Bem-estar

O que você precisa saber sobre nutrição corporal?

Não dá para falar de saúde sem mencionar a importância da nutrição corporal, afinal ambas caminham juntas. Mais do que seguir dietas, precisamos ter uma alimentação equilibrada que garanta o bom funcionamento do nosso organismo e uma vida saudável.

Para manter bons hábitos e cuidados com o corpo, é necessário ingerir certa quantidade e variedade de nutrientes essenciais: carboidratos, lipídios, proteínas, água, vitaminas e minerais. Quer saber mais sobre eles? Continue com a gente, pois vamos explicar!

Nutrientes essenciais

Os nutrientes essenciais para o corpo humano são substâncias que não podemos produzir por nós mesmos, mas das quais necessitamos diariamente, por isso precisamos adquiri-las por meio da alimentação. 

Ao ingerir qualquer comida, nós a quebramos em partículas menores no processo de digestão para facilitar a absorção e, assim, extrair os nutrientes de que o corpo precisa para ter um bom funcionamento. 

Os nutrientes essenciais são divididos em duas categorias: macronutrientes e micronutrientes. O primeiro grupo é composto por aqueles que temos de consumir em grande quantidade, encontrados de forma abundante nos alimentos. Nessa categoria se enquadram carboidratos, lipídios, proteínas e água.

Já o segundo grupo, onde se encontram as vitaminas e os minerais, são requeridos em menor medida. Porém, não devemos desprezá-los, pois a falta deles pode causar disfunções sérias, e somente com eles podemos ter uma alimentação balanceada

Logo, para garantir uma nutrição corporal adequada, é indispensável saber como ter uma alimentação saudável, o que consiste em optar por uma dieta balanceada que proveja todos os nutrientes de que o seu corpo precisa.

Carboidratos

Os carboidratos fazem parte do grupo de macronutrientes, portanto precisamos ingeri-los em grandes porções por dia. Afinal, são a nossa primeira fonte de energia. 

Carboidratos são transformados em açúcares ou amido, fontes energéticas fundamentais para o funcionamento das células, especialmente as cerebrais. Eles são o combustível que fazem os nossos órgãos, como o cérebro, e os músculos funcionarem. 

Dietas que excluem os carboidratos resultam em falta de energia para qualquer atividade física e mental. Alimentos ricos em carboidratos são: pão, massa, mel, açúcar, mandioca, batata, batata-doce, mandioquinha, aveia, quinoa, arroz, farinhas, milho, frutas e geleias. 

Lipídios

Lipídios são as gorduras, e se engana quem acredita que não precisamos delas. O excesso traz prejuízos para a saúde, mas também não podemos abandoná-las completamente, pois precisamos de certa quantidade para sobreviver. 

As gorduras são responsáveis por proteger os órgãos, dissolver algumas vitaminas, pela membrana das células, construção de hormônios, preservam o calor corpóreo, auxiliam no sistema imunológico e ainda têm importante atuação como reservas energéticas.

Alimentos ricos em lipídios podem e devem ser consumidos moderadamente para manter a nutrição corporal adequada. São eles: óleos, azeite, manteigas, castanhas, nozes, amendoim, abacate e sementes oleaginosas. 

Proteínas

Estas substâncias fazem parte da composição de tecidos, como unhas, cabelos, ossos e músculos, e da composição de enzimas e hormônios. Além disso, desempenham outros papéis, como no sistema imunológico, na síntese de vitaminas e na comunicação celular.

As proteínas estão fortemente presentes em alimentos de origem animal, ou seja, carne, aves, peixes, ovos, laticínios e derivados. No entanto, também marcam presença em alguns legumes, como feijão, lentilha, ervilha, nozes e amêndoas.

Água

A água é o líquido vital para o ser humano e a nutrição corporal. Podemos consumi-la na forma pura e complementar com a alimentação, pois quase todos os alimentos possuem certa quantidade de água, principalmente frutas como melancia, melão, abacaxi e morango. 

