Como organizar utensílios de cozinha: 8 dicas práticas

Tenda, Postado em 26 de janeiro de 2022 | 3 min de leitura

A cozinha é parte vital de uma casa. Na correria do dia a dia, a rotina pode sair do controle, por isso separamos algumas dicas de como organizar utensílios de cozinha e, assim, facilitar sua vida. 

Uma vez que eles estiverem em ordem, você vai economizar tempo, as atividades cotidianas serão descomplicadas, e o ambiente ainda vai ficar mais arrumado, de modo a deixar sua casa mais aconchegante. Confira estas ideias para organizar utensílios de cozinha!

Comece com uma boa limpeza

Antes de acrescentar ou mudar as coisas de lugar, aproveite para se desfazer daquilo que não serve mais, como potes quebrados e panelas sem cabo. Vamos guardando e guardando, mas na hora “H” usamos os mesmos objetos. 

Retire todos os utensílios das gavetas e armários, faça uma seleção apurada e mantenha aquilo que é realmente necessário. Higienize todas as superfícies, avalie quais são mais acessíveis, maiores, menores, e tente visualizar onde e como organizar utensílios de cozinha. 

Priorize o que é de uso contínuo

Uma dica de ouro é deixar mais acessível o que mais se usa, como a caneca de tomar o café de todo dia. Dessa forma, você não gasta tempo procurando algo todos os dias.

O ideal é acomodar esses utensílios em locais que fiquem na altura das mãos ou dos joelhos. Já o que é de uso menos frequente deve ser posicionado nas prateleiras ou nos armários mais altos, aqueles que temos que nos esforçar mais para alcançar. Sua rotina será mais prática e organizada.

Separe os utensílios por categorias

Separe todos os pratos e os coloque juntos; faça o mesmo com copos, panelas e assim por diante. Porém, isso não é tudo! Você pode ir além e separar os objetos de acordo com ocasiões. Por exemplo, deixe os itens utilizados para preparar seu café da manhã próximos uns dos outros. 

Faça o mesmo com a louça do jantar e o jogo de receber visitas. Separe os pratos rasos em uma pilha e os fundos em outra, assim como as taças e os copos. Desse modo, você vai saber do que precisa para cada momento, sem o risco de esquecer alguma peça no meio da agitação. 

Mantenha os eletrodomésticos juntos

A quarta ideia de como organizar utensílios de cozinha é manter os eletrodomésticos juntos. Geralmente, nossos eletrodomésticos tendem a ficar empilhados na pia ou na bancada. Ocupam espaço, mas não podemos ficar sem eles porque estão presentes no dia a dia. 

A solução é distinguir de fato quais são necessários para sua rotina, como uma torradeira, e guardar os que são usados com menos frequência. Instale uma prateleira ou um pequeno armário para os mais utilizados.

Otimize os espaços das gavetas 

Outra ideia de como organizar utensílios de cozinha é arrumar bem as gavetas. O segredo para gavetas organizadas é otimizar o espaço de forma a usá-lo completamente, sem desperdiçar nenhum pedacinho. Novamente, foque em ter à mão os utensílios que você mais utiliza.

Para isso, é possível adquirir divisórias de acordo com o tamanho de suas gavetas. Meça cada uma delas e escolha as divisórias que melhor se adequam aos utensílios. 

Coloque na primeira gaveta talheres de uso diário, como garfos e facas de jantar, colheres de sopa e colheres de chá. Na segunda, arrume os talheres maiores, como facas grandes, escumadeiras e conchas. Separe uma terceira e, se possível, uma quarta gaveta para panos de prato e toalhas de mesa.

Tábua de madeira, batedor de claras e colheres pendurados em ganchos na parede da cozinha.

Mas como organizar os utensílios na gaveta? Na primeira, onde os talheres são menores, você pode optar por divisórias com lacunas mais estreitas. Uma ideia interessante é buscar divisórias diagonais, pois elas aproveitam o local inteiro.

Já na segunda, prefira divisórias com lacunas mais largas. Por fim, para os locais dos panos de prato, lembre-se de dobrá-los bem e posicioná-los verticalmente. Assim, você tem uma boa visão do que existe em cada gaveta.  

Instale prateleiras

Instalar prateleiras extras é uma ótima dica que funciona como suporte para utensílios de cozinha, especialmente para quem não tem muito espaço nessa parte da casa.

É possível aproveitá-las para colocar potes de temperos ou peças que não pesam tanto. Atente-se para investir em prateleiras feitas de materiais resistentes e se certifique de que elas estão bem presas na parede.

Utilize ganchos

Usar ganchos para utensílios de cozinha é uma boa sacada também. Eles têm potencial para segurar alguns talheres maiores, medidores e, dependendo do local, até algumas canecas (que sejam leves).

Os ganchos permitem que os objetos estejam sempre à vista, contribuindo para a praticidade na hora de cozinhar, e podem ser instalados nas prateleiras, diretamente nas paredes ou até mesmo dentro de alguns armários. Mas calma, que essa é a próxima dica.

Otimize espaço dos armários

Você sabia que dá para otimizar os armários de forma semelhante às gavetas? Existem caixas organizadoras, a maioria de plástico, que são ótimas para separar travessas e potes.

No caso dos potes com tampas, aposto que você já passou pela situação de perder uma tampa. Mas agora há divisórias específicas para isso. Coloque os potes menores dentro dos maiores e deposite todas as tampas juntas. Economiza espaço e evita que um ou outro se percam.

Você ainda pode colocar ganchos na parte interna da porta dos armários para pendurar pequenos itens ou as tampas das panelas enquanto todas elas estão empilhadas, as menores dentro das maiores.

Dica Bônus

Aqui vai uma última ideia de como organizar utensílios de cozinha. Utilize potes para organizar os utensílios de cozinha. Isso mesmo! Recolha potes (de preferência os compridos) que estão sem utilidade em sua casa. Você ainda pode decorá-los para combinarem com o ambiente. 

Outra opção é reutilizar bules e jarras fora de uso, transformando-os em suportes para organizar alguns objetos, como colheres de pau ou escumadeiras e conchas.

No Tenda você encontra uma variedade de utensílios de cozinha!

Antes de saber como organizar utensílios de cozinha, você precisa adquirir os melhores produtos. No Tenda Atacado, você encontra uma diversidade de itens que se adequam a sua casa. 

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP