Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo cultural? Nós do Tenda Atacado, preparamos este conteúdo especial para explicar o que é, como funciona e como isso pode ser lucrativo para você. Confira!
O empreendimento cultural é a transformação de grupos de dança, teatro, música e artistas em negócios, seguindo o modelo tradicional de empresa. O diferencial dessa ideia é o foco na inovação e no desenvolvimento, unindo diversão, lazer e rentabilidade.
É muito comum que as pessoas se questionem sobre quando o empreendedorismo cultural surgiu no Brasil. Porém, não existe ao certo uma data específica sobre isso, mas é de conhecimento comum que os primeiros empreendedores culturais do país surgiram devido a necessidades financeiras e informalmente.
Com o passar dos anos houve a necessidade de regularizar essa profissão. Desse modo, surgiu a qualificação dos quatro tipos de empreendedorismo cultural. Confira quais são eles a seguir:
As pessoas periféricas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica buscaram uma fonte de renda pela arte. Entre elas, fazendo apresentações ou organizando eventos que lhes rendessem algum lucro, mesmo que baixo.
Nesses casos, devido à insegurança e à instabilidade financeira desse serviço, quando surge a opção de um emprego formal, o empreendedorismo cultural é deixado em segundo plano.
Totalmente diferente do anterior, o grupo de empreendedorismo cultural por disposição, costuma ser formado por pessoas da classe média que tiveram acesso a uma educação de qualidade. Na maioria dos casos, são pessoas que possuem formação superior e costumam trabalhar com projetos a curto prazo.
O grupo de empreendedorismo cultural por opção é formado exclusivamente por empresas ou indivíduos que visam apenas o lucro, com a prestação de serviços e organização de eventos, como festivais de música. Nesse caso, as celebrações são vistas como opções de investimentos.
Por último, temos o grupo formado por aqueles que, como o próprio nome sugere, possuem vocação para criar a arte. São artistas, músicos e dançarinos já consolidados, que se destacaram muito cedo. É comum que esses indivíduos assumam outras responsabilidades, por exemplo, um ator que se torna diretor.
Assim como em todas as profissões, se tornar um empreendedor cultural requer muito estudo e dedicação. Por se tratar de um tipo de negócio que envolve diretamente o público, também é necessário conhecer pessoas do meio e criar sua própria rede de contatos, o chamado networking. Confira algumas dicas:
O primeiro passo é definir com qual área você possui mais afinidade e quer trabalhar, na música, na dança, no teatro, no circo ou na organização de grandes festas. Como alguns nichos são parecidos, é possível transitar entre eles e isso pode agregar ainda mais conhecimento.
O segundo passo para se tornar um profissional é investir no conhecimento, mas não só sobre como funcionam os eventos culturais. É muito importante ter noções básicas de administração e gerenciamento financeiro. Nesse momento, a internet vai se tornar uma grande aliada em seus estudos.
Em seguida, é muito importante conhecer o seu público. Por isso, é indispensável frequentar os locais que oferecem aquilo que você pretende trabalhar. Também é necessário considerar a opinião das pessoas, afinal, elas vão ser seus clientes e o intuito é proporcionar algo que seja agradável para elas.
Agora que já aprendeu mais sobre a cultura empreendedora e já sabe por onde começar, preparamos algumas sugestões que você pode colocar em prática e começar o seu empreendimento o quanto antes. O melhor de tudo: com objetos que você já tem em casa.
As épocas comemorativas podem se tornar bastante lucrativas se você souber aproveitar. Que tal organizar a próxima festa junina do seu bairro? Ela pode ser feita na rua, em uma quadra, no condomínio, na garagem da sua casa e até mesmo em escolas. Contudo, é importante sempre estar atento quanto às leis municipais e do silêncio.
Se você conhece algum músico ou banda que possua disponibilidade para apresentações, intermediar a contratação deles com algum estabelecimento é uma excelente oportunidade para começar. As redes sociais são uma opção de ferramenta tanto para procurar locais e fazer contato quanto para divulgar o serviço.
Outra dica é que, atualmente, as redes sociais deixaram de ser apenas um lugar para troca de mensagens, elas se tornaram uma vitrine. Seja qual for o ramo escolhido, mantenha sempre o seu perfil ativo e organizado e faça atualizações com fotos e vídeos. Desse modo, você aumenta ainda mais sua captação e a sua rede de contatos.
Gostou de saber o que é empreendedorismo cultural? Então continue acompanhando nosso blog. Por aqui estamos sempre trazendo conteúdos especiais para que você seja um empreendedor de sucesso!
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