Descubra o que é educação financeira e sua importância

Tenda, Postado em 3 de janeiro de 2022 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Você provavelmente já ouviu falar do termo educação financeira, certo? Mas você sabe o que ele realmente quer dizer? É comum ouvir cada vez mais esse termo, o que é um progresso devido à sua grande importância na vida de todos. Porém, ainda falta um longo caminho a ser percorrido para chegar em um resultado satisfatório. 

No Atacado Tenda, você encontra todos os produtos e utensílios que vão te auxiliar na sua jornada financeira, seja uma calculadora, um bloco de anotações ou então descontos que te farão economizar e guardar dinheiro. 

O que é educação financeira? 

Para entendermos sua importância, precisamos aprender o que é educação financeira. Esta se define como educar e instruir as pessoas sobre suas finanças, de modo a administrá-las para chegar no resultado desejado. 

A educação financeira não é usar um molde e dizer o que cada pessoa tem que fazer com seu salário, o quanto tem que gastar e o quanto tem que guardar. Ela, na verdade, tem como objetivo ensinar os princípios para todos, para que, assim, as pessoas possam tomar suas decisões conscientemente e com menos riscos. 

Além disso, a educação financeira aborda assuntos específicos, como investimentos, taxas, fundos e afins. Mas essa também pode ser aplicada no cotidiano, utilizada para auxiliar famílias a lidarem e programarem melhor seus salários ou até para donos de negócios. 

Por dinheiro ser algo com que lidamos durante toda a nossa vida, a educação financeira, a conscientização dos gastos, respaldos, investimentos e afins são de extrema importância. 

A importância da educação financeira 

Você já sabe o que é a educação financeira, então agora vamos ver qual a importância da educação financeira. A economia é essencial para um país se desenvolver e quanto mais os cidadãos desse país souberem sobre economia, melhor para seus futuros. 

É aí que a educação financeira entra. Quando as pessoas entendem mais sobre a economia de modo geral, sobre negócios, empregos, salários e mercado, suas decisões  são mais conscientes. Isso não muda apenas o futuro destas como seres humanos, mas também como integrantes de uma sociedade. 

A educação financeira é um conjunto de ações e, sendo assim, essas têm impacto em diversas áreas da sociedade. Não só na economia, mas também nas escolhas políticas, na valorização do trabalho e na importância de cumprir as regras sociais. 

educação financeira

Educação financeira infantil 

O Brasil é um país que não possui um projeto de educação financeira para seus cidadãos, muito menos um projeto de educação financeira infantil. Isso seria de extrema importância para mudar o futuro da economia e da qualidade de vida do país. 

Os jovens são o futuro do país e ter esse conhecimento financeiro e social desde pequeno ajudaria para que as pessoas desenvolvessem habilidades práticas para seus cotidianos e carreiras. Exemplo: escolas no exterior ensinam a guardar moedas, ler boletos e saber o que é e como funciona um cartão de crédito. 

A educação financeira nas escolas pode gerar diversos benefícios para as vidas sociais e profissionais das crianças que a tiveram. Isso porque eles aprendem as consequências de suas decisões, não só no presente, mas também em seus futuros. Isso faz deles adultos e profissionais mais bem preparados. 

Educação financeira no Brasil

Apesar de as iniciativas em relação à educação financeira terem aumentado no Brasil e mais adultos e jovens saberem das consequência de seus gastos, respaldos e atos, a realidade ainda está longe de ser considerada favorável. 

Um levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostrou que em 2020 mais de 61 milhões de brasileiros iniciaram o ano com algum tipo de dívida ou negativação. 

Além disso, poupar e guardar dinheiro não são costumes comuns praticados pelos brasileiros. No mesmo levantamento, é possível descobrir que apenas 28% dos brasileiros alegam ter guardado alguma quantia de dinheiro nos últimos 12 meses. 

Para que a economia pessoal de cada família e a economia do país tenham melhoras, é necessário que a educação financeira faça parte do cotidiano de todos. Um exemplo é buscar lugares como o Tenda Atacado, que oferece descontos em produtos rotineiros, o que te faz economizar no final do mês. 

Entre os desafios encontrados na hora de instituir uma educação financeira no Brasil, está a qualidade da educação em geral, que não é a ideal. Porém, além disso, também há dificuldade de aplicar uma educação financeira que se adeque a tantas realidades diferentes que existem no Brasil. 

Isso inclui classes sociais, lugares, tipos de educação, costumes locais e experiências, uma vez que a maneira mais impactante de ensinar educação financeira a alguém é utilizando experiências práticas, que mudam o comportamento dos consumidores.  

Garanta produtos com desconto no Tenda Atacado

Agora você já sabe a importância da educação financeira e como esta pode ter um grande impacto na vida econômica, social e pessoal das pessoas. Por isso, é de extrema importância ser consciente na hora de escolher em qual lugar você gastará o seu dinheiro. 

No Tenda, você encontra diversos produtos com preços incríveis, que não só caberão no seu bolso, mas também te ajudarão a economizar e ter mais controle sobre o seu dinheiro. Confira mais dicas rotineiras no nosso blog

 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP