Saiba o que é empreendedorismo cultural

Tenda, Postado em 18 de novembro de 2022 | 3 min de leitura
Produtor musical no estúdio.

Você já ouviu falar sobre o empreendedorismo cultural? Nós do Tenda Atacado, preparamos este conteúdo especial para explicar o que é, como funciona e como isso pode ser lucrativo para você. Confira!

O que é o empreendedorismo cultural?

O empreendimento cultural é a transformação de grupos de dança, teatro, música e artistas em negócios, seguindo o modelo tradicional de empresa. O diferencial dessa ideia é o foco na inovação e no desenvolvimento, unindo diversão, lazer e rentabilidade.

Quando surgiu no Brasil?

É muito comum que as pessoas se questionem sobre quando o empreendedorismo cultural surgiu no Brasil. Porém, não existe ao certo uma data específica sobre isso, mas é de conhecimento comum que os primeiros empreendedores culturais do país surgiram devido a necessidades financeiras e informalmente.

Quais são os tipos de empreendedorismo cultural?

Com o passar dos anos houve a necessidade de regularizar essa profissão. Desse modo, surgiu a qualificação dos quatro tipos de empreendedorismo cultural. Confira quais são eles a seguir:

  • por necessidade;
  • por disposição;
  • por opção;
  • por vocação.

Necessidade

As pessoas periféricas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica buscaram uma fonte de renda pela arte. Entre elas, fazendo apresentações ou organizando eventos que lhes rendessem algum lucro, mesmo que baixo.

Nesses casos, devido à insegurança e à instabilidade financeira desse serviço, quando surge a opção de um emprego formal, o empreendedorismo cultural é deixado em segundo plano.

Disposição

Totalmente diferente do anterior, o grupo de empreendedorismo cultural por disposição, costuma ser formado por pessoas da classe média que tiveram acesso a uma educação de qualidade. Na maioria dos casos, são pessoas que possuem formação superior e costumam trabalhar com projetos a curto prazo.

Opção

O grupo de empreendedorismo cultural por opção é formado exclusivamente por empresas ou indivíduos que visam apenas o lucro, com a prestação de serviços e organização de eventos, como festivais de música. Nesse caso, as celebrações são vistas como opções de investimentos.

Vocação

Por último, temos o grupo formado por aqueles que, como o próprio nome sugere, possuem vocação para criar a arte. São artistas, músicos e dançarinos já consolidados, que se destacaram muito cedo. É comum que esses indivíduos assumam outras responsabilidades, por exemplo, um ator que se torna diretor.

Claquete de teatro com os atores ao fundo.

Como se tornar um empreendedor cultural?

Assim como em todas as profissões, se tornar um empreendedor cultural requer muito estudo e dedicação. Por se tratar de um tipo de negócio que envolve diretamente o público, também é necessário conhecer pessoas do meio e criar sua própria rede de contatos, o chamado networking. Confira algumas dicas:

Por onde começar?

O primeiro passo é definir com qual área você possui mais afinidade e quer trabalhar, na música, na dança, no teatro, no circo ou na organização de grandes festas. Como alguns nichos são parecidos, é possível transitar entre eles e isso pode agregar ainda mais conhecimento.

O segundo passo para se tornar um profissional é investir no conhecimento, mas não só sobre como funcionam os eventos culturais. É muito importante ter noções básicas de administração e gerenciamento financeiro. Nesse momento, a internet vai se tornar uma grande aliada em seus estudos.

Em seguida, é muito importante conhecer o seu público. Por isso, é indispensável frequentar os locais que oferecem aquilo que você pretende trabalhar. Também é necessário considerar a opinião das pessoas, afinal, elas vão ser seus clientes e o intuito é proporcionar algo que seja agradável para elas.

Ideias para começar o seu negócio cultural

Agora que já aprendeu mais sobre a cultura empreendedora e já sabe por onde começar, preparamos algumas sugestões que você pode colocar em prática e começar o seu empreendimento o quanto antes. O melhor de tudo: com objetos que você já tem em casa.

As épocas comemorativas podem se tornar bastante lucrativas se você souber aproveitar. Que tal organizar a próxima festa junina do seu bairro? Ela pode ser feita na rua, em uma quadra, no condomínio, na garagem da sua casa e até mesmo em escolas. Contudo, é importante sempre estar atento quanto às leis municipais e do silêncio.

Se você conhece algum músico ou banda que possua disponibilidade para apresentações, intermediar a contratação deles com algum estabelecimento é uma excelente oportunidade para começar. As redes sociais são uma opção de ferramenta tanto para procurar locais e fazer contato quanto para divulgar o serviço.

Outra dica é que, atualmente, as redes sociais deixaram de ser apenas um lugar para troca de mensagens, elas se tornaram uma vitrine. Seja qual for o ramo escolhido, mantenha sempre o seu perfil ativo e organizado e faça atualizações com fotos e vídeos. Desse modo, você aumenta ainda mais sua captação e a sua rede de contatos.

Dicas de empreendedorismo é com o Tenda Atacado!

Gostou de saber o que é empreendedorismo cultural? Então continue acompanhando nosso blog. Por aqui estamos sempre trazendo conteúdos especiais para que você seja um empreendedor de sucesso!

Além das dicas sobre empreendedorismo cultural, aproveite para fazer suas compras no Tenda Atacado. Aqui, você encontra todos os ingredientes para fazer aquela receita especial para a família. Faça suas compras pelo nosso site ou pelo APP e garanta preços especiais. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP