Como fazer lustra-móveis caseiro? Aprenda três receitas fáceis

Tenda, Postado em 22 de novembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

O lustra-móveis é um dos produtos mais utilizados na limpeza doméstica. Ele ajuda a deixar os móveis mais brilhantes, com um aroma agradável e uma proteção para a madeira. Por isso, para quem precisa de uma opção atóxica, sem substâncias químicas nocivas ao ser humano, hoje vamos trazer três receitas de como fazer lustra-móveis caseiro.

A água presente em alguns produtos de limpeza pode penetrar nos veios da madeira dos móveis, principalmente se o material não for impermeabilizado, o que acarreta proliferação de fungos e apodrecimento da peça. Por esse motivo, receitas de como fazer lustra-móveis caseiro à base de óleo são excelentes soluções, pois dão brilho sem danificar os móveis, além de oferecerem economia.

Afinal, existem muitas opções no mercado, mas nem sempre elas são baratas. Aliás, os lustra-móveis convencionais são derivados do petróleo e, se forem ingeridos, inalados ou tocados, podem causar irritações e alergias.

Pensando nisso, decidimos ensinar como fazer lustra-móveis caseiro. Essas receitas são naturais, não nocivas à saúde humana. As três opções são super fáceis e práticas de fazer, confira:

1. Lustra-móveis caseiro com amaciante

A receita de lustra-móveis caseiro com amaciante é fácil, prática e oferece ótimos resultados na limpeza, deixando a madeira brilhante e extremamente perfumada.

Você precisa de 2 colheres de amaciante, 2 colheres de óleo de cozinha e 1 colher de vinagre de álcool, utilize colheres de chá para a medição adequada. Aliás, não se preocupe, pois, apesar de não serem cheirosos, o vinagre e o óleo de cozinha não são os responsáveis pelo aroma final.

Misture bem os ingredientes em uma embalagem, até que formarem uma mistura homogênea. Após isso, você pode aplicar esse lustra-móveis caseiro com um pano limpo e seco.

2. Lustra-móveis caseiro com vinagre

Apesar de a receita anterior também utilizar vinagre, esse lustra-móveis caseiro com vinagre coloca esse elemento como destaque da fórmula. Ele oferece maior conservação do móvel e evita manchas.

Para essa receita, você precisa de 1 xícara de vinagre de álcool, 1 xícara de hidratante corporal e 1 xícara de óleo hidratante, como óleo de amêndoas, por exemplo.

Junte os ingredientes em uma vasilha até formar uma mistura uniforme. Depois, na hora de aplicar em uma superfície, agite bem e, então, coloque no móvel. Utilize um pano seco para lustrar.

como fazer lustra móveis caseiro

3. Lustra-móveis caseiro com limão

Essa receita de lustra-móveis caseiro com limão é uma das mais famosas e práticas de fazer. Afinal, o limão já se provou um grande aliado da limpeza doméstica. Ele ajuda a eliminar não só as sujeiras, mas também micro-organismos. Por isso, leia com atenção o passo a passo dessa receita.

Você vai precisar de 1 xícara de chá de azeite de oliva extravirgem e ½ xícara de chá de suco de limão natural. Então, misture o azeite de oliva extravirgem e o suco de limão em uma vasilha. Depois, guarde em um recipiente com tampa. Na hora de usar, aplique na superfície e espalhe a mistura no móvel com um pano. 

Como essa solução é perecível, se for necessário, faça quantidades menores diminuindo os ingredientes proporcionalmente. Também se lembre sempre de ter cuidado ao manusear limões, pois tanto a casca quanto o suco tem substâncias que favorecem a formação de manchas na pele. Então, evite o manuseio seguido de exposição ao sol e remova os resquícios com água e sabão.

Agora que você já sabe como fazer lustra-móveis caseiro, é importante entender também como aplicar o produto de forma correta e deixar seu móvel de madeira bem brilhante.

Como lustrar seus móveis da forma certa?

Para conseguir o melhor resultado com o seu lustra-móvel, são necessários alguns cuidados na hora de aplicar e lustrar. Assim, siga essas instruções para seu móvel de madeira ter maior durabilidade.

Em primeiro lugar, sempre retire o pó dos móveis antes de aplicar o produto, mesmo que seja pouco. Em seguida, aplique um pouco do lustra-móvel em uma parte do móvel e verifique se ele não vai manchar seu móvel. Feito o teste, passe-o por todo móvel com um pano macio. Realize movimentos de vai e vem até espalhar bem o produto.

Após a aplicação do lustra-móveis na peça toda, pegue uma flanela seca e limpa para remover os excessos. Aproveite para lustrar o móvel, sempre com movimentos no sentido dos veios da madeira.

Está pronto! Com as receitas de lustra-móveis caseiros e nosso passo a passo sobre como lustrar seu móvel de madeira, você já está preparado para deixar sua casa brilhando, livre de poeira.

Cuide bem da sua casa com o Tenda Atacado

Agora que você já sabe como fazer lustra-móveis caseiro, é só aproveitar essa receitinha e deixar a sua casa brilhando! Já se você precisar de outros produtos para aquela faxina caprichada, confira o catálogo on-line do Tenda Atacado. 

Nosso departamento de produtos de limpeza é completíssimo, e você pode comprar e receber direto na sua casa. Venha conhecer!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP