Beber água na gravidez: a importância e os benefícios da hidratação na gestação

Tenda, Postado em 29 de dezembro de 2021 | 3 min de leitura

Seja no verão, seja no inverno, a hidratação adequada é essencial para todos. É ainda mais importante beber água na gravidez. Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios e a importância desse hábito na gestação.

O corpo humano é composto por 65% de água, logo ela é um componente primordial para a vida. Muitas pessoas têm dificuldade de beber água regularmente e isso pode trazer problemas à saúde.

Quanta água uma grávida deve beber?

Principalmente para você que está grávida, a água é ainda mais essencial. Segundo a Agência Europeia de Segurança Alimentar, é indicado que as gestantes elevem o consumo de água diário em, pelo menos, 300 ml, dada a importância da hidratação na gravidez.

De forma geral, é recomendado que as pessoas bebam entre 1,2 e 2 litros de água por dia, e as grávidas, de 2 a 3 litros diários. Se você tem dificuldade de beber água, confira essas dicas de como beber mais água.

Outro cuidado na gravidez é se atentar aos tipos adequados de líquidos ingeridos durante a gestação para ajudar na hidratação. Então, vamos ver quais precauções são necessárias:

Que tipo de líquidos se deve beber na gravidez?

Apesar de parecer óbvio para algumas pessoas, nem toda gestante se beneficia da mesma forma com a água ou outros líquidos. Por exemplo, seu médico pode recomendar uma água com alto teor de cálcio e magnésio caso sua dieta não atenda os requisitos. Então, o que é mais indicado?

Água

O tipo de água mais indicada é a mineral com baixo teor de sódio e sem gás. As bolhas do gás podem causar inchaço. Também se atente sempre para outras pessoas não beberem da sua garrafa ou do seu copo, prevenindo contaminação bacteriana.

Apesar da importância de beber água na gravidez, evite tomar bebidas muito geladas, por mais tentador que seja no verão. Líquidos gelados forçam o corpo a gastar mais calorias para aquecê-lo internamente após a ingestão e também oferecem risco de dores gastrointestinais.

Sucos

Na hora de elaborar sua dieta, dê sempre preferência aos sucos naturais, ricos em vitaminas, livres de corantes e açúcar. Eles podem ser uma alternativa para quem tem dificuldade de beber água na gravidez, e alguns tipos de fruta oferecem benefícios extras à saúde.

Leite

O leite é um poderoso aliado na hidratação, pois concentra 90% de água e conta com proteínas e cálcio, elementos de alta demanda durante a gravidez. Opte pelas versões desnatadas ou semi desnatadas, pois elas contêm menos gordura.

beber agua na gravidez

Alimentos

Beber pouca água na gravidez faz mal, portanto, se você tem dificuldade no consumo de água, adicione alimentos que promovam a hidratação na sua dieta. Frutas e legumes têm, em média, 90% de água na composição.

Tente incluir cerca de 500 g de legumes por dia em sua dieta. Planejando bem, você pode compensar a falta de hidratação. No entanto, beber água na gravidez ainda é essencial e você deve buscar meios de elevar a quantia ingerida diariamente.

Importância da água para gestantes

Para as gestantes, a água beneficia a fluidez do sangue, ajudando na nutrição e na oxigenação do corpo. Estar bem hidratada também favorece o combate a infecções urinárias e fornece um contraponto ao aumento de hormônios no corpo.

Combinar uma boa hidratação e uma dieta rica em fibras pode reduzir as chances de constipação e hemorróidas. A água também ajuda no alívio do desconforto gástrico, como náuseas e azia.

Para o bebê, a água e a hidratação adequada oferecem proteção e nutrição. Afinal, ela afeta o volume do líquido amniótico e, com isso, tem impacto direto na proteção do bebê dentro do útero e no fluxo de nutrientes que chegam até ele.

Outra vantagem de beber água na gravidez é a proteção contra estrias. Como se sabe, durante a gestação e o aumento do feto, a elasticidade da barriga tende a formar estrias. Com uma hidratação adequada, pode-se diminuir o impacto delas e melhorar o aspecto da pele.

A relação com o inchaço é lenda, pois beber água na gravidez ajuda a combater a retenção de líquidos. O inchaço na gravidez é um sintoma natural que, caso seja excessivo, deve ser tratado com um médico. Também tente não ingerir líquidos durante as refeições, pois, como o útero cresce, o estômago fica pressionado e tem uma capacidade menor. Portanto, coma e beba de modo fracionado.

Conte com o Tenda Atacado em todos os momentos

Agora que você sabe que beber muita água na gravidez é normal e traz diversos benefícios, confira outros artigos sobre bebês, bem-estar e muito mais no Dicas Tenda. Assine nossa newsletter para não perder nada.

Para facilitar o seu dia a dia, compre tudo que precisa diretamente em nosso site, com preços e ofertas especiais, e receba tudo em casa. Confira nosso catálogo online!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP