. Assim, conhece melhor o seu cliente e como deixá-lo cada vez mais satisfeito.

Demanda a qualquer hora

Você não precisa ficar em uma loja física durante oito horas por dia para atender os clientes. Com a utilização de uma plataforma de e-commerce, os clientes podem acessar e comprar os seus produtos a qualquer hora, mesmo de madrugada. Você pode produzir as mercadorias e organizar as entregas quando preferir.

Acesso por outros canais

As postagens nas redes sociais têm mais resultados quando há um link direto para seu catálogo de produtos, o que é proporcionado por uma plataforma de e-commerce. Você também pode anunciar as suas redes na loja virtual, promovendo uma maior integração entre os canais.

Como escolher a plataforma de e-commerce

Antes de promover a sua loja virtual, é importante escolher a melhor plataforma de e-commerce para seu negócio. Saiba como fazer essa pesquisa da forma correta a fim de obter os melhores resultados e de evitar prejuízos futuros.

Analise as opiniões dos clientes

A pesquisa mais fácil é perguntar a parentes e a amigos que já têm e-commerce se eles estão satisfeitos com o serviço que utilizam. Se você não conhece ninguém do ramo, procure as opiniões na Internet. Verifique o status da plataforma escolhida nos sites de reclamações de consumidores, além dos clientes atendidos.

O investimento é viável?

Se você ainda está no início de um pequeno negócio, não precisa investir na plataforma de e-commerce mais cara. Você pode adotar um serviço com menos funcionalidades ou até mesmo plataformas com busca única para vários produtos e lojistas. Busque algo mais completo depois de consolidar seu comércio.

Praticidade

Plataformas customizáveis são atraentes quando você tem alguns conhecimentos em web design ou pode contratar um especialista. Se há pouco dinheiro para investir, e você não tem muita familiaridade com os softwares, prefira as plataformas mais básicas e fáceis de usar.

Funcionalidades

Defina aquilo de que você precisa para sua loja e procure plataformas que podem atender a essas necessidades, como divisão de produtos em categorias, análise de dados, personalização, dentre outras funcionalidades. A plataforma de e-commerce deve se adaptar ao seu negócio, e não o contrário.

Empreenda com as dicas do Tenda Atacado!

Se você pretende empreender com a ajuda de uma plataforma de e-commerce, acompanhe sempre as dicas do nosso blog. Aqui, você conta com conteúdos práticos e atualizados para quem deseja abrir ou expandir um pequeno negócio de sucesso.

Se a ideia é procurar um bom fornecedor, aqui, no Tenda, oferecemos uma grande variedade de produtos a preço de atacado. Acesse o nosso site ou o nosso aplicativo de delivery para fazer as suas compras sem sair de casa!

 

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