Decoração para escritório: ideias para um ambiente profissional

Tenda, Postado em 14 de março de 2022 | 3 min de leitura

A decoração faz toda a diferença em um ambiente, inclusive no espaço de trabalho. Pense nos cômodos da sua casa. Todos têm uma função diferente, com móveis e detalhes específicos para cada finalidade. Assim, uma boa decoração para escritório é um dos pontos principais para garantir a produtividade.

O seu quarto tem uma cama para que você durma, e a cozinha reúne os itens para preparar os alimentos. Da mesma forma, o seu escritório, seja em casa ou em uma empresa, precisa ter os elementos necessários para que o trabalho seja feito. Por isso, separamos ideias de decoração para escritório. Venha conferir!

Como começar?

A primeira etapa para começar a decoração para escritório é pensar em algumas questões específicas do seu trabalho. Coloque no papel, se deixar mais fácil. Reflita sobre a área em que você trabalha, quais são as suas prioridades, quem terá acesso ao ambiente e o que essas pessoas valorizam.

As respostas para essas perguntas ajudarão você a pensar em como decorar um escritório e nos elementos que quer inserir no local. Por exemplo, se você é um arquiteto que alugou uma sala comercial, a decoração precisa ser moderna e leve. 

Já se trabalha na área da saúde, vai precisar criar um ambiente que passe tranquilidade e segurança para os pacientes. Nesse caso, seria bom investir em uma decoração clara e clean. Cada um dos tipos de escritório vai pedir uma coisa ou outra.

Planeje o espaço

Outro passo inicial na decoração para escritório é planejar de forma inteligente o espaço. O escritório precisa ser um lugar funcional e organizado, para que você possa produzir de forma fluida.

Antes de comprar móveis, avalie as medidas do local. Quantas paredes poderão ser aproveitadas, o espaço existente entre uma e outra, quais móveis se encaixam, quais itens cabem de fato e podem otimizar o espaço disponível. Todos esses são pontos importantes.

Caso a sua ideia seja montar um escritório em casa, pode ser que você não tenha muitos metros desocupados para isso. Então, precisa pensar em decoração para escritório pequeno. Ainda assim, com uma boa organização é possível aproveitar até um cantinho do seu quarto.

Se houver um cômodo vago que possa ser usado especificamente para esse fim, ótimo. Se não, tudo bem. É só escolher uma parte que esteja disponível, quanto mais sossegada melhor, e fazer uma divisória entre o local de trabalho e o de lazer. Por exemplo, se for aproveitar a sala, você pode colocar um sofá para separar os espaços.

Pensar em uma boa iluminação é importante

A iluminação é um ponto-chave na decoração para escritório. Um lugar escuro pode causar sono e dificultar tarefas, como a leitura. Logo, o ideal é que o ambiente seja bem iluminado. 

A luz natural é ótima, por isso é legal se o local tiver ao menos uma janela. Mas, além dela, é preciso ter luz artificial. A luz branca é ótima para iluminar e, diferentemente da amarela, não deixa o ambiente quente.

Também vale a pena pensar em um abajur ou uma luminária de mesa para intensificar a iluminação quando escurecer, uma vez que assim você não precisa forçar a vista. Eles são essenciais para quem trabalha bastante à noite.

mesa de escritório de madeira e prateleiras na mesma tonalidade com itens de decoração.

Escolha bem as cores

Um ambiente profissional requer cores neutras, pois elas não desviam a nossa atenção nem trazem muitos sentimentos à tona. Cores fortes, como um vermelho, podem causar ansiedade no ambiente de trabalho. E estampas muito coloridas podem distrair a nossa mente no momento em que ela deveria estar concentrada.

Isso não quer dizer que você precisa abrir mão de toda e qualquer cor além do branco; basta ter cuidado para não exagerar. Alguns pontos coloridos, como um quadro, um nicho, livros, vasos com plantas ou um enfeite, são bem-vindos desde que transmitam tranquilidade e foco.

Priorize os móveis essenciais

Priorize os móveis essenciais na decoração para escritório. É sempre bom listar as prioridades para não adquirir itens desnecessários. Uma mesa ou escrivaninha é um dos objetos do elenco. Aqui vai uma dica: peças no formato “L” são tendência e ajudam muito a otimizar o espaço.

Uma cadeira ergométrica tem o ponto ideal entre confortável e profissional, por isso é um bom investimento. Além disso, prateleiras e nichos são ótimos elementos que ajudam a organizar itens para que tudo não fique acumulado na mesa.

Escolha objetos que ajudem na organização

Mais uma etapa importante é escolher objetos de decoração para escritório que auxiliem na organização. Um porta-canetas não pode faltar. Se você não tiver e não quiser comprar um, pode improvisar com uma xícara ou um pequeno vaso que esteja fora de uso.

Murais e painéis são uma boa forma de anotar lembretes e manter os compromissos e metas em dia, assim como um calendário ou uma pequena lousa branca. E, como já citamos, uma luminária ou um abajur são bem-vindos.

Dê um toque pessoal

Não é bom entulhar o escritório com objetos que não têm utilidade, mas você pode dar um toque pessoal no espaço. Afinal, precisa sentir algum conforto, pois é lá que passará a maior parte do dia.

Um porta-retrato, um item decorativo do seu filme favorito, a lembrança de alguma viagem ou um quadro que gere inspiração são boas opções para você deixar o espaço com a sua cara e ainda profissional. 

O Tenda Atacado tem os elementos de que você precisa no seu escritório 

Ao pensar em uma decoração para escritório, é bom avaliar tudo que é essencial para o seu funcionamento. De itens de papelaria a eletrodomésticos, o Tenda tem o que você precisa para um ambiente organizado e funcional.

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP