Saiba como reduzir o consumo de plástico no dia a dia

Tenda, Postado em 15 de julho de 2022 | 3 min de leitura

No dia a dia, utilizamos diversos produtos que podem poluir o meio ambiente e contribuir para as mudanças climáticas. No entanto, é possível adotar práticas sustentáveis de maneira muito fácil. Saiba como reduzir o consumo de plástico, um dos materiais que mais impactam a natureza.

Por que o plástico prejudica o meio ambiente?

Embora o plástico seja um dos materiais mais presentes na nossa rotina, nos mais variados produtos e com as mais variadas utilidades, é importante consumi-lo de maneira consciente. Porém, antes de tomar atitudes efetivas, é importante saber por que o plástico é prejudicial ao meio ambiente.

Para transformar o petróleo bruto em plástico, essa substância deve passar por diversos processos industriais, que resultam na liberação de gases tóxicos na atmosfera. Dessa forma, a produção impacta a poluição do ar e as mudanças climáticas.

Depois de produzido, utilizado e descartado, o plástico também é uma das maiores causas de poluição do solo e da água. De acordo com dados divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a substância pode demorar até 450 anos para se decompor.

Antes e depois dessa decomposição, o material se acumula no meio ambiente e, além de poluir, também pode matar. Se ingerido, pode sufocar e causar intoxicações. Em alguns casos, também causa problemas hormonais e até infertilidade. Por isso, é necessário saber como evitar a poluição do plástico.

Por que reduzir e não eliminar o consumo?

Já que o material pode prejudicar tanto o meio ambiente, você deve estar se perguntando por que aconselhamos a redução do consumo de plástico em vez de sugerir que todos abandonem o produto. A resposta é que, por enquanto, bani-lo de nosso dia a dia é praticamente impossível.

O plástico é uma das matérias-primas mais úteis, práticas e versáteis. Pode ser manufaturado para ficar mais flexível ou sólido, com as mais variadas funções. Além disso, é mais barato que outros materiais como o vidro, por exemplo, que também polui o meio ambiente.

Se você observar dentro da sua casa, vai encontrar plástico em quase tudo: desde embalagens, encapamentos de fios elétricos, eletrodomésticos, até tecidos sintéticos e tinta usada na parede. Por isso, é mais viável pensar em como diminuir o consumo de plástico, e não em eliminá-lo.

Como reduzir o consumo de plástico

Embora o plástico esteja tão presente nos produtos que utilizamos no dia a dia, é possível usá-lo de forma mais consciente. Se você ainda não sabe como começar, confira as nossas dicas para reduzir o consumo de plástico.

Faça as compras com sacolas reutilizáveis

As sacolinhas plásticas são práticas para embalar as compras de supermercado, mas se acumulam em casa e podem poluir o meio ambiente se não forem descartadas da forma adequada. Por isso, prefira as sacolas reutilizáveis, que são reforçadas e podem acondicionar muitos produtos de uma só vez.

A fim de ajudá-lo nessa iniciativa, disponibilizamos modelos de ótima qualidade nas nossas lojas físicas e no serviço de delivery do Tenda Atacado. Deixe sempre sua sacola dobrada dentro da bolsa para não esquecer de levá-la às próximas compras!

Copo de vidro com três canudos de metal dentro.

Fique de olho nas embalagens

Outra maneira fácil de como reduzir o consumo de plástico é dar preferência a embalagens mais sustentáveis, como papel e papelão. Ao comprar produtos a granel, como um cacho de bananas, por exemplo, você também pode dispensar o uso de saco plástico.

Alguns produtos, como amaciantes e sabões líquidos, só estão disponíveis em embalagens plásticas. No entanto, você pode optar por versões concentradas, que são disponibilizadas em recipientes menores. Confira aqui as nossas dicas para diluir e utilizar esses materiais.

Repense alguns produtos do seu dia a dia

Nos últimos anos, a indústria desenvolveu diversas alternativas mais sustentáveis para mostrar como reduzir o consumo de plástico. Você pode substituir a escova de dentes por uma versão feita em bambu, ou trocar os canudinhos de plástico por um canudo de metal reutilizável.

Há, também, produtos de plástico criados para que sejam reutilizados parcialmente. É o caso de alguns produtos para barbear disponíveis no mercado, em que só a lâmina é trocada, mas você pode manter o suporte por vários meses.

Reutilize e recicle!

É importante saber como reduzir o consumo de plástico, mas outras práticas sustentáveis, como reutilizar e reciclar o material, não devem sair da sua rotina. Afinal, devemos fazer o que está ao nosso alcance para preservar o meio ambiente.

Embalagens plásticas de alguns alimentos, como sorvete e margarina, funcionam como recipientes para congelar outros pratos que você faz na sua casa. Já os potes de cosméticos, como hidratante capilar, podem ser reutilizados para guardar chumaços de algodão, vidros de esmalte e materiais pequenos de escritório.

Colabore, também, com a reciclagem de plástico. Após o uso de embalagens que não puder reaproveitar, limpe-as e separe com outros materiais de lixo não orgânico, encaminhando para a coleta seletiva de sua região. Esses produtos serão reutilizados pela indústria, economizando matérias-primas.

Preserve o meio ambiente com as dicas do Tenda

E aí, gostou das nossas dicas de como reduzir o consumo de plástico? Aqui, no nosso blog, você pode conferir muitas outras informações para ter uma vida mais sustentável, de maneira fácil e prática.

Outra maneira de colaborar com o meio ambiente é fazer as suas compras sem precisar sair de casa. O nosso serviço de delivery, disponível no site e no aplicativo do Tenda Atacado, organiza as entregas de forma otimizada para minimizar o uso de combustível e a poluição atmosférica. Confira e aproveite!

Compartilhe nas suas redes

Tenda Atacado - CNPJ 01.157.555/0011-86
Endeço: Rua Professor João Cavalheiro Salém. nº 365
CEP 07243-580 / Guarulhos - SP