Plataforma de e-commerce: descubra tudo sobre para implementar no seu negócio
Se você pensa em empreender, mas não tem condições financeiras para abrir uma loja física, uma boa solução é utilizar uma plataforma de e-commerce. O serviço também é indicado caso você queira ampliar o alcance de um negócio que já existe, mas não pretenda ter mais de um ponto comercial.
Antes de decidir se essa modalidade de vendas é interessante para o seu negócio, é importante ter em mente outros conceitos básicos, como, por exemplo, o que é e-commerce. Continue a leitura deste artigo do Dicas Tenda e saiba tudo sobre o assunto!
O que é e-commerce?
É importante saber o que é e como funciona o e-commerce antes de decidir se essa modalidade de vendas é interessante para o seu negócio. Resumidamente, é o comércio eletrônico, via Internet, por meio de aparelhos como computador, tablet e celular. Trata-se das lojas virtuais que você utiliza para fazer as compras.
Para isso, é necessário também saber o que é uma plataforma de e-commerce: é o sistema que hospeda a sua loja virtual na rede e oferece as ferramentas necessárias para seu pleno funcionamento.
Há diversas funcionalidades presentes em uma plataforma de e-commerce, como setores de edição para incluir e classificar produtos, calcular preços e fretes, possibilitar o pagamento e fazer o controle de estoque.
Quando a plataforma é customizável, você também pode incluir outras funcionalidades e modificar a aparência da sua loja virtual, aplicando a mesma estética que utiliza no logotipo e nas embalagens da sua marca.
Como escolher a plataforma de e-commerce para seu produto
Ao escolher a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio, é importante considerar vários fatores. Em primeiro lugar, é fundamental avaliar suas necessidades específicas e selecionar uma plataforma que as atenda.
Além disso, é importante considerar a facilidade de uso, a personalização, as integrações com sistemas de pagamento e o suporte ao cliente. É importante lembrar que não existe uma solução única para todos os negócios, pois cada plataforma tem suas próprias vantagens e desvantagens. Veja mais a seguir.
Opiniões dos clientes
A pesquisa mais fácil é perguntar a parentes e a amigos que já têm e-commerce se eles estão satisfeitos com o serviço que utilizam. Se você não conhece ninguém do ramo, procure as opiniões na Internet. Verifique o status da plataforma escolhida nos sites de reclamações de consumidores, além dos clientes atendidos.
Investimento
Se ainda está no início de um pequeno negócio, não precisa investir na plataforma de e-commerce mais cara. É possível adotar um serviço com menos funcionalidades ou até mesmo plataformas com busca única para vários produtos e lojistas. Busque algo mais completo depois de consolidar seu comércio.
Praticidade
Plataformas customizáveis são atraentes quando você tem alguns conhecimentos em web design ou pode contratar um especialista. Se há pouco dinheiro para investir, e você não tem muita familiaridade com os softwares, prefira as plataformas mais básicas e fáceis de usar.
Funcionalidades
Defina o que sua loja precisa e procure plataformas que atendam a essas necessidades, como divisão de produtos em categorias, análise de dados, personalização, dentre outras funcionalidades. A plataforma de e-commerce deve se adaptar ao seu negócio, e não o contrário.
Pesquise e experimente plataformas com teste grátis
Antes de escolher, é importante testá-la. Muitas plataformas oferecem períodos de teste gratuito, permitindo experimentar as funcionalidades e os recursos oferecidos. É fundamental aproveitar o máximo desse período para entender a usabilidade e os recursos disponibilizados.
Durante o período de teste da plataforma de e-commerce gratuita, é importante experimentar as funcionalidades de personalização, gerenciar o inventário e configurar métodos de pagamento. Além disso, é fundamental avaliar a sua facilidade de uso e a escalabilidade.
Benefícios de utilizar uma plataforma de e-commerce
Se você sabe como funciona o e-commerce e ainda não se convenceu a utilizar essa modalidade de negócio para sua empresa, conheça os principais benefícios de ter uma loja virtual para vender os seus produtos.
Mais vendas
Ao utilizar uma plataforma, você alcança mais compradores, afinal, não se limita aos clientes que poderiam passar pela loja física, podendo atingir qualquer pessoa que tenha acesso à Internet.
Contato contínuo
O e-commerce também é uma maneira de fidelizar esses clientes. A partir dele, você pode pedir cadastros e utilizar os dados de e-mail e telefone para comunicar futuras promoções, além de enviar enquetes para que eles possam avaliar seus produtos e seu atendimento.
Conhecer melhor o cliente
Ao adquirir os serviços de uma plataforma, você tem acesso a diversas análises de dados, como tráfego do site, estatísticas de demandas de produtos e resultados de anúncios. Assim, conhece melhor o seu cliente e sabe como deixá-lo cada vez mais satisfeito.
Demanda a qualquer hora
Você não precisa ficar em uma loja física durante 8 horas por dia para atender os clientes. Com a utilização de uma plataforma, eles podem acessar e comprar os produtos a qualquer hora, mesmo de madrugada. Você pode produzir as mercadorias e organizar as entregas quando preferir.
Acesso por outros canais
As postagens nas redes sociais têm mais resultados quando há um link direto para seu catálogo de produtos, o que é proporcionado por uma plataforma. Você também consegue anunciar as suas redes na loja virtual, promovendo maior integração entre os canais.
Transforme seu negócio com as dicas do Tenda Atacado!
Se pretende empreender com a ajuda de uma plataforma de e-commerce, acompanhe sempre as dicas do blog do Tenda Atacado. Aqui, você conta com conteúdos práticos e atualizados para quem deseja abrir ou expandir um pequeno negócio de sucesso.