Especialistas recomendam cerca de 2 litros de água por dia, mas nutricionistas apontam que essa quantidade varia de acordo com uma série de fatores, como a quantidade de atividade física que fazemos, o clima de onde moramos, condições físicas, entre outros. Por isso, um médico pode orientar de forma mais precisa.

Vitaminas

As vitaminas são micronutrientes que podem ser hidrossolúveis, que são as que se dissolvem em água (A, D, E e K), ou lipossolúveis, dissolvidas em lipídios (C e complexo B).

Elas são imprescindíveis para o funcionamento do organismo, pois atuam em processos metabólicos. A melhor forma de obtê-las é investindo em uma alimentação equilibrada, sem recorrer a suplementos vitamínicos. 

Aposte em frutas, especialmente as cítricas, e legumes/vegetais como cenoura, folhas verdes e ervilhas. Laticínios, gema de ovo, amendoim, cereais e abacate também são opções cheias de vitaminas.

Minerais

Minerais são elementos inorgânicos; isso significa que não são produzidos por nenhum organismo vivo, somente pelo solo. Para adquiri-los, precisamos nos alimentar de vegetais, que os absorvem do solo pelas raízes, ou por alimentos de origem animal, que se alimentam de vegetais. 

Esses compostos desempenham diversas funções básicas, como a contração de músculos ou a condução de impulsos nervosos. Entre os principais podemos citar ferro, cálcio, potássio, magnésio, fósforo, sódio, iodo e zinco.

Você pode encontrá-los em carnes vermelhas, aves, frutos do mar, algas, vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, em sementes e grãos, como feijão, soja e quinoa. 

Alimentação saudável

Qual é a importância dos nutrientes para o corpo humano? Toda! Eles são essenciais e estão presentes em uma alimentação balanceada, o que mantém o corpo saudável. 

Não se esqueça: cada nutriente, seja macro ou micro, desempenha funções específicas no organismo, por isso não adianta seguir uma dieta que exclua ou abuse de um ou outro.

Você pode consultar um nutricionista para elaborar um plano alimentar que se adeque às suas condições. Mas aqui vão duas dicas importantes que você pode aplicar já.

Primeiramente, não existe um alimento que contenha todos os nutrientes de que precisamos, por isso uma alimentação saudável é uma alimentação que seja variada.

A segunda dica é: para garantir a nutrição corporal, você pode investir em um prato colorido. Se na sua mesa estiverem presentes alimentos de diferentes cores ao mesmo tempo, isso significa que você está ingerindo nutrientes diversificados.

Adquira alimentos diversificados e saudáveis no Tenda!

Agora que você sabe um pouco mais sobre a nutrição corporal, por que não investe um tempo para navegar no Tenda Atacado? Aqui você encontra tudo de que precisa para criar uma alimentação balanceada. 

vitoria

Recent Posts

Festa junina sustentável: dicas para um evento diferente

Fazer uma festa junina sustentável pode ser mais simples do que parece. Com criatividade e…

1 dia ago

Dente de bebê nascendo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Enquanto há dente de bebê nascendo, é comum que os pequenos fiquem irritados e sintam…

2 dias ago

Entenda os cuidados necessários para quando visitar recém-nascido

Saber quando visitar recém-nascido e os cuidados apropriados é essencial para garantir o bem-estar do…

3 dias ago

Confiras os cuidados necessários com o bebê na piscina

A hora da diversão com o bebê na piscina gera muitas dúvidas, ainda mais em…

4 dias ago

Confira 6 dicas para fazer uma limpeza de pele em casa

Realizar uma boa limpeza de pele em casa ajuda a realçar sua beleza natural e…

5 dias ago

Conheça alimentos com ômega 3 para uma alimentação saudável

Os alimentos com ômega 3 são essenciais para uma alimentação saudável e balanceada. Por isso,…

1 semana ago