Aprenda a fazer bacalhoada e deixe seus feriados ainda mais saborosos!
Datas comemorativas sempre pedem pratos especiais para podermos saborear ao lado das pessoas que mais amamos. O clássico das mesas brasileiras na Páscoa e no Natal é um prato de origem portuguesa: a bacalhoada. Só de mencionar o nome da receita, muitos já ficam com água na boca.
Se você é uma dessas pessoas e quer aprender como fazer bacalhoada por si só, está no lugar certo. O Tenda preparou uma receita muito especial para que qualquer um consiga colocar a mão na massa (ou melhor, no peixe) e possa criar esse delicioso prato!
A origem da bacalhoada
Como mencionamos, a bacalhoada é um prato que veio de Portugal para o Brasil, trazido pelos colonizadores nas viagens feitas por caravelas. Apesar de ser tradicionalmente ligado a pratos lusitanos, o bacalhau em si não tem origem nas águas portuguesas (nem brasileiras).
Os primeiros povos que apreciavam muito a carne do bacalhau eram os Vikings, que tinham uma técnica própria para mantê-lo conservado durante as viagens. Por conta do baixo nível de gordura e alto valor proteico, o peixe era ideal para esse tipo de prática.
O amor pelo bacalhau se alastrou de tal maneira que a Europa viveu momentos chamados Guerras do Bacalhau, envolvendo países como Espanha, Inglaterra, França, Noruega e Portugal. Por conta disso, diversos acordos tiveram que ser assinados por conta desse alimento.
Ainda assim, nada impediria a fama do peixe nas terras ibéricas. Portugal trazia o peixe do Canadá e, assim, foram criadas uma série de receitas. Essas delícias, é claro, se espalharam pelo mundo, especialmente pelo Brasil, colônia portuguesa por muitos anos.
A tradição do bacalhau
O bacalhau não era muito consumido no Brasil até a chegada da coroa portuguesa no país, em 1808. Como já era um prato tradicional no país lusitano, é claro que a corte de Dom João VI, então rei de Portugal, não deixaria a receita de bacalhoada para trás.
Assim, o prato acabou popularizando-se em território nacional, especialmente porque era uma carne relativamente barata. Isso mudaria na Segunda Guerra Mundial, que trouxe uma grande escassez do peixe para a Europa e, consequentemente, para o Brasil, que o importava de lá.
Assim, pratos com bacalhau se tornaram menos comuns e foram reservados a datas especiais. É especialmente apreciado na Sexta-Feira Santa, um feriado cristão em que o consumo de carne vermelha não é incentivado.
Como preparar
Para fazer uma bacalhoada simples, não é preciso ter muitos ingredientes, nem muitos passos. Basta atentar-se ao modo de preparo e seguir as instruções a seguir para servir o prato!
Antes de tudo, é preciso que você tenha os ingredientes da bacalhoada em mãos. Eles são:
- 1 kg de bacalhau salgado;
- 800 g de batata sem casca;
- 3 cebolas;
- 1 pimentão vermelho;
- 1 pimentão verde;
- 1 pimentão amarelo;
- 2 dentes de alho;
- 1 tomate sem pele e sem semente;
- 4 ovos cozidos;
- azeite, azeitona, salsa e sal a gosto.
Lembre-se de checar a boa condição de todos os ingredientes antes de começar o preparo. Essa não é uma receita complicada, mas é trabalhosa, por isso, tenha atenção a cada detalhe para que tudo fique saboroso.
Modo de preparo
Agora que você já está com os ingredientes em mãos, é hora de começar a preparar a sua. Siga o passo a passo a seguir para criar esse prato delicioso e servi-lo para suas pessoas queridas!
- Comece preparando o bacalhau: você deve deixá-lo de molho na água de um dia para o outro, trocando o líquido pelo menos três vezes nesse tempo;
- enquanto isso, fatie a cebola, a batata, o tomate, os pimentões e o alho;
- desfie o bacalhau e reserve;
- coloque a batata para cozinhar em água fervente por 20min. Após prontas, escorra-as e reserve-as;
- refogue os pimentões, o alho e a cebola em uma panela com azeite e reserve;
- pré-aqueça seu forno a 150ºC;
- prepare uma assadeira com uma camada de cada um dos ingredientes reservados. Comece pelas batatas, adicione a mistura refogada e termine com o bacalhau. Repita quantas vezes forem necessárias;
- finalize com azeite, azeitona, ovos cozidos e tomate;
- leve ao forno por cerca de 40min, em fogo baixo e temperatura de 150ºC;
- retire do forno e decore com salsa a gosto.
Pronto, sua bacalhoada portuguesa está pronta! Agora basta servir para que todos experimentem o sabor delicioso desse prato tão tradicional. Lembre-se de que, apesar de essa ser uma receita antiga, você ainda pode dar o seu toque especial.
Por isso, experimente adicionar novos ingredientes, como pimenta-do-reino. Outros legumes também podem trazer um sabor diferenciado para esse prato. Uma vantagem dessa receita é que, se sobrarem ingredientes, você ainda pode aproveitá-los para outros pratos, como vinagrete ou bolinho de bacalhau!
Tudo o que você precisa está no Tenda Atacado!
Então, ficou com vontade de criar a sua própria bacalhoada? Não perca tempo e encha seu carrinho com todos os ingredientes e utensílios que você precisa para isso aqui mesmo, no site do Tenda Atacado!