Confira como fazer um delicioso gaspacho

Tenda, Postado em 5 de fevereiro de 2024 | 3 min de leitura
Mini caçarola branca com gaspacho.

Nada melhor que uma boa sopinha para aquecer a alma e os dias frios. Mas e quando estamos na temporada de calor, o que fazer? Nesse caso, a saída é uma deliciosa sopa fria conhecida como gaspacho, com consistência super cremosa. Uma maravilha!

Feito à base de tomate, o gaspacho tradicional é uma receita leve e super fácil de fazer. Com poucos ingredientes, você consegue uma deliciosa sopa servida tanto como entrada quanto como prato principal – se incrementar um pouco com outros acompanhantes. Confira!

Origem do gaspacho

A sopa de gaspacho frio é originária da zona ibérica, mais precisamente da Espanha, sendo um prato típico das áreas de Andaluzia, Extremadura e Castilha-la-Mancha. Também é um prato comum nas regiões do Alentejo e do Algarve, em Portugal.

O prato tem uma forte herança cultural dos árabes e, por isso, sua presença é fundamental na culinária da Andaluzia espanhola. O nome gazpacho (com z em espanhol) tem origem árabe e significa pão encharcado, uma vez que o pão era mantido embebido na sopa antes de ser batido e servido.

Em Portugal, o prato não é exatamente servido com consistência de sopa – mais líquido –, já que parte dos ingredientes são cortados em pequenos pedaços servidos por cima. Ele se assemelha bastante ao nosso conhecido vinagrete, com a diferença do pão (alentejano ou algarvio) adicionado em pedaços maiores.

Versões e adaptações

Apesar da receita de gaspacho ser bastante similar em todos os lugares onde chegou, há pequenas variações de ingredientes ou mesmo na apresentação do prato que dão um toque a mais no sabor. Além disso, atualmente há versões do gaspacho gourmet que são ainda mais elaboradas para um paladar exigente.

O gazpacho vem sendo consumido pelo menos desde o século XVIII pelos camponeses, que aproveitavam as sobras para fazer a iguaria. Também servia de alimento para os viajantes, que o preparavam colhendo os ingredientes pelo caminho e misturando de forma rudimentar em uma recipiente de barro.

Gaspacho ou salmorejo

Apesar do gaspacho simples funcionar mais como uma espécie de entrada ou uma sopinha menos densa, o que acaba deixando as refeições mais leves, há outro tipo de sopa de tomate fria que merece ser mencionada. Trata-se do delicioso Salmorejo: uma versão um pouco mais elaborada do prato.

A principal diferença entre o salmorejo e o gaspacho espanhol é fundamentalmente a textura, sendo o primeiro mais denso, com uma consistência que se assemelha a um purê ou maionese, por levar pão e mais azeite na receita. Os ingredientes também podem diferir, já que o salmorejo não leva pimento e pepino, por exemplo.

Nesse sentido, o salmorejo é um prato que acaba sendo mais contundente, tipicamente servido com um ovo cozido picado e umas tirinhas de jamón (o presunto espanhol) por cima. Uma verdadeira maravilha para quem não quer perder muito tempo preparando uma receita ou prefere uma refeição mais leve pela noite.

Dois potes de vidro com gaspacho.

Receita de gaspacho clássico

Mas como nossa dica da vez é o gaspacho, fiquemos então com a receita de um gaspacho de origem, sem tanta modificação. Com um sabor que pode ser mais suave ou mais forte, a depender da quantidade de limão e pimentão usado, você consegue uma sopa vigorosa para refrescar os dias de verão!

Com uma base de tomate, você pode ainda adaptar a receita tirando ou incluindo algum ingrediente da sua preferência. Nesse prato, não podem faltar os temperos básicos como a cebola e alho para dar um gostinho a mais. Experimente e refresque-se de forma nutritiva no verão!

Ingredientes

  • 1 cebola pequena
  • 2 dentes de alho
  • 6 tomates sem pele e maduros
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1/2 de água
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino moída a gosto
  • azeite a gosto
  • 1 pepino pequeno
  • 1/2 pimentão verde picado

Modo de preparo

Comece limpando os tomates, retire as folhas e os talos e descasque o pepino, reservando um pedaço para o final. Pique os tomates, o pimentão, o pepino e o alho em pequenos pedacinhos. Ponha tudo no liquidificador, adicione azeite, suco de limão, vinagre, água, pimenta-do-reino e sal, e triture tudo.

Misture até que o gaspacho fique uma sopa avermelhada e homogênea. Por último, ponha esse creme numa tigela e deixe-a descansar por pelo menos uma hora na geladeira. Na hora de servir, corte o pedaço reservado de pepino em pequenos cubos e adicione pedacinhos de crouton por cima.

Deu calor? Confira a receita de gaspacho no blog do Tenda

No blog do Tenda, ensinamos receitas tradicionais como o clássico e refrescante gaspacho, além de versões mais modernas para eventos e celebrações. Acompanhe nosso conteúdo sobre gastronomia e se surpreenda com a quantidade de pratos típicos e regionais super fáceis de fazer.

No Dicas Tenda, entregamos ainda diversos conteúdos sobre desenvolvimento do bebê, dicas de limpeza da casa, sustentabilidade e empreendedorismo. Aproveite as nossas ofertas de produtos de qualidade e faça suas compras de forma fácil e rápida pelo site ou aplicativo. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP