O Dia do Cliente tem como objetivos homenagear os consumidores e nutrir o relacionamento da empresa com eles. Além de ser uma ótima data para fidelizar laços, ela é interessante para vender mais e aumentar o faturamento do caixa por longos dias.
Algumas das formas de as empresas se destacarem são oferecer brindes, criar descontos especiais, promoções e sorteios, além de aproveitar a data comemorativa para utilizar essas estratégias — uma ótima dica é permitir que as ações permaneçam durante todo o mês do cliente.
Sendo assim, planejar esta época com antecedência é muito importante. Por isso, neste artigo, separamos várias ideias que podem ajudar a alavancar as vendas por meio de ofertas irresistíveis.
Afinal, qual é o Dia do Cliente? A data é comemorada no Brasil em 15 de setembro. Foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário e especialista em Marketing e Recursos Humanos João Carlos Regos. Os propósitos eram homenagear clientes e fidelizá-los.
O empresário escreveu artigos defendendo essa ideia e os encaminhou para diversas câmaras de vereadores e assembleias legislativas de todo o país. O primeiro estado a oficializar o Dia do Cliente foi o Rio Grande do Sul, mas outros 14 estados também aprovaram a data.
Essa é uma incrível oportunidade para criar promoção do Dia do Cliente e outras estratégias capazes de estreitar o relacionamento com eles, vendendo mais. Inclusive, a data comemorativa não tem um público limitado, ela atinge todos os consumidores, de diferentes idades e gêneros.
Como 15 de setembro é o Dia do Cliente, a data funciona como um termômetro para a Black Friday, que acontece sempre em novembro. Criando as ações, é possível analisar métricas, repensar estratégias e consertar problemas em sites, aumentando o alcance para quando a Black Friday chegar.
Vale lembrar que as ideias para o Dia do Cliente devem focar o encantamento e a satisfação do consumidor. Quando criadas com um planejamento adequado, os clientes provavelmente ficarão envolvidos e desejarão comprar novamente, independentemente da época.
É importante criar um plano estratégico visando aproveitar o período da melhor maneira. Lembre-se de ter cuidados ao planejar suas ideias: você deve proteger sua empresa de possíveis erros. Não prometa, por exemplo, mais do que tem no estoque. Então, vale a pena deixar tudo o mais organizado possível.
Essa data comemorativa já faz parte do calendário dos consumidores, o que aumenta a busca por ofertas. Portanto, é importante criar campanhas de marketing segmentadas usando palavras-chave que vão melhorar o seu posicionamento no Google, como Dia do Cliente e desconto, por exemplo.
As campanhas de marketing devem acontecer em diferentes canais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail. Se possível, comece divulgando as ações do Dia do Cliente semanas antes do dia 15. Lembre-se de criar estratégias diferentes para aumentar o alcance e as conversões.
Muitas empresas focam apenas conteúdos de agradecimento. No entanto, é importante mostrar para o cliente que você valoriza essa parceria. Por isso, vá além e ofereça descontos, brindes e outras vantagens que deixarão o seu consumidor feliz.
Use sua base de dados a fim de desenvolver campanhas e promoções especiais para os consumidores no Dia do Cliente. Desse modo, você cria uma relação mais próxima e personalizada com aqueles que valorizam e confiam no seu trabalho.
Uma ótima ideia para o Dia do Cliente é o lançamento de produtos ou serviços novos. Assim, é possível aproveitar a visibilidade do período para divulgar as novidades e alavancar as vendas.
Itens de edições limitadas, produtos exclusivos e mimos para clientes antigos também são boas estratégias para quem busca uma campanha diferenciada. Entretanto, saiba que todos os tipos de ação exigem planejamento antecipado.
Essa é uma época na qual você deve inovar nas campanhas a partir de uma identidade visual forte. Pense em uma cor, em uma fonte e em um slogan somente para divulgar as ações que envolverão a comemoração. Dessa forma, sua campanha será marcada com mais intensidade na mente dos clientes e de possíveis consumidores.
Além da identidade visual, você também pode pensar em uma linguagem específica para despertar o desejo de compra e aquecer as vendas antes de o Dia do Cliente chegar. Não esqueça, também, de usar elementos decorativos na loja física (caso tenha) e de enviar os produtos em embalagens diferenciadas para celebrar a data.
Sua base de dados é essencial para personalizar ações durante o ano inteiro, principalmente em datas comemorativas como o Dia do Cliente. Existem diversas ferramentas que ajudam a analisar as vendas e os comportamentos dos clientes.
Dessa maneira, é possível identificar os que costumam comprar itens mais específicos e oferecer descontos exclusivos nesses produtos. Com isso, você consegue criar promoções personalizadas, que aumentam as chances de conversão.
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