Saiba como escolher os tipos de frigideiras
Sabe quando bate aquela vontade de cozinhar algo simples e não queremos sujar muita coisa? A frigideira salva esses momentos por ser um utensílio de cozinha super fácil de usar. Dependendo do tipo de comida, é o mais recomendado e o cozimento mais rápido, daí a importância de conhecer os tipos de frigideiras.
Você sabia que, escolhendo bem entre todos os tipos de frigideiras disponíveis, é possível cozinhar uma diversidade enorme de comida? Estamos falando de risotos, macarrão, omeletes, crepes etc. Conheça as possibilidades e consiga muito mais que um ovo frito com uma frigideira adequada e super versátil.
Tipos de frigideiras
Quando falamos em tipos de frigideiras, não devemos cair no erro de achar que só existe um tipo com tamanhos diferentes. A curvatura, o material, a largura e até mesmo o fundo da panela influenciam no uso que vai ser dado e no tipo de comida que pode ser feita nela.
Tradicional
Como o nome já diz, esse tipo de frigideira acaba sendo o mais comum e é presença certa nas cozinhas brasileiras. Ela tem fundo e curvatura média, sendo ideal para quem não pode adquirir muitas frigideiras, já que possui uma maior versatilidade de uso.
Panquequeira
A frigideira panquequeira foi feita, como o próprio nome diz, para cozinhar panquecas. Ela é bastante rasa, reta e geralmente não vem com tampa, já que foi projetada para distribuir massa da panqueca de maneira uniforme. Com ela, fica mais fácil virar a panqueca no ar.
Omeleteira
Sim, é possível fazer uma omelete em outros tipos de frigideiras, mas a frigideira omeleteira tem uma vantagem: ela vem com dois lados para facilitar a virada da tortilha sem sujar ou quebrar. Uma maravilha!
Bistequeira
Também conhecida como frigideira de grelha, ela é perfeita para fazer carnes e verduras grelhadas, já que simula um tipo de grill. Com uma boa antiaderência, você prepara sua comida de forma mais saudável e sem gordura. Perfeita para quem busca alimentos saborosos e sem muito óleo.
Frigideira para saltear e wok
Muito popular no preparo de comidas orientais, a frigideira wok acaba sendo muito conhecida no mundo asiático. Com laterais mais altas e tampa de vidro, ela cozinha os alimentos de forma homogênea. Da mesma forma, a salteadora, com bordas ligeiramente arredondadas, permite um bom cozimento.
Paellera
A frigideira paellera é muito conhecida na Espanha e usada principalmente para fazer a tradicional paella, prato à base de arroz, marisco e carne de frango ou coelho bastante popular no país. Ela possui a boca larga e dois pegadores laterais. Também pode ser usada para outros tipos de pratos com carne e peixe.
Escolhendo os materiais da frigideira
Depois de descobrir um pouco mais sobre os tipos de frigideira, é chegada a hora de conhecer os materiais usados na confecção desses itens super importantes. A depender do material escolhido, o sabor é completamente alterado, já que cada um se adapta melhor a um tipo de cozimento.
Aço inox e alumínio
Entre os tipos de frigideiras, as de inox são ideais para dourar alimentos. Elas são mais leves e resistentes, mas precisam ser untadas com óleo ou manteiga no preparo de qualquer prato, já que não têm antiaderência.
O alumínio é parecido com o aço inox. No entanto, além de serem um pouco mais complicadas de limpar, as frigideiras desse material não retêm calor. Sendo assim, recomenda-se comer logo após o cozimento, para não esfriar.
Cerâmica
As frigideiras de cerâmica são mais pesadas e mais versáteis que outros tipos de frigideiras. Esse material é excelente para quem busca uma vida mais saudável, já que não precisa de tanta gordura para o cozimento e não libera resíduos durante o preparo dos alimentos.
Ferro
As frigideiras de ferro são mais resistentes, pois o ferro costuma ser mais durável que a maioria dos materiais. Entre suas principais vantagens, podemos citar aquecimento rápido e boa retenção de calor, o que a torna ideal para manter os alimentos quentes por mais tempo.
Cobre
Com um design elegante e moderno, as frigideiras desse material são cada vez mais usadas para dar um toque bonito à cozinha. Como aquecem rapidamente e o cobre pode soltar partículas durante o cozimento, elas têm uma camada exterior de inox para que isso não ocorra.
Material antiaderente
As frigideiras antiaderentes são um bom investimento por serem mais usadas para fritar alimentos. As do tipo teflon são as mais populares, pois não precisam de gordura para o cozimento. Esse material não é muito resistente ao fogo alto e deve ser lavado com cuidado para não agredir a camada antiaderente.
Aprenda mais sobre frigideiras e panelas no blog do Tenda
No blog do Tenda, ensinamos sobre tipos de frigideiras, panelas e dicas importantes de como fazer a manutenção dos utensílios da sua cozinha. Acompanhe nosso conteúdo e aprenda também sobre sustentabilidade, decoração e gastronomia. A quantidade de conhecimento para aplicar no dia a dia vai surpreender você!
No Dicas do Tenda, você encontra os mais variados conteúdos sobre empreendedorismo, sustentabilidade, dicas de limpeza da casa e desenvolvimento do bebê. Aproveite nossas ofertas com os produtos da melhor qualidade e faça suas compras com rapidez e segurança pelo aplicativo ou site. Confira!