Como limpar colchão com bicarbonato de sódio?

Tenda, Postado em 5 de novembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Ter um colchão limpo é garantia de conforto necessário para se ter uma boa noite de sono. Não só isso, o colchão limpo é essencial para quem quer ter uma vida mais saudável e higiênica. E uma das melhores formas de limpá-lo é com bicarbonato de sódio. Aprenda aqui como limpar colchão com bicarbonato!

Logo de cara, para amenizar sua preocupação, saiba que essa tarefa não será feita com tanta frequência quanto a de lavar os pratos, por exemplo. Além disso, o bicarbonato é facilmente encontrado, tornando a tarefa ainda menos trabalhosa. Continue a leitura para aprender como limpar colchão sujo.

Por que limpar seu colchão?

A limpeza do seu colchão é uma tarefa que não pode passar batida. Isso porque existem vários bichinhos, como o ácaro, que vivem no colchão. Por isso, é importante tentar “exterminá-los” vez ou outra. 

Além disso, o colchão também é capaz de acumular outros fluidos em sua superfície, como sangue, suor e urina. Para piorar, eles podem se misturar com bolor e mofo. Aposto que você já está pensando em limpar o seu colchão agora, não é mesmo? 

Lembrando que a superfície do seu colchão pode acumular outras substâncias, como vestígios de produtos de higiene pessoal, óleos, cremes e demais itens que você utiliza para tomar banho e se lavar. Isso porque a superfície do colchão é feita com pano, podendo facilmente absorver o que é pressionado contra ele. 

Aliás, mesmo que você tome, seu colchão vai absorver essas e outras impurezas. Por isso, a tarefa de como limpar colchão com bicarbonato de sódio deve ser feita sazonalmente, removendo o que estiver impregnado na sua cama. 

Por que bicarbonato?

A missão de como limpar colchão encardido com bicarbonato pode ser feita sem esse produto. Contudo, o bicarbonato possui compostos químicos que ajudam a remover impurezas, eliminar o mau-cheiro, e exterminar as bactérias — o que faz com que o item de limpeza seja essencial para a tarefa.

Lembrando que quanto mais úmido for seu ambiente, mais importante será a tarefa. Por isso, chegou a hora de você aprender como limpar colchão com bicarbonato. Preste atenção no nosso passo a passo e comece já a ter uma cama mais higiênica.

Existem outros químicos que você também pode utilizar para limpar sua cama com qualidade, como a água sanitária, que oferece diversas vantagens ao ser adicionada à sua rotina de limpeza.

Como limpar colchão com bicarbonato?

Agora que você já entendeu por que é tão importante manter uma cama limpa, aprenda como limpar colchão com bicarbonato. Em primeiro lugar, remova toda a roupa de cama antes de começar a limpá-la. 

Aproveite também e tente lavar sua roupa de cama na máquina de lavar enquanto está preparando seu colchão. Siga bem as instruções descritas na etiqueta da colcha, do edredom e dos lençóis. Quando estiver tudo pronto, você pode começar a seguir esses passos:

Como limpar colchão com bicarbonato de sódio?

Aspire

Antes de utilizar o bicarbonato, você pode usar um aspirador de pó para remover as impurezas na cama, como poeira, bolores, entre outros. Passe o aspirador de cima para baixo e depois limpe as laterais do colchão.

Aplique o bicarbonato de sódio 

Chegou a hora de você entender como limpar colchão com bicarbonato de sódio. Polvilhe o produto no colchão e esfregue o pó com a ajuda de uma escova de cerdas macias. Faça isso especialmente entre as costuras, para que o bicarbonato consiga penetrar no tecido do seu colchão. 

Faça o procedimento até percorrer todas as áreas da cama, depois, aguarde por dez minutos. Esse descanso é importante para deixar o composto químico agir sobre a superfície. 

Aspire novamente 

Ao repetir a aspiração na missão de como limpar colchão com bicarbonato, o utensílio será responsável por sugar a umidade dos óleos corporais e bolores atingidos na superfície da cama. Pronto, seu colchão estará novo em folha.

Para remover outras manchas 

Embora esse procedimento seja simples, algumas manchas podem não ser atingidas com ele durante a primeira lavagem. Por isso, para remover sangue, urina ou outros fluidos corporais, será necessário misturar o bicarbonato de sódio com outras substâncias para potencializar sua ação.

Veja só como limpar colchão com bicarbonato e água-oxigenada: essa mistura é essencial para remover manchas de urina e de sangue seco, por exemplo. Basta misturar o composto químico em pó com água-oxigenada em uma bacia, antes de aplicá-la na superfície do colchão. 

É indicado que você aplique a mistura na cama com um pano branco, para não danificar o colchão e o seu tecido, visto que a química da água-oxigenada somada à do bicarbonato de sódio pode ser muito poderosa. 

Demais cuidados

Em vez de precisar pesquisar na internet como limpar colchão com bicarbonato a seco, por exemplo, que tal aprender algumas formas de preservar o estado da sua cama? 

Assim, além de aumentar o tempo de vida útil do seu colchão, você conseguirá potencializar o efeito de cada limpeza que será feita. Para isso, indicamos que você vire o colchão de tempos em tempos, deixe-o secar com as janelas abertas, e compre uma capa protetora para usar sob os lençóis e a colcha de cama. 

Colocando em prática toda essa rotina, você não precisará lavar seu colchão sempre. O melhor de tudo é saber que você encontrará facilmente todos os materiais que mencionamos aqui, como bicarbonato e água-oxigenada, no Tenda Atacado.

O Tenda Atacado tem tudo para a sua higiene

Além de você não precisar sair de casa para comprar os itens de limpeza para tornar o seu dia a dia ainda mais confortável, o Tenda Atacado possui diversas seções com itens que vão desde o banho até a limpeza das suas roupas de cama. Confira aqui e faça já suas compras. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP