Dicas práticas de como usar um planner e definir metas

Tenda, Postado em 13 de setembro de 2021 | 3 min de leitura
Crédito da imagem: Lorem ipsum dolor sit amet

Em tradução livre, o termo planner significa “planejador”. Não à toa, ele ajuda a planejar e organizar a rotina, facilitando o cumprimento de metas de longo e médio prazo. Entretanto, nem todo mundo sabe como usar um planner e aproveitar todo o seu potencial.

Ele conquistou o coração de milhares de brasileiros por ser uma ferramenta completa que vai muito além dos aplicativos de organização disponíveis on-line. Preparamos um conteúdo completo para você entender como usar um planner a seu favor. Confira!

O que é um planner?

Você não sabe o que é planner? Fique tranquilo, pois vamos explicar. Muitas pessoas confundem ele com a agenda, mas existe uma diferença marcante entre essas duas ferramentas.

A agenda costuma ser utilizada para programar os compromissos do dia a dia. O planner também cumpre essa função, mas possui mais recursos para tornar possível planejar metas e organizar todos os aspectos da sua vida: trabalho, estudo, finanças e lazer.

Então, caso você já tenha se perguntado para que serve o planner, saiba que ele ajuda a organizar todas as suas metas e compromissos em um só lugar. Assim, fica mais fácil manter uma visão do todo e alcançar os resultados desejados.

Tipos de planner

Antes de aprender como usar um planner, é importante saber que existem diversos tipos disponíveis e que o preço entre eles costuma variar bastante. Em geral, os modelos mais completos são mais caros, enquanto as opções básicas são mais acessíveis.

Os planners impressos são mais comuns e práticos, mas há quem goste de usar a versão digital. Além disso, vale ressaltar que existem opções padronizadas e personalizadas. A vantagem dos planners personalizados é, justamente, a possibilidade de montá-los de acordo com as suas necessidades.

Como usar um planner

O planner não ajuda apenas a planejar os compromissos e as tarefas diárias, mas também metas de médio e longo prazo. Por isso, existem espaços destinados a ano, semestre, mês, semana e dia. Dessa forma, fica mais fácil organizar tudo o que precisa ser feito sem perder de vista o objetivo final.

A seguir, vamos explicar para que servem as folhas de planejamento diário, semanal e mensal. Assim, você consegue entender como utilizar planner de uma maneira funcional e prática.

Planner mensal

O primeiro passo é pensar tudo o que você quer realizar em um mês. Para fazer isso, pense em algumas metas que podem ser cumpridas dentro desse prazo. Em seguida, identifique todas as tarefas relacionadas a elas e faça uma lista. O próximo passo é distribuí-las ao longo do período.

Além das metas pessoais e profissionais, aproveite para marcar todos os compromissos daquele mês, como consultas, eventos, reuniões e prazos de entrega de trabalhos. Desse modo, você consegue visualizar tudo o que precisa ser feito e distribuir as tarefas considerando esses compromissos.

como usar um planner

Planner semanal

O planner semanal costuma ser mais detalhado que o planner mensal. Entretanto, ele é fundamental para que as metas sejam atingidas. Caso o objetivo do mês seja postar vídeos nas redes sociais com frequência, a programação da semana deve conter atividades como gravação, edição e publicação.

Utilize esse mesmo pensamento para todas as metas e divida as pequenas tarefas ao longo dos dias para que o objetivo maior seja alcançado até o fim da semana. Fique tranquilo, porque a lista de atividades fica grande mesmo.

Planner diário

Muitas vezes esquecemos que atividades simples ocupam tempo, como os afazeres domésticos. Justamente por falta de organização, elas acabam dando mais trabalho que tarefas complexas. Nesse sentido, o planner diário é um grande aliado.

Depois de fazer a programação semanal, as tarefas devem ser distribuídas ao longo da semana. Lembre-se de listar todos os afazeres e compromissos de cada dia. Assim, fica mais fácil cumpri-los, evitando esquecimentos ou procrastinações.

Coloque o planejamento em prática

Não adianta ler todas as dicas, comprar o seu planner de 2021 e não seguir o próprio planejamento. Organizar a rotina é uma tarefa fundamental, mas os planos só vão sair do papel se você estiver comprometido em colocar todas as tarefas em prática.

Isso vale tanto para assuntos pessoais como profissionais. Quer um exemplo? Caso você esteja com problemas na pele, não adianta ir ao dermatologista e não seguir as indicações dele. Então, faça um compromisso consigo e adote uma rotina de skincare, por exemplo.

Compre itens de papelaria no Tenda Atacado!

Agora que você já sabe como usar um planner, use canetas coloridas, post-its e marca-textos para identificar as tarefas por nível de relevância. No Tenda Atacado, você encontra diversos itens de papelaria que vão ajudar nessa missão. Confira!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP