O Dia do Cliente é importante para o comércio: veja como se destacar

Tenda, Postado em 21 de setembro de 2021 | 3 min de leitura
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O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro e tem como objetivo homenagear os clientes e aquecer as vendas. Nos últimos anos, a data foi impulsionada pela Semana do Brasil — conhecida como Black Friday brasileira — que acontece no mesmo mês.

Segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner, o e-commerce brasileiro alcançou um faturamento de 5,3 bilhões no Dia do Cliente e na Semana do Brasil em 2020, representando uma alta de 65% em relação ao ano anterior.

Os dados mostram que essas datas estão ganhando relevância no Brasil. Afinal, os consumidores conseguem fazer um planejamento financeiro e aproveitar para investir diante de boas oportunidades. A seguir, veja como aproveitar, deixar o cliente satisfeito e aumentar as vendas.

Como surgiu o Dia do Cliente?

A data foi criada em 2003, no Rio Grande do Sul, pelo empresário João Carlos Regos. O especialista em Marketing e Recursos Humanos teve a ideia de criar um dia para homenagear os clientes, assim, seria possível desenvolver uma relação mais próxima e fidelizá-los.

João Carlos Rego escreveu artigos defendendo essa ideia e os encaminhou para diversas câmaras de vereadores e assembleias legislativas em todo o país. O primeiro estado a oficializar o Dia do Cliente foi o Rio Grande do Sul, mas outros 14 estados também aprovaram a data comemorativa.

Motivos para comemorar o Dia do Cliente

Os empreendedores sabem que todo dia é dedicado aos consumidores. Entretanto, a data comemorativa é uma oportunidade de criar estratégias de vendas e estreitar o relacionamento com eles. Afinal, ela contempla todos os setores e não tem um público limitado, como o Dia das Mães ou o Dia das Crianças.

Além disso, a data funciona como um termômetro para a Black Friday. É possível analisar as métricas, repensar estratégias e consertar problemas em sites, aumentando o alcance na próxima data comemorativa.

Dia do Cliente

O excesso de visitas pode derrubar o site ou deixá-lo lento, por exemplo. Isso faz toda a diferença na experiência do cliente e impacta diretamente nas vendas. Caso as páginas caiam no Dia do Consumidor, ele dificilmente vai aguentar a demanda na Black Friday. Então, aproveite para ajustá-lo e evite prejuízos.

Estratégias para aproveitar a data

As primeiras semanas de setembro são intensas por causa da Semana do Brasil e do Dia do Cliente. Por isso, é importante criar um plano estratégico para aproveitar o período da melhor maneira. Confira abaixo algumas dicas.

Campanhas de marketing

Essa data comemorativa já faz parte do calendário dos consumidores, o que aumenta a busca por ofertas. Portanto, é importante criar campanhas de marketing segmentadas usando palavras-chave — como promoção do dia do cliente — que vão melhorar o seu posicionamento no Google.

As campanhas de marketing devem acontecer em diferentes canais, como redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mail. Lembre-se de criar estratégias diferentes para aumentar o alcance e as conversões.

Fidelização dos clientes

No Dia do Cliente, foque nele. Use sua base de dados para desenvolver campanhas e promoções especiais para os consumidores fiéis. Desse modo, você cria uma relação mais próxima e personalizada com aqueles que valorizam e confiam no seu trabalho.

Muitas empresas focam apenas em conteúdos de agradecimento. No entanto, é importante mostrar para o cliente que você valoriza essa parceria. Por isso, vá além e ofereça descontos, brindes e outras vantagens que vão deixar o seu cliente feliz.

Lançamento de produtos

Você já pensou em lançar produtos e serviços durante a data comemorativa? Assim, é possível aproveitar a visibilidade do período para divulgar as novidades e alavancar as vendas. 

Itens de edições limitadas, produtos exclusivos e mimos para clientes antigos também são boas estratégias para quem busca uma campanha diferenciada. Entretanto, saiba que esse tipo de ação exige planejamento antecipado.

Ações personalizadas para cada perfil de cliente

Existem diversas ferramentas que ajudam a analisar as vendas e os comportamentos dos clientes. Essa base de dados é essencial para personalizar ações durante o ano inteiro, principalmente em datas comemorativas.

Dessa forma, é possível identificar os clientes que costumam comprar itens de papelaria e oferecer descontos exclusivos nos produtos desse setor, por exemplo. Assim, você consegue criar promoções personalizadas que aumentam as chances de conversão.

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