Como os negócios podem se destacar no Dia do Cliente?

Tenda, Postado em 29 de julho de 2022 | 3 min de leitura
Casal rindo e segurando sacolas de compras no shopping.

O Dia do Cliente tem como objetivos homenagear os consumidores e nutrir o relacionamento da empresa com eles. Além de ser uma ótima data para fidelizar laços, ela é interessante para vender mais e aumentar o faturamento do caixa por longos dias.

Algumas das formas de as empresas se destacarem são oferecer brindes, criar descontos especiais, promoções e sorteios, além de aproveitar a data comemorativa para utilizar essas estratégias — uma ótima dica é permitir que as ações permaneçam durante todo o mês do cliente. 

Sendo assim, planejar esta época com antecedência é muito importante. Por isso, neste artigo, separamos várias ideias que podem ajudar a alavancar as vendas por meio de ofertas irresistíveis.

Quando é o dia do cliente e como ele surgiu?

Afinal, qual é o Dia do Cliente? A data é comemorada no Brasil em 15 de setembro. Foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário e especialista em Marketing e Recursos Humanos João Carlos Regos. Os propósitos eram homenagear clientes e fidelizá-los.

O empresário escreveu artigos defendendo essa ideia e os encaminhou para diversas câmaras de vereadores e assembleias legislativas de todo o país. O primeiro estado a oficializar o Dia do Cliente foi o Rio Grande do Sul, mas outros 14 estados também aprovaram a data.

Motivos para comemorar o Dia do Cliente

Essa é uma incrível oportunidade para criar promoção do Dia do Cliente e outras estratégias capazes de estreitar o relacionamento com eles, vendendo mais. Inclusive, a data comemorativa não tem um público limitado, ela atinge todos os consumidores, de diferentes idades e gêneros.

Como 15 de setembro é o Dia do Cliente, a data funciona como um termômetro para a Black Friday, que acontece sempre em novembro. Criando as ações, é possível analisar métricas, repensar estratégias e consertar problemas em sites, aumentando o alcance para quando a Black Friday chegar.

Vale lembrar que as ideias para o Dia do Cliente devem focar o encantamento e a satisfação do consumidor. Quando criadas com um planejamento adequado, os clientes provavelmente ficarão envolvidos e desejarão comprar novamente, independentemente da época.

Estratégias para aproveitar o Dia do Cliente e aumentar as vendas

É importante criar um plano estratégico visando aproveitar o período da melhor maneira. Lembre-se de ter cuidados ao planejar suas ideias: você deve proteger sua empresa de possíveis erros. Não prometa, por exemplo, mais do que tem no estoque. Então, vale a pena deixar tudo o mais organizado possível.

Crie campanhas de marketing

Essa data comemorativa já faz parte do calendário dos consumidores, o que aumenta a busca por ofertas. Portanto, é importante criar campanhas de marketing segmentadas usando palavras-chave que vão melhorar o seu posicionamento no Google, como Dia do Cliente e desconto, por exemplo.

As campanhas de marketing devem acontecer em diferentes canais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail. Se possível, comece divulgando as ações do Dia do Cliente semanas antes do dia 15. Lembre-se de criar estratégias diferentes para aumentar o alcance e as conversões

Casal olhando um produto com embalagem plástica no corredor do supermercado.

Crie descontos e promoções

Muitas empresas focam apenas conteúdos de agradecimento. No entanto, é importante mostrar para o cliente que você valoriza essa parceria. Por isso, vá além e ofereça descontos, brindes e outras vantagens que deixarão o seu consumidor feliz.

Use sua base de dados a fim de desenvolver campanhas e promoções especiais para os consumidores no Dia do Cliente. Desse modo, você cria uma relação mais próxima e personalizada com aqueles que valorizam e confiam no seu trabalho.

Lance produtos novos

Uma ótima ideia para o Dia do Cliente é o lançamento de produtos ou serviços novos. Assim, é possível aproveitar a visibilidade do período para divulgar as novidades e alavancar as vendas. 

Itens de edições limitadas, produtos exclusivos e mimos para clientes antigos também são boas estratégias para quem busca uma campanha diferenciada. Entretanto, saiba que todos os tipos de ação exigem planejamento antecipado.

Crie uma identidade visual específica para a data

Essa é uma época na qual você deve inovar nas campanhas a partir de uma identidade visual forte. Pense em uma cor, em uma fonte e em um slogan somente para divulgar as ações que envolverão a comemoração. Dessa forma, sua campanha será marcada com mais intensidade na mente dos clientes e de possíveis consumidores.

Além da identidade visual, você também pode pensar em uma linguagem específica para despertar o desejo de compra e aquecer as vendas antes de o Dia do Cliente chegar. Não esqueça, também, de usar elementos decorativos na loja física (caso tenha) e de enviar os produtos em embalagens diferenciadas para celebrar a data.

Faça ações personalizadas para cada perfil de cliente

Sua base de dados é essencial para personalizar ações durante o ano inteiro, principalmente em datas comemorativas como o Dia do Cliente. Existem diversas ferramentas que ajudam a analisar as vendas e os comportamentos dos clientes. 

Dessa maneira, é possível identificar os que costumam comprar itens mais específicos e oferecer descontos exclusivos nesses produtos. Com isso, você consegue criar promoções personalizadas, que aumentam as chances de conversão.

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