O que são tecidos ecológicos? Entenda a importância e os principais benefícios

Tenda, Postado em 30 de janeiro de 2023 | 3 min de leitura
Mulher sorrindo e segurando duas sacolas ecológicas.

Seja para um fabricante de peças de roupas, seja um amante da moda, optar pelo uso de tecidos ecológicos é uma forma de contribuir com o desenvolvimento do meio ambiente. As alternativas sustentáveis se tornaram essenciais para substituir materiais que impactam o planeta negativamente.

Entretanto, ainda há muita discussão sobre quais tecidos ecológicos para roupas são realmente sustentáveis, apesar do universo corporativo demonstrar preferência pelos componentes eco-friendly. Esses tecidos são geralmente fabricados por meio de materiais recicláveis e biodegradáveis.

Saiba que, ao priorizar o uso de tecido sustentável na produção das suas peças ou na escolha de roupas para o guarda-roupa, você está contribuindo para um futuro melhor. Portanto, continue lendo esse artigo e confira todas as dicas que o Blog Tenda separou sobre o assunto.

O que são tecidos ecológicos?

Antes de aprender o que é tecido sustentável ou ecológico, é importante saber que esse tipo de moda ganhou força nos últimos tempos, com o objetivo de repensar as ações que impactam o meio ambiente e tornar a prática mais benéfica. Dessa forma, as empresas passaram a usar uma lógica mais consciente.

Com isso, todos os tecidos formados por fibras naturais e materiais recicláveis são considerados ecologicamente corretos. Eles não poluem o ar e prejudicam cada vez menos o planeta, devido às transformações nos métodos de produção, desde a ideação das peças até a etapa da fabricação.

Por esse motivo, ao comprar uma peça com uma tag indicando que possui um tecido ecologicamente correto, é importante verificar se ela é realmente feita dessa forma. Deve-se verificar o processo de fabricação para saber se as etapas de produção das roupas utilizam métodos que não são degradantes ao meio ambiente.

O mundo fashion tem utilizado cada vez mais tecidos ecológicos e, por isso, conquistou grande espaço na vida das pessoas, sendo muito além de apenas uma tendência de moda sustentável. Isso porque uma simples escolha pode fazer total diferença na degradação do ambiente.

Tipos de tecidos ecológicos

Como citado anteriormente, todas as peças produzidas com fibras naturais e outros componentes recicláveis são consideradas sustentáveis. Entretanto, existem diversos tipos de tecidos ecológicos utilizados na fabricação de itens de roupas e para outras necessidades. Confira abaixo.

Algodão orgânico

Como principal alternativa para o algodão utilizado na maioria das peças de roupas pelo mundo, o algodão orgânico utiliza uma quantidade menor de produtos químicos e se torna uma opção ainda mais sustentável para as grandes indústrias do setor têxtil.

Poliéster reciclado

Ao contrário do poliéster convencional, a versão reciclada desse componente é feita por meio de materiais recicláveis, principalmente de garrafas PET. Além disso, é uma opção que gera emissão reduzida de gás carbônico (CO₂). Uma vantagem desse material é que ele não apresenta diferenças visuais em relação ao poliéster comum.

Sacolas com tecido ecológico sendo expostas em feira de artesanato.

Cânhamo

O cânhamo é uma fibra natural, considerada uma das mais sustentáveis do mundo. É uma planta muito resistente a diversos parasitas, o que torna o uso de pesticidas ainda menor. Geralmente, as peças produzidas a partir desse material costumam ser mais fortes e resistentes em relação a outros componentes.

Outros tipos de tecidos

Além dos recursos naturais citados acima, existem outros que podem ser extremamente vantajosos para o processo de produção sustentável de roupas. Eles reduzem significativamente o consumo de água e energia na fabricação das roupas. Sendo assim, confira outras opções disponíveis na natureza:

  • malha PET;
  • fibra de bananeira;
  • fibra de laranja;
  • fibra de soja;
  • lenpur;
  • linho;
  • liocel;
  • modal;
  • piñatex;
  • poliamida biodegradável;

Por que tecidos sustentáveis são necessários?

A principal vantagem de utilizar peças com tecidos ecológicos é a durabilidade. Descartar um acessório feito com esse tipo de material leva mais tempo e, por serem produzidos com componentes recicláveis, futuramente eles podem ser reutilizados. Por esse motivo, não prejudicam a vida animal e o solo.

Outra vantagem importante é a contribuição para o estímulo do consumo consciente. Dessa forma, é possível incentivar uma comunidade que, se antes utilizava produtos degradantes, vai passar a priorizar o reaproveitamento das peças e assim fazer a reciclagem de forma correta.

Ao comercializar produtos ecologicamente corretos, os consumidores têm uma visão mais positiva sobre os objetivos do seu negócio, priorizando a sustentabilidade. Assim, é possível aumentar a reputação do seu negócio e ainda torná-lo mais lucrativo, conforme os objetivos.

Além disso, é importante ter em mente que os tecidos sustentáveis não são utilizados apenas em roupas e acessórios da moda. É possível incluir utilitários para o dia a dia que se utilizam de componentes ecológicos, como diversos itens de decoração, móveis, utensílios domésticos, calçados, entre outros.

Confira mais dicas de sustentabilidade no blog do Tenda Atacado

Após conhecer tudo sobre tecidos ecológicos e como eles são benéficos para o desenvolvimento do meio ambiente, que tal aprender mais sobre outras dicas de sustentabilidade e bem-estar? Continue aqui, no blog do Tenda Atacado, para saber mais sobre diversos assuntos!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP