6 dicas incríveis de decoração com quadros

Tenda, Postado em 23 de março de 2022 | 3 min de leitura

O que torna um ambiente agradável e aconchegante? Decorar um espaço pode não ser uma missão fácil, mas está longe de ser impossível. Por isso, separamos seis dicas de como aprimorar a sua decoração com quadros.

Estes itens são ótimos para dar uma renovada ou trazer personalidade ao lugar sem precisar de muito trabalho. Portanto, utilizar quadros para decoração é uma opção viável e acessível que pode adicionar estilo a qualquer cômodo da casa.

Tenha o seu estilo definido

Antes de começar de fato a decoração com quadros na parede, é importante ter seu estilo bem definido. Seja você mesmo o responsável por essa tarefa ou um profissional de design de interiores, é preciso que o que você espera já esteja traçado. Isso aumenta as chances de sucesso. 

Coloque no papel quais são as suas preferências, se gosta do que é mais clássico ou mais moderno, se aprecia um tema especificamente, se prefere desenhos ou fotografias reais. 

Também é interessante identificar o estilo que predomina na sua casa. Alguns aspectos devem fazer parte do seu planejamento, e isso inclui analisar se as paredes têm uma cor neutra, se há uma cor principal no ambiente em que você quer fazer a decoração com quadros e quais paredes estão disponíveis.

Ter o estilo definido ajuda muito na decoração com quadros para sala ou para qualquer outro cômodo. Pode haver variação entre ambientes também; por exemplo, o quarto e a cozinha, ou o corredor e a escada, podem ter tonalidades e características bem diferentes sem que existam interferências.

Defina a função dos quadros

Outro ponto a ser estabelecido no planejamento para a decoração com quadros é a função desempenhada por eles naquele ambiente. Estão ali para cobrir falhas na parede, para colocar a sua personalidade ou para passar tranquilidade ou algum sentimento específico? Responder a essas perguntas ajudará nas escolhas futuras.

Altura dos quadros

A altura para pendurar quadros pode variar bastante de acordo com o seu gosto e a disposição dos móveis. Porém, especialistas da área indicam que o ideal é 1,60 metro de altura, pois assim a maioria das pessoas consegue apreciar sem fazer um grande esforço. 

Composição de quadros

Uma das ideias de decoração com quadros que mais estão fazendo sucesso é criar composições. É claro que você pode escolher um quadro que tenha tamanho e beleza significativos, mas conjuntos trazem um charme a mais, além de permitirem que você brinque um pouco com as opções. Aqui vão algumas delas:

Duplas ou trios

Se você é mais minimalista, a sua decoração com quadros pode ser uma pequena composição. Duplas ou trios de quadros do mesmo tamanho dão um ar de plenitude para o ambiente. Isso, porque você pode colocar imagens que se completam ou bem parecidas, como se formassem um pequeno quebra-cabeça ou uma única imagem.

sala com parede de tijolos e dois quadros pretos com amarelo.

Tamanhos diferentes

Apostar em tamanhos diferentes é muito interessante. Você pode combinar quadros de medidas diversificadas, como um maior no centro de outros menores ao redor, ou ao contrário. Outra opção é escolher dois ou três para serem os elementos de maior destaque e preencher o espaço entre eles com quadros de diversas medidas.

Formato de quadrado ou retângulo

Uma boa ideia para decoração com quadros é fazer uma composição que forme o contorno de um quadrado ou um retângulo. Assim, ainda que eles tenham tamanhos diferentes, se unem em um conjunto uniforme.

Aqui você pode variar não só nas medidas, mas também nas molduras. Elas não precisam ser todas iguais, podem ser de traços e de formas diferentes; basta que ornem umas com as outras. Isso significa combinar de alguma maneira, como ter a mesma cor, por exemplo.

Simétricos

Quem preza por uma decoração simétrica pode fazer isso com os quadros também. Estampas de figuras geométricas dão um ar moderno e organizado para o ambiente, assim como pendurar os quadros na mesma altura de paredes opostas.

Paleta de cores 

Se você gosta de cores, mas tem receio de não saber combiná-las, opte por paletas de cores. Você pode usar quadros que tenham várias tonalidades de uma mesma cor ou pesquisar paletas de cores que combinam entre si, desde o preto e o branco até as cores vivas.

Elemento em comum

Essa vai para quem gosta de misturar estilos. Você pode fazer uma composição de quadros com uma mistura estilos, paisagens, desenhos e até mesmo fotografias que mostrem a sua personalidade.

Isso desde que haja um elemento em comum entre os itens. Pode ser uma cor, como um toque de vermelho ou azul em todos os quadros, ou um tema, como carros ou natureza.

Teste com moldes de papel

Outra das nossas dicas de decoração com quadros é fazer um teste antes de pendurar os quadros de fato. Você pode fazer isso ao medir os itens escolhidos, fazer moldes de papel do mesmo tamanho e posicionar nos lugares em que pretende colocar os quadros.

Essa é uma maneira de pôr em prática as suas ideias e avaliar se realmente gosta delas. A estratégia serve também para pensar em possíveis adaptações e melhorias. É superfácil e poupa trabalho depois.

Pregos não são a única opção!

Colocar pregos nas paredes não é a única opção que você tem. Caso não queira furos na sua parede, você pode usar uma fita adesiva própria para esse fim ou, ainda, ganchos adesivos. Lembrando que essa alternativa vale contanto que não sejam itens muito pesados ou de vidro, pois nesses casos pode não ser seguro.

Você também pode fazer a sua decoração com quadros usando prateleiras; com uma ou duas já há espaço para vários quadros. E você ainda pode posicionar o quadro no chão, se ele for grande o suficiente para ter um destaque.

Itens úteis para toda a sua casa estão no Tenda!

Na categoria Bazar do Tenda Atacado, você encontra o que precisa para deixar a sua casa funcional e pronta para a decoração. Depois dessas dicas de decoração com quadros e com os nossos produtos, a sua casa vai ficar completa.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP