Receitas

Como fazer molho de tomate caseiro

De origem italiana, o molho de tomate se tornou indispensável em receitas de massas. No entanto, a maioria das pessoas opta por comprar o molho pronto e deixa de lado o sabor que um molho feito em casa pode proporcionar. Para mudar isso, que tal aprender como fazer molho de tomate caseiro?

Escolha ideal para quem busca uma alimentação mais rica em nutrientes e saudável, o molho de tomate caseiro simples pode ser preparado com apenas três ingredientes: tomates, cebolas e óleo de oliva. Além dos benefícios à saúde, o molho natural tem um sabor único que fará diferença em suas receitas. 

A importância de preparar seu próprio molho de tomate caseiro

Mesmo que os tomates não sejam orgânicos, não hesite em aprender como fazer molho de tomate caseiro, pois, em molhos prontos, as receitas têm diferentes componentes químicos e agrotóxicos que podem ser prejudiciais ao coração e até causar alergias, se forem consumidos em excesso.  

Ao contrário dos molhos prontos, ao seguir uma receita de molho de tomate caseiro, você estará evitando o consumo de conservantes, corantes, aromatizantes, entre outros componentes. Além de ser mais nutritivo, você também estará melhorando o funcionamento do seu organismo. 

Inclusive, o molho de tomate caseiro é uma excelente fonte de vitaminas, fibras e minerais, facilitando a prevenção a doenças cardíacas e ao envelhecimento precoce. 

Separe o papel e a caneta, é hora da receita!

Para aprender como fazer molho de tomate caseiro, não tem segredo: é preciso apenas ter disposição e os ingredientes corretos para preparar esse molho saudável. Antes de anotar a receita, lembre-se que os temperos podem ser alterados de acordo com sua preferência. Sendo assim, você vai precisar de: 

  • 1 kg de tomate maduro;
  • 2 colheres de sopa de manjericão;
  • 12 colheres de sopa de azeite extravirgem;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 cebola picada em cubos;
  • sal a gosto.

Assim que tiver separado os ingredientes para o molho de tomate caseiro, tire as sementes dos tomates e os corte em cubos, amasse o alho, pique a cebola e o manjericão e separe um liquidificador ou um processador que você irá utilizar durante o preparo. Feito isso:

  • adicione o alho, a cebola e o azeite em uma panela e refogue até dourar;
  • em seguida, adicione os tomates e os refogue por cerca de 15 min até que eles desmanchem;
  • quando a mistura estiver no ponto, transfira a receita para o liquidificador ou o mixer e bata o seu molho.

A consistência final do molho deve ser de acordo com a sua preferência — veja se prefere mais líquido ou mais grosso e com pedaços. Para finalizar, adicione os temperos a gosto, como o sal e o manjericão, que deixam seu molho ainda mais saboroso.  

Meu molho ficou ácido, e agora?

Como sabemos, o tomate tem uma acidez natural que não é agradável para muitos paladares; por isso, nada melhor que preparar um molho de tomate caseiro com cenoura para ajudar a tirar esse gosto. Seguindo a mesma receita anterior, a cenoura será acrescentada no momento em que os ingredientes forem batidos. 

Ou seja, lave uma cenoura, em seguida pique-a com casca e transfira para o mixer ou o liquidificador. Isso ajudará a tirar toda a acidez do molho, assim como se for usada uma colher pequena de açúcar. Com essa dica, você pode ficar tranquilo na hora de servir seu molho em uma deliciosa massa ou pizza. 

Posso congelar meu molho de tomate caseiro?

Quando descobrimos como fazer molho de tomate caseiro é simples e deixa os alimentos ainda mais saborosos, nossa vontade é não usar outro. Porém, nem sempre temos o tempo e os ingredientes necessários para preparar nosso molho fresquinho. 

Pensando nisso, podemos preparar o molho de tomate caseiro para congelar. Ou seja, com praticamente a mesma receita, mas com uma maior quantidade, a porção rende mais para poder ser congelada e posteriormente usada em qualquer hora e refeição. Portanto, anote aí esta receita (que rende, em média, 6 recipientes de 200 g): 

  • 1,5 kg de tomate bem maduro;
  • 1 cebola média;
  • 1 dente médio de alho;
  • 1 pitada de açúcar;
  • sal e temperos a gosto.

Além dos ingredientes, você vai precisar de uma panela de pressão em que irá colocar os tomates picados em cubos com pele e sementes. Junto a eles, irão a cebola — também picada —, o alho, o sal e o açúcar. Deixe cozinhar por, em média, 15 min. 

Assim que tudo estiver cozido, transfira os tomates e os temperos para o liquidificador e bata até a consistência do molho ficar pastosa. Em seguida, o molho deve ser peneirado e cozido novamente por 15 min até que o molho engrosse. Assim que estiver em temperatura ambiente, separe o molho nos recipientes e os guarde no congelador. 

Receita escolhida, é hora de comprar os ingredientes do seu molho  no Tenda Atacado!

Agora que você sabe como fazer molho de tomate caseiro e quer colocar a receita em prática, é só fazer as compras dos ingredientes no Tenda Atacado. Com o melhor custo-benefício, tanto nas lojas presenciais como on-line, o Tenda oferece as melhores condições de pagamentos! 

vitoria

Recent Posts

O que é tijolo ecológico e quais são as vantagens de usá-lo na sua construção

Preservar o meio ambiente é a única forma de garantir um futuro melhor para as…

2 dias ago

Sustentabilidade em casa: 8 dicas para ser mais sustentável no seu lar

Sabia que pequenas ações do seu dia a dia podem gerar um grande impacto ambiental?…

2 dias ago

Temas de mesversário de bebê: confira 10 ideias originais

Ainda que, para algumas pessoas, comemorar mesversário de bebê não faça muito sentido, para muitos,…

3 dias ago

Pode passar talco na assadura do bebê? Descubra agora!

Você já se perguntou se pode passar talco na assadura do bebê? Essa situação tão…

4 dias ago

Como limpar o umbigo do bebê recém-nascido?

A chegada de um recém-nascido em casa é sempre um momento de muita alegria. No…

5 dias ago

Descubra a importância de investir em autocuidado

Quer ter uma vida mais leve, saudável e feliz? Investir no autocuidado é a melhor…

6 dias ago