Você sabe como limpar mesa de madeira? Venha descobrir!

Tenda, Postado em 28 de janeiro de 2022 | 3 min de leitura

Uma mesa de centro na sala, uma de canto do lado do sofá e até a mesa de jantar são necessárias quando falamos de decoração e conforto em um ambiente. Mas você sabe limpar mesa de madeira de forma eficaz e sem manchar? Venha descobrir e garantir móveis lindos por muito mais tempo. 

Antes de tudo, é essencial ter produtos de qualidade e indicados para a tarefa de limpar mesa de madeira. No Tenda Atacado, você encontra diversas opções que proporcionam uma limpeza prática e eficaz para todos os seus móveis e diferentes superfícies. 

Qual é o tipo de madeira da sua mesa 

Quando se trata de limpar mesa de madeira, a primeira coisa que temos que analisar é o tipo de madeira. Existem vários modelos e cores, mas também estéticas de móveis. Por isso, é importante respeitar e manter a que você tem. 

Os móveis de madeira hidratada são aqueles que brilham e, quando o assunto é limpeza, geralmente a aparência mais polida é o objetivo. Enquanto isso, os móveis rústicos possuem marcas e riscos que já vêm com a peça, costumam ser mais opacos e mais simples de limpar, já que o visual é mais robusto. 

Outro fator que impacta o modo como limpar mesa de madeira da sua casa ou do seu escritório é quem a usa. Se no local existem crianças ou animais domésticos, alguns produtos e técnicas não são os mais indicados. 

Técnicas de limpar mesa de madeira 

Depois de analisar que tipo de mesa você tem e como quer que ela fique no final, vamos às dicas para chegar no resultado desejado. Pegue o seu caderninho e anote as que mais se adequam à sua rotina. 

Para sujeiras leves 

Se estamos falando de uma limpeza rotineira, ou seja, que acontece sempre, podemos utilizar um pano úmido. É comum que exista certo receio em manchar a mesa de madeira, por isso essa é uma ótima opção para quem quer retirar poeiras no dia a dia, que não precisam de produtos químicos. 

Dê preferência para um pano macio e suave, pois assim não haverá tanta chance de as cerdas do material riscarem a madeira. Essa técnica também é boa para retirar respingos e resíduos leves que estejam em cima do seu móvel, especialmente se a sua dúvida é como limpar mesa de madeira rústica sem a danificar. 

Quando o pano úmido não resolve 

Se passar o pano apenas com água não for suficiente para retirar a sujeira que está no móvel, o detergente neutro é uma ótima saída quando a dúvida é como limpar mesa de madeira. Ele não é tão invasivo e potente quanto outros produtos, então ainda é uma medida bem segura e confiável para resíduos do dia a dia. 

Você pode utilizar o mesmo pano úmido de antes, mas dessa vez coloque algumas gotinhas de detergente natural nele. Passe pela superfície, aplicando pressão sobre a parte suja.

Pessoa com luvas, borrifando produto de limpeza na mesa, enquanto usa uma bucha para esfregar. 

Para preservar o móvel

Se você não sabe como limpar mesa de madeira que está mais suja, a dica ideal é recorrer a um limpador de madeira. Trata-se de produto que seja desenvolvido para esse intuito; assim, você conseguirá obter uma limpeza mais profunda, mas sem correr o risco de manchas, arranhões e danos. 

Existe produto para limpar madeira que é indicado para acabamentos com brilho e os que são para madeiras foscas. O importante é sempre escolher um aplicador macio, já que, independentemente do acabamento, a madeira é um material delicado. 

Uma limpeza barra-pesada 

Sabe aquele móvel que precisa de uma repaginada? Se você está disposto a fazer um processo mais extenso e a aprender como limpar mesa de madeira, deixando o visual novinho em folha, preste atenção nesta dica. 

A lixa pode parecer uma loucura em primeira instância, mas, passando por todo o móvel, ela proporciona um visual praticamente novo. Isso ocorre porque ela retira uma camada mais velha e manchada da mesa, ajudando a trazer um novo ar para o seu móvel. 

Receitas caseiras

As receitinhas caseiras, aquelas que todo mundo já ouviu da avó ou de uma vizinha que tem a casa impecável e mesas lindas, também são soluções na hora de saber como limpar a mesa de madeira. 

É necessário sempre tomar cuidado na hora de utilizar alguma receita caseira, já que elas não passam por testes e podem acabar danificando o móvel. Por isso, dê preferência a produtos fabricados ou experimente em um pedaço menos aparente do móvel, para ver o resultado antes de passar nele todo. 

A primeira delas é uma mistura mais potente de sabão, adicionando a este dois ingredientes: água e álcool. Utilize 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de sabão líquido para 1 litro de água. Misture bem, molhe o pano, retire o excesso e limpe a sua mesa de madeira. 

Outra receita que pode auxiliar é usar borra de café coado, o resto dos grãos que ficam depois de a água passar por eles. Misture ½ xícara de borra, 1/4 de xícara de água e ¼ de xícara de vinagre. Aplique sobre a mesa com um pano macio. 

Por último, temos uma combinação perfeita para quem quer devolver o brilho para partes ressecadas e proteger a madeira. Utilizar óleo para madeira, como de amêndoa e peroba, pode ser uma opção para chegar nesse resultado. O óleo de jatobá também é uma opção, mas lembre-se de espalhar bem. 

Mantenha a sua casa limpa com produtos do Tenda!

Depois de descobrir como limpar mesa de madeira, fica a seu critério escolher qual produto irá se adequar melhor ao seu tipo de móvel e ao seu gosto. Assim, você garante uma casa limpa e com um acabamento perfeito. 

A nossa última dica para saber como limpar mesa de madeira e diversos outros móveis e equipamentos da sua casa é acessar o nosso blog. Confira tutoriais de limpeza, decoração, organização e receitas também. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